23.8.10

Simcards suecos



Quanto mais a gente viaja, mais se desilude com as operadoras de celular brasileiras. Escrevi “desilude”? Desculpem, errei a palavra. Desilusão pressupõe a existência de uma ilusão anterior, e não há ser humano que, em sã consciência, possa se iludir em relação à nossa telefonia móvel. “Aborrecimento”, “desconsolo” ou “indignação” talvez sejam termos (e sentimentos) mais adequados.

No ano passado, por exemplo, fui apresentada, na Índia, ao milagroso simcard sem fundo, um pré-pago que não acabava nunca, e que foi me deixando cada vez mais audaciosa. Logo eu estava não apenas enviando os MMS com que atualizo meu blog, mas acessando a internet e, no instante seguinte, telefonando também, e não só dentro do país, como para o Brasil, do outro lado do mundo. Falei muito, de chegar ao fim da conversa sem assunto, e ainda assim tinha carga no celular. Como a Índia é um país de mistérios, não me preocupei em ir muito fundo na questão. Em time que está ganhando e em cartão que ainda tem carga não se mexe. Mas outdoors proclamavam, em cada esquina, que o acesso à Internet custava 1 centavo de rúpia por Mb. Deixo os cálculos com vocês: na época, um real comprava 27 rupias.

Agora, na Suécia, travei contato com duas operadoras escandinavas, a Telenor e a Comviq. Comprei um simcard da Telenor assim que cheguei ao país, carreguei-o com o equivalente a 20 euros, mandei um MMS para o blog... e, agora sim a palavra é essa, desiludi-me completamente. A foto não chegou mas, em compensação, chegou todo o lixo que a Telenor manda à guisa de cabeçalho. Já sofri muito com isso no Brasil, por artes da Vivo. De modo que lá ficou o blog todo emporcalhado, sem ao menos exibir a figurinha que causou aquela miséria, conforme vocês podem conferir pela foto. O lixo da Telenor não desconfigurava o blog, como faz o da Vivo, mas, em compensação, cometia uma indiscrição imperdoável, e proclamava aos céus o número do telefone. Segundo o Google, isso é o que está escrito na mensagem da operadora:

“Você recebeu uma mensagem multimídia do número de telefone 0734474586. Envie uma resposta ao celular do remetente! Sua resposta só pode conter texto. Você pode responder até 07/08/2010.”

Usei o restante dos vinte euros para ligar para o Brasil. Falei longamente com o pessoal de casa, e ainda me sobraram créditos. Liguei em seguida para uma amiga em Copenhague, falei mais um bocado, e ainda saí com uns caraminguás. Quer dizer: a Telenor é ruim de torpedo, mas boa de preço.

E aí parti para outra operadora, a Comviq. Foi paixão à primeira vista! Apesar das mensagens em sueco, não tive qualquer dificuldade em configurar o celular, e em breve os torpedinhos voavam lindos para o Blogger. A Comviq não acrescenta lixo nenhum às imagens, que chegam todas ao seu destino. Quem não está acostumado estranha... No Brasil, de cada cinco MMS que mando pela Claro, dois devem ser reenviados.

Duas outras vantagens da Comviq: acesso muito rápido à internet, e excelente serviço de roaming, mesmo num cartão pré-pago. Com os 20 euros carregados em Gotemburgo, continuei me conectando de toda a península escandinava, e mandei dezenas de MMS. O cartão ainda tinha fôlego quando fiz escala em Paris, mas tenho a impressão de que não funciona fora da União Europeia: desde que cheguei ao Brasil, não deu mais sinais de vida. Que descanse em paz.


(O Globo, Revista Digital, 23.08.2010)

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