4.9.06

Sarney censura blog no Amapá

O senador José Sarney é tão querido pelo povo do seu estado, o Maranhão, que se elege pelo... Amapá! Ou -- Deus é grande -- se elegia. Pois acaba de dar um tiro e tanto no pé: pediu, e a justiça eleitoral do estado lhe concedeu, a retirada de seis posts do blog de Alcinéa Cavalcante. Muito solícito, o UOL nem esperou que ela retirasse os posts do ar, e cassou-lhe o blog.

A irmã de Alcinéa, Alcilene, também tinha um blog, também retirado do ar pela jurássica atitude do PMDB. Mas Alcinéa é dura na queda e já está com um novo blog, em alcineacavalcante.blogspot.com. A truculência de que foi vítima está correndo mundo em blogs, fotologs, flickrs, emails..

Esta é a beleza da inetrnet: pela primeira vez na História, um cidadão comum pode gritar tão alto quanto os poderosos. Ainda que Sarney consiga encontrar um meio de calar de vez a valente Alcinéa, como fará para calar as centenas de blogs que, a essa altura, reproduzem seus posts? Como poderá impedir a circulação dos milhares de emails que comunicam a meio mundo como se porta um dos próceres da república?

* * *

O problema do senador é que ele acha que o Amapá fica no fim do mundo e que lá ele pode se portar, hoje, como se portava no Maranhão há 50 anos. Mas aprenda, senador, e se possível ensine também a seu dileto discípulo do Planalto: lugar nenhum fica mais no fim do mundo quando há um telefone, um computador e uma voz disposta a denunciar arbitrariedades.

Não há de quê.

* * *

Esta foi uma semana nefasta para a blogosfera brasileira. Além da censura imposta à blogueira do Amapá, o Imprensa Marrom perdeu em primeira instância um processo movido pelo sócio de uma empresa de RH, cujas práticas malsãs denunciou há cerca de dois anos.

A empresa chiou, mas não tinha como contestá-las. Subitamente, porém, apareceu um comentário anônimo contra este sócio num post escrito seis meses antes -- e, quatro dias depois, sem que tivesse sido procurado pelo "ofendido", o dono do blog recebeu uma notificação judicial.

Cheira fortemente a armação, e provavelmente é, mas a juíza que deu ganho de causa em primeira instância ao queixoso sequer se deu ao trabalho de estudar um pouco o mundo dos blogs para saber que um comentário feito num post de seis meses (!) tem ínfimas chances de ser visto por quem quer que seja -- exceto por quem sabe que ele está lá.

Já há blogs fechando suas áreas de comentários por causa disso.

Uma pena, uma grande pena.


(O Globo, Info etc., 4.9.2006)

Nenhum comentário: