8.5.06


Olha o velocímetro!

Tom Taborda

Dada a condição de Sem Blog do Tom, passarei a postar aqui as matérias dele para o Info etc., OK? Divirtam-se!


Quer saber a velocidade de conexão de sua Internet? Existem alguns velocímetros disponíveis na rede. Mas antes de fazer o teste, algumas considerações:

A Velocidade Contratual, aquela oferecida pelos serviços, equivale à ?velocidade máxima? de um carro. Mas não quer dizer que o carro vai andar sempre naquela velocidade. Uns vinte por cento abaixo disso é considerado aceitável. E tentar acessar sites congestionados, equivale a rodar num congestionamento de trânsito, com igual lentidão.

Existem diversos tipos de serviço de conexão: telefônica dial-up, ADSL (Velox, Speedy), Cable-Modem (Virtua), rádio (pessoal ou predial), celular CDMA 3G (VivoZap) e assim por diante.

Mas podemos dividir estes serviços em dois grupos: banda individual ou banda compartilhada. Aqueles serviços que oferecem banda individual proporcionam, de um modo geral, uma velocidade final ao usuário maior que a velocidade final dos serviços de banda compartilhada, com a mesma velocidade contratual. O motivo é simples: nestes, tem mais gente ?pendurada? na mesma conexão.

Assim o usuário de um serviço ADSL de 1Mbps terá uma velocidade efetiva maior que o usuário de um Cable-Modem, ou Internet Predial de 1Mbps.

E, finalmente: o teste nos velocímetros aqui sugeridos apenas medem a velocidade obtida naquele momento; cada aferição, em horas diferentes do dia, mostrará resultados diferentes (e aceitáveis, dentro de certos limites). Lembrando que os velocímetros mais próximos mostrarão velocidades superiores aos velocímetros no exterior.

Uso o Velox de 1Mbps (velocidade média 880kbps e, de um modo geral, baixo arquivos na velocidade de 114kBps [lembrando que 1Bps = 8bps]) e eis os resultados obtidos:

Globo Media Center, Virtua, Brasil: 816 kbps

(Clique AQUI para testar a sua conexão)

Wugnet, EUA: 774 kbps

(Clique AQUI para testar a sua conexão)

A Beltrónica, Portugal: 727,76 kbps

(Clique AQUI para testar a sua conexão)


(O Globo, Info etc., 8.5.2006)

Nenhum comentário: