9.6.08







Primeiras fotos com o LG Viewty, que tem câmera com lente Schneider-Kreuznach de 5 Megapixels. Como se vê, a maquininha é ótima de cor e de macros. Ah, sim: o gato é o Irineu.

Onde se lia "futuro",
leia-se "cotidiano"


Muito bem, meninos. Aqui estamos todos, enfim, a bordo da nossa nova revista, prontos para viver novas e empolgantes aventuras tecnológicas pelo cotidiano. Não sei se vocês perceberam, mas, assim como a substituição do “Info etc” pela “Digital”, é sinal dos tempos que, na frase anterior, eu tenha usado a singela palavra “cotidiano”: há poucos anos, poucos mesmo, todas as grandes aventuras tecnológicas ligavam-se, inevitavelmente, a “futuro”, aquela palavra tão carregada de possibilidades e expectativas.

Mas, claro, não se fazem mais futuros como antigamente, nem há mais cotidianos como os que vivíamos quando os telefones não passavam de aparelhos domésticos destinados unicamente a conversas — isso, quando davam linha. Também ficaram para trás, felizmente, os tempos em que ter computador em casa era uma esquisitice que exigia mucha plata. Ô pretérito mais imperfeito!

Associar os gabinetes afáveis que compramos em doze prestações sem juros no supermercado da esquina a especulações metafísicas à la HAL é o que há de antigo (e ridículo): nada envelhece tão rápido como o futuro. Quantas e quantas páginas cada um de nós não escreveu sobre hardware! Quantas e quantas vezes cada um de nós não explicou, freqüentemente sem sucesso, a diferença entre hardware e software! Ah, essas coisas do século passado...

As grandes aventuras do cotidiano andam, hoje, bem mais perto de nós, no sentido literal da expressão: na mochila, na pasta, no bolso. As emoções que antes vivíamos com os novos lançamentos de processadores, hoje vivemos com os novos lançamentos de celulares. Agora mesmo, por exemplo, acabo de embarcar num Viewty, o lindo aparelho da LG com câmera de 5Mp. Tirei-o da caixa na sexta-feira, carreguei a bateria às pressas e cliquei umas poucas fotos antes de vir para o jornal; impressões mais detalhadas semana que vem, mas, pelas primeiras amostras, já dá para perceber que, no quesito imagem, o Viewty dá um show.

Outra aventura divertida vai ser testar o Samsung V820 em que a Vivo apresenta TV Digital aberta, e que deve chegar às minhas mãos hoje mesmo. Os dois aparelhinhos têm, pela frente, a dura missão de mostrar-se à altura da expectativa criada a seu respeito.

* * *

E, com tudo isso, ainda há gente que não entendeu até hoje o que é a internet: na semana retrasada, o TRE censurou o blog do Pedro Dória, por fazer campanha para Fernando Gabeira. A idéia (se é que se pode chamá-la assim) é que campanha, na internet, só nas próprias páginas dos políticos. Nada de sites de relacionamento, blogs, opiniões pessoais. Não sei onde estavam com a cabeça os gênios que tiveram essa idéia mas, felizmente, fez-se luz em alguma mente esclarecida e o TRE voltou atrás: ufa!


(O Globo, Revista Digital, 9.6.2008)

Nenhum comentário: