11.5.07

Kasparov está ficando velho...

Dos releases:
São Paulo, 11 de maio de 2007 – Hoje, sexta-feira (11), faz exatamente dez anos que o Deep Blue se tornou o primeiro computador a vencer um campeonato de xadrez contra um campeão mundial de xadrez Gary Kasparov.


O Deep Blue tinha 32 processadores e pôde processar cerca de 200 milhões de lances de xadrez por segundo em sua partida histórica de seis jogos contra Kasparov. Dez anos depois, o Blue Gene, o supercomputador mais rápido do mundo e descendente do Deep Blue, usa 131 mil processadores para lidar com facilidade com 280 trilhões de operações por segundo. Um único cientista com uma calculadora teria de trabalhar sem parar por 177 mil anos para realizar as operações que o Blue Gene pode efetuar em um segundo.

As teorias da ciência da computação desbravadas pelo Deep Blue (que realizava milhões de cálculos simultaneamente ou “em paralelo”) são a base do Blue Gene e foram as precursoras dos designs de chip com “múltiplos núcleos” de hoje. O Blue Gene está sendo utilizado nos laboratórios científicos, por universidades e governos, investigando o invisível e fornecendo uma nova percepção para: as ciências relacionadas à saúde (desdobramento de proteínas, pesquisa genética; pesquisa cerebral); hidrodinâmica; química quântica; astronomia e pesquisa espacial; ciência dos materiais e previsão climática.
O pior é que eu não só estava lá como já era veterana na área de tecnologia.

* suspiro *

Nenhum comentário: