3.6.06



Quem lucra?

Para quem perguntou quem lucra com a Copa aqui: tirando o povo que perde o sossego, acho que todo mundo! Não há uma loja, restaurante, hotel ou biboca de espécie alguma que não esteja toda enfeitada de bandeiras do Brasil, o que significa, imagino, que eles estão esperando lucrar com o turismo.

Mas não é só isso. A quantidade de mercadorias em verde-e-amarelo, de roupas a um sabonete que traz a bandeira perfeitinha, é assustadora; e não há um único produto que não tenha alguma promoção associada à Copa. A Wella, por exemplo, dá uma bola na compra de dois sei-lá-o-quês pro cabelo; desodorantes, detergentes, produtos para a casa estão com embalagens comemorativas, sorvetes, canetas, chaveiros (quem usa tanto chaveiro de souvenir?!) -- o que vocês conseguirem imaginar.

Nas cores locais -- vermelho,amarelo e preto -- a coisa chega ao paroxismo. Há pintura para o corpo e até cílios postiços com essas cores. Um pavor!

As operadoras de telefonia estão com mil promoções que, acho, saem mais baratas para os assinantes locais, mas escalpelam quem vem de fora. Para não falar no que a gente não vê: as quantidades de dinheiro gastas nos hotéis em comidas, aluguel de salas como esta em que funciona a nossa redação (na sala ao lado funciona a da Folha de SP), uso de banda larga...

Enfim, vendo o lance aqui a gente percebe como rola grana numa Copa.

E percebe, também, porque o Brasil não tem a menor possibilidade de sediar um evento dessas dimensões...

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