29.5.07

Voltando às burkas...

Este ótimo comentário da Luciana Perez, que vê o mundo do lado de lá do balcão, tinha me escapado:
"Trabalho com moda há muitos anos. E concordo: é DIFÍCIL!!! Difícil produzir e comprar roupa para nós assim com aquela idade indefinida "somewhere between forty and death", como minha mãe adorava dizer.

Aqui na Terra Brasilis temos o problema de custos: o dinheiro custa muito e não é possível ter estoques grandes com numeração de 38 a 50. E não é que a gente compra roupa que fica bem em quem é mignon, e outros modelos para quem veste 46: e justamente quem veste 50 quer aquela calça marinheiro cheia de botões para condecorar a pança?!

Muitas, muuitas vezes me pergunto POR QUE não vendo empadinhas. Quatro sabores e tudo do mesmo tamanho!

Outro dia uma amiga me perguntou:

-- Luciana, qual a lógica? Por que estes leggings? Não vou usar isto!

Em seguida passou uma mulher pra lá dos 40 muito chic, de legging e um casaco comprido, mas podia ser uma "burka" se estivesse calor. A moda é MESMO feita para quem é jovem. Para quem nunca usou a mini, para quem não usou lurex nem short em dias de Dancing Days.

MAS não estamos fadadas a nos vestir de velhinhas! Quando vou a São Paulo ver meus fornecedores, e me mostram produtos teen, eu digo:

-- Não, minha clientela é mais velha...

-- Ah! "jovem senhora?"

-- É, jovem senhora como eu!

Daí todos se coçam sem saber o que fazer. NÃO é para a gente se vestir exatamente da nossa idade... Mas realmente também não é para deixar a barriguinha (a minha é o estacionamento da Ambev) caindo sobre o cós das calças! Então eu aconselho:

Meninas: meio termo. Moda é proporção. Não é para sair de santropeito, nem continuar nas ombreiras (cintura alta já voltou, e as ombreiras provávelmente vão nos assombrar novamente). Calça logo abaixo do umbigo altura 21! Blusa de malha longa e deixa tudo "franzido" na região que foi cintura e quadril!

E SIM, by all means, comprem todas as blusas manga morcego, folgadas, porque uma vez que elas se forem, levarão umas duas estações ou mais para voltar.

Se você está conseguindo comprar na Cantão e Farm, então você definitivamente não é tamanho 48 ou 50! Eu sou magra "falsa magra" porque sou grande e não caibo nas roupas destas lojas, onde levo minha filha de 15, que é o público alvo deles.

Quem sabe vc vai se "encontrar" na minha loja? Tenho uma na Ataulfo de Paiva 135 L 106 e acabo de abrir uma na Visconde de Pirajá 547 - SL 211 - Galeria Ipanema 2000.

Beijos da Luciana Perez"
Devo dizer que vários lojistas me escreveram quando falei sobre as burkas, mas ninguém com o senso de humor (e o bom-senso) da Luciana. No primeiro tempinho que sobrar vou lá conferir as roupas, com certeza; e sair comprando todas as mangas morcego que encontrar no caminho!

Em tempo: não, Allah seja louvado!, não sou mais manequim 48. Confesso, porém, que já estive lá e que,na época, vivia arrasada, na dúvida se me convertia ao catolicismo e entrava para um convento, ou se me convertia ao islamismo e adotava a burka (aquela, de verdade!) de uma vez.

Acabei me convertendo ao regime perpétuo, que saída? e agora estou feliz no meu look gordinha ma non troppo.

Update: Pronto, meu prestígio na família está assegurado! Mamãe, Laura e Ju conhecem as lojas da Luciana e são fãs, fãs, fãs, de carteirinha e tudo! Fui apresentada a diversas roupas compradas na Luciana, todas lindas, inclusive a calça preta que a Laura mais gosta, usa há anos para concertos e que, eu vi, continua impecável.

Nenhum comentário: