27.8.01

Pesquisa de$virtuada


No dia 14 de novembro começa, em Dallas, uma conferência sobre máquinas de busca. Promovida pela Search Engine Watch, ela promete ser muito movimentada. É que associações de defesa de consumidores, como a Comercial Alert, não estão achando nada engraçado o fato de ver os resultados de pesquisas feitas pela internet alterados de acordo com a grana paga pelos interessados. É assim: digamos que você queira fazer uma pesquisa sobre as vantagens das rações secas sobre os patês para a alimentação do seu gato. Você vai ao seu site de busca favorito, entra os dados... mas, em vez de ver, em primeiro lugar, os estudos eventualmente desenvolvidos por veterinários, encontra, de saída, as home-pages de fabricantes de rações, que pagaram por este tipo de publicidade que não ousa dizer seu nome. Algumas ferramentas honestas, como o Google ou o Lycos, ainda indicam esta relação comercial com expressões como sponsored links e featured listings, respectivamente. As outras, nem isso. Resultado: a Comercial Alert já deu queixa no FCC contra esta prática malsã. Fez bem.

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