8.1.07

Enquanto isso, em Las Vegas...

São duas e pouco da manhã. O domingo foi cansativo, com uma coletiva atrás da outra. Hoje, dia de abertura oficial da feira, vai ser pior. A convergência entre o mundo digital e os eletro-eletrônicos juntou tribos que antes circulavam em universos (e espaços) diferentes, ainda que paralelos; o tamanho da CES ultrapassou qualquer limite do razoável.

A única forma de lidar com uma feira desse tamanho é ter consciência da impossibilidade física de se ver tudo, fechar o foco em algumas coisas e contar com a sorte.

Algumas coisas são destaques óbvios: HDTV, toda a espécie de telefones para VoIP (a tecnologia do Skype, entre outros), conexão sem fio entre os mais diversos aparelhos domésticos, mobilidade e, claro, a queda de braço entre Blu-ray e HD DVD, os novos padrões que, em pouco tempo, tornarão obsoletas todas as nossas lindas coleções de DVDs.

O caso Betamax x VHS é um fantasma que assombra a indústria até hoje, de modo que ninguém -- exceto os desenvolvedores -- tem muita coragem de se manifestar. Todo mundo está esperando para ver. A LG, que não quer correr riscos, apresentou um dos produtos mais interessantes até aqui, um player compatível com os dois modelos.

Mas o bom mesmo da CES não são os lançamentos das grandes marcas, e sim os pequenos gadgets que tornam nossa vida mais divertida e, às vezes, menos complicada. É o caso de um pequeno aparelho que faz backup da agenda do celular, por exemplo, ou de recarregadores capazes de alimentar baterias de celulares e players de MP3. Afinal, de que adianta tanta mobilidade sem energia?

Por falar nisso, amanhã uma das minhas prioridades é tentar comprar um simcard da Cingular para o E70. Hoje não consegui subir mais fotos porque a) não tive tempo; b) ironicamente, o sinal é fraco na área onde se realizam palestras e coletivas; e c) ainda que a e b não atrapalhassem, mandar MMS em roaming internacional é viver perigosamente.

Também vou batalhar por alguns minutos de paz para ligar para os meus queridos em Austin e no Rio, com quem ainda não falei.

Longe da CES há uns seis anos, eu já tinha me esquecido da pauleira que é isso aqui.

Nenhum comentário: