20.4.09

Susan Boyle: a estrela sobe

SUSAN
CONQUISTOU o
mundo com
seu jeito
gauche de tia
desajeitada
porém
simpática,
sua escolha
de repertório
e sua voz de
anjo: não é
exagero dizer
que ela é,
hoje, a
pessoa mais
querida da
internet.


Mesmo quem mora na internet volta e meia se surpreende com o seu poder avassalador. No sábado à noite, uma moça chamada Susan Boyle apresentou-se num programa de calouros em Glascow, Escócia. Feiosa, gordinha, grisalha, despenteada, vestida sem qualquer pretensão de glamour, ela tinha tudo para pagar o mico da noite e voltar para o anonimato — mas, como a essa altura sabem até as pedras da rua, Susan Boyle tem a voz de um anjo e, em menos de dois compassos, já havia conquistado o juri, a platéia e quem quer que, a partir daquela noite, tenha ido ver as novidades no You Tube. O retumbante sucesso da sua apresentação se espalha no ar como um rastilho de pólvora.

Susan, que está na contramão de tudo o que prega a nossa cultura de endeusamento da beleza e da juventude, pegou a humanidade literalmente de surpresa — e deu, de quebra, um tapa de luva universal em quem fez pouco da sua aparência. Ou seja: todo mundo. Eu mesma, que ao começar a ver o vídeo ainda no sábado, achei que estava diante de mais um exemplo de baixaria do You Tube, acabei indo às lágrimas quando ela soltou a voz.

Hoje faço parte da sempre crescente legião de fãs de Susan Boyle e, como boa fã, percorro a internet em busca de notícias suas. Não tenho do que me queixar. Se há algo fácil de achar online, hoje, é notícia de Susan Boyle, que virou o grande fenômeno da rede dos últimos tempos. Ela já deu entrevista para inúmeros jornais ingleses, para a emissora da sua cidadezinha, para a BBC; parece que nem consegue mais sair de casa sem que alguém não a fotografe e logo poste a foto.

É normal. Todos querem saber mais a respeito da improvável estrela, e todos tem opinião sobre o caso, de Demi Moore, que confessou no Twitter ter se emocionado com a sua apresentação, a Whoopi Goldberg, que rodou a baiana em sua defesa. Já existe um fã-clube de Susan Boyle, um verbete na Wikipedia, uma coleção de fotos. Enquanto isso, o video dispara no ou Tube. Até a noite de quinta-feira, quando vossa cronista digitava essas mal tecladas, apenas as dez primeiras cópias do “Britain's got talent” já haviam sido vistas quase 20 milhões de vezes! Um comentário feito ontem resume o espanto:

— Quase 14 milhões de espectadores em menos de seis dias!!! Que maluquice! E que máximo!

Acompanhar os comentários, aliás, virou tarefa impossível: eles entram mais rapido do que se consegue ler. E o melhor é que, ao contrário do ambiente geralmente hostil e cheio de brigas a que já nos acostumamos no You Tube, o tom geral é de admiração, respeito e carinho — mesmo quando exprime revolta:

“Como é que gente como Madona ou Britney Spears ganha milhões por músicas pré-fabricadas de quinta categoria entre uma temporada e outra na reabilitação, essa mulher passou 47 anos desapercebida?! Meu Deus do céu!!! É bom que a Susan ganhe esse troço ou, no mínimo, feche um contrato de dez milhões de dólares, ou o povo vai se rebelar (or else people will riot)!!!”

Com a popularidade da moça em alta, acho que ninguém precisará ir às barricadas tão cedo...


(O Globo, Revista Digital, 20.4.2009)

Update: Há quem estime que, a essa altura, a participação de Susan em "Britain's got talent" já tenha sido vista cem milhões de vezes. Verdade ou não, o fato é que Susan Boyle já é muito, mas muito mais famosa do Elaine Paige, a cantora que ela mencionou no programa como modelo de estrelato.

Nenhum comentário: