10.5.03



Pescado nos comentários

"Ainda hoje quase todas as carrocerias de caminhões fabricadas de madeira no Brasil ostentam uma ornamentação que também é chamada de filetagem. Não se trata de frases de para-choques. Há cinco anos venho pesquisando esta arte.

Generiamente é chamada de filetagem, pois foi inicialmente e é ainda hoje, na maioria das vezes, executada em traços finos, como filetes, usando se uma ferramenta especial, o filetador, ou pincéis finos. Há muita variações, como um tipo parecido com a pintura camponesa alemã, a "bauermalerei", que se assemelha à filetagem da Argentina.

A origem, segundo a minha pesquisa, é ibérica, tendo sido usada inicialmente em barcos e carroças. É descendente da vinheta, que vem a ser um nome derivado dos ornamentos colocados em livros medievais, com figuras de cachos de uvas e suas gavinhas. Hoje o termo vinheta é usado de maneira mais ampla, como por exemplo, na televisão, em aberturas de programas.

Está visto que nossa filetagem tem origem semelhante à da Argentina, porém, tem apresentação ornamental um pouco diferente e se restringe a carrocerias.

Se nada acontecer, este tipo de arte vai acabar, visto que carrocerias de madeira estão sendo substituidas pelas metálicas e além disto, o Conselho Nacional de Trânsito baixou uma norma obrigando a colocação de faixas refletivas nas carrocerias e o local é justamente em cima da filetagem. Estou tentando convencer os fabricantes de carrocerias metálicas a usar a ornamentação com filetagem. Até agora sem sucesso.

Estou tentando fazer, como aconteceu na Argentina, uma passagem desta ornamentação das carrocerias para outros suportes, como meio de preservação da arte.

Já fiz uma exposição fotográfica em Juiz de Fora, em outubro de 2002, no Espaço Cultural Bernardo Mascarenhas, com os resultados iniciais de minha pesquisa. Ainda falta muito Brasil para percorrer e para tal preciso conseguir patrocínio.

E assim, trafegando por este Brasil ainda se encontram desenhos aplicados com harmonia em suportes que são massa bruta e cujos "salões e galerias de arte" de exposição são as ruas e rodovias.

Estou à disposição para mais detalhes e informações. Sou escultor e pesquisador com atelier em Santa Teresa, Rio, RJ e meu e-mail é marciustristao@uol.com.br. (Marcius Tristão)
Vocês não acham maravilhoso saber que há gente como o Marcius, pesquisando e preservando a verdadeira arte popular? Eu fiquei muito contente com este comentário -- não, naturalmente, em saber que a nossa filetagem corre o risco de acabar, mas em encontrar este brasileiro atento, gentil e prestativo.

Tão bom, isso!

Obrigada, Marcius, valeu mesmo. Se não for abusar muito -- você mandaria umas fotos aqui pro blog?

Um comentário:

Sidney disse...

Por favor! Vc sabe onde eu posso compra um filetador para pintura de carrocerias???