9.11.05

HD 2,5Gb da Seagate; pó compacto Météorites e batom Divinora, da Guerlain. O pó custa mais caro que o HD, pode?!


O acessório indispensável da bolsa da mulher moderna

Já escrevi algumas vezes que, para mim, o grande milagre da tecnologia não foi a evolução do chip, mas o da expansão e barateamento da memória.

Sem memória em grandes volumes e bons preços, nada do que estamos vendo por aí estaria acontecendo -- nem o boom da fotografia digital, nem o iPod e seus semelhantes, nem os celulares que fazem tudo e mais alguma coisa.

Aquelas chavinhas USB que há, um ou dois anos, eram sonho de consumo, hoje são distribuídas como brindes em eventos de informática: afinal, no atacado, acabam custando mais barato do que as velhas e tradicionais agendas de papel.

Além disso, nenhuma árvore precisa ser derrubada para a sua fabricação...

Mas até essas chavinhas tão inteligentes começam a enfrentar concorrência. Para espaço de verdade e velocidade de acesso, os campeões continuam sendo os dicos rígidos -- e há toda uma nova geração de HDs extremamente portáteis e baratos chegando ao mercado.

Semana passada, descobri esse aí: um Seagate de 2,5Gb, levinho, do tamanho e do peso de um pó compacto: o design é lindo, e esconde o cabo USB2. Com acesso a 3600RPM e buffer de 2Mb, ele funciona exatamente como o disco rígido que é, ou seja: dá para assistir aos episódios de ALF, o ETeimoso (lembram?) que guardei para me divertir nos engarrafamentos, sem precisar passá-los para o notebook (há uma versão de 5Gb nos EUA, mas ainda não fomos apresentadas).

2.5Gb é um bom espaço para quem precisa transportar arquivos de uma máquina para outra; só para dar uma idéia, nele cabem 40 horas de música e mais de seis horas de video digital.

O custo, lá, anda na casa dos US$ 100.

(O Globo, Info etc., 7.11.2005)

Nenhum comentário: