9.7.07

Estupidez empatada



Tomando pé nas chamadas "atualidades", soube, pelo Blue Bus, que o Ziraldo deu um tremendo fora numa entrevista ao Amaury Junior, ao desancar a rede classificando-a como "o antro do débil mental", e dizer que "na internet só tem babaca".

É óbvio que ele se refere a salas de chat, im e congêneres; mas não sei se lamento mais o fato de ele não ter se sentido atraído pelo maravilhoso universo que está a um simples clique do seu mouse, ou o fato de ver um sujeito de resto tão inteligente e simpático fazer uma generalização tão... tão... babaca, para usar o seu (dele) vocabulário.

Por outro lado, ao ler os comentários postados no You Tube por um monte de... de... babacas, ora essa, me sinto inclinada, não a lhe dar razão, mas a compreender porque é que alguém que só conhece a internet superficialmente pode ter tão má opinião a seu respeito.

Não há uma discussão no You Tube; há uma demonstração de estupidez coletiva. Os comentários mais "generosos" desqualificam Ziraldo por ser velho, forma extremamente preconceituosa de babaquice.

Se Ziraldo conhecesse melhor a internet, porém, saberia que isso é apenas um retrato virtual da vida real. Estamos vivendo o Triunfo da Boçalidade, que se manifesta tanto em reações estúpidas e agressivas de mauricinhos psicopatas quanto em discussões abjetas pela rede afora.

A arte de viver e de aproveitar tudo de bom que o mundo -- e a internet -- têm a oferecer é saber separar o joio do trigo. E ficar com o trigo.

Update: O Ziraldo, pelo visto, foi vítima de uma edição maliciosa, que amplificou a parte ruim do que disse. Aqui está a íntegra da resposta editada:
"Nós não temos o hábito de dar livro de presente. Damos CD, agora DVD, celular. (…) Tanto o celular quanto a Internet… a Internet por exemplo é o antro do débil mental. Só tem idiota na Internet. É uma coisa - o usuário da Internet é um babaca, entendeu? Aquelas mensagens, aquelas piadas que chegam, é tudo de uma indigência… eles escrevem mal, eles têm um mau-gosto terrível, agora, a Internet é fundamental porque toda a informação TODA está lá. Agora, se você não sabe ler, não tem curiosidade, de que adianta aquele presente dos deuses? Não aprenderam a respeitar a palavra, que é o que nos identifica. Começa a escrever “tb” no lugar de também, começa a escrever “vc” no lugar de “você”. Uma linguagem cifrada pra imbecil”. (…) isso é queimar etapas, é chegar na Internet sem passar pelo livro. Tudo passa pelo livro."
(Agradecimentos ao Carlos Cardoso, do Contraditorium)

Não sei se concordo com o Ziraldo. Aliás, acho que discordo frontalmente. Sou fissurada em livros, não sei viver sem livros, mas há muita imbecilidade impressa e muita coisa formidável online.

Eu diria que tudo passa pela palavra e pela capacidade de pensar e de se exprimir. Antigamente isso só se aprendia em livro, de fato, mas as mídias estão mudando; não é a forma que importa, mas o conteúdo.

Também não vejo nada demais em se escrever vc, qto, tbm; a internet inventou a sua própria estenografia, que funciona na medida em que se pode entender o que foi teclado. Não faz sentido escrever QUANDO num chat se QDO é igualmente compreensível.

Mas cada um é cada um, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Ou não.

Nenhum comentário: