23.6.08






A qualidade da câmera (com dois megapixels e flash) é a grande surpresa do aparelho: ótima reprodução de cor e macros espetaculares. Em ambientes com pouca luz, porém, os resultados não são tão bons.


Samsung V820L

TV de bolso com
celular e tudo!

Esqueçam o novo iPhone. Até o brinquedinho da Apple invadir as lojas dos EUA mês que vem, e aterrissar aqui na bagagem dos descolados, o celular da vez é o Samsung V820, que já conseguiu abocanhar seletas fatias do horário nobre, como estrela de dez entre dez matérias sobre transmissão de TV digital. E, o que é melhor: ele merece.

Estou convivendo com um há duas semanas. Assim que nos encontramos, achei que estava diante de uma curiosidade, um aparelho com um único feature interessante, que logo teria esgotado a minha curiosidade. Pois aconteceu justamente o contrário: quanto mais o conheço, mais gosto dele.

Primeiro motivo: a recepção de TV funciona espetacularmente, a ponto de permitir a leitura de legendas sem esforço. Por enquanto, apenas a Globo e a Rede TV fazem transmissão digital no Rio, mas dêem-me o Jornal Nacional portátil e verão uma criatura feliz.

Segundo motivo: o V820L é um ótimo celular, ergonômicamente bem resolvido, fácil de usar, com uma bateria parruda e um monte de recursos, de Bluetooth a utilitários como calculadora, conversor, horário mundial, cronômetro, agenda, bloco de notas e assim por diante.

Terceiro motivo: um design eficiente e sofisticado. O aparelho é um pequeno retângulo preto de aço escovado, elegante, com uma tela externa que, ainda que não tenha sido projetada para isso, pode funcionar como um espelho — coisa de grande valia, como bem sabe qualquer usuária.

O quarto motivo foi a maior surpresa: uma excelente câmera autofocus de dois megapixels, fraca em más condições de luz, mas, em compensação, capaz de fazer macros espantosas. Eu nunca teria pensado que um celular/TV pudesse tirar boas fotos, mas esse tira.

Do que não gostei? De pouca coisa: da falta de wi-fi, da anteninha da TV, que me parece muito frágil, do browser e da localização da lente da câmera, que com a tela na vertical, fica exatamente debaixo do dedo de quem segura o aparelho. Com a tela na horizontal, tudo bem. Em relação ao browser, baixei o Opera Mini; problema resolvido.

O V820L é lançamento da Vivo, que o vende a preços que vão de R$ 450 a R$ 1.400 (mesmo custo do aparelho desbloqueado). Detalhe importante: assistir televisão não custa absolutamente nada,já que as transmissões não passam pela operadora.


(O Globo, Revista Digital, 23.6.2008)

Nenhum comentário: