13.6.06



Gil

Rolou um certo clima nos comentários das fotos que postei do Gil (que eu apaguei).

Então, explico: ele não está no blog "enquanto" ministro, mas como amigo meu. Gosto muito dele, não só como músico, mas também como pessoa. E acho que um artista do quilate dele, capaz de mexer como ele mexe com as emoções das pessoas, promove incalculavelmente o país.

Gil no Ministério da Cultura é uma das poucas coisas que me agradam neste governo.

De modo que, mesmo que não fosse meu amigo, ele estaria aqui no blog, sim. Visto mais de longe, é verdade, mas devidamente registrado e louvado.

Sei que há gente em muitos setores da cultura que pensa exatamente ao contrário; e soube que a Veja fez uma matéria muito negativa com ele, embora não a tenha lido. Acho que a polêmica em torno do seu trabalho vem do fato de ser ele Gilberto Gil, e não João dos Anzóis Caracol.

Afinal, quem vai prestar atenção num ministro feito o dos esportes, por exemplo, que apareceu aqui no outro dia, está desfrutando a Copa em alto estilo e nem o pessoal da área sabe como se chama?!

Gil já era Gil antes de ser ministro, e continuará sendo Gil para sempre, um dos músicos mais talentosos do planeta. Ele é infinitamente maior do que o cargo que temporariamente ocupa.

Eu, que nunca tinha visto uma apresentação sua fora do Brasil, ao ver ontem a quantidade de pessoas de todas as nacionalidades que vibravam ao ouvi-lo, senti um baita orgulho de ser conterrânea do artista extraordinário que estava no palco.

Há quem reclame que ele vive viajando. Como viajante profissional numa escala beeeeeeeeeeeeem mais modesta, posso garantir que, embora viajar seja mesmo uma delícia e que conhecer o mundo seja o que há de bom, chegar num dia e sair no outro, tendo mil compromissos no meio, não é exatamente o passeio que se pensa; tem hora que cansa, que não se sabe se é dia ou noite ou sequer onde se está; em que tudo o que a gente quer -- qualquer um, do mais modesto caixeiro viajante ao astro de rock -- é a casa da gente, o sossego da gente, a paz da gente.

É preciso ter energia, disposição, bom humor.

Que Deus conserve essas qualidades do Gil, e que ele ainda viaje muito.

A verdade é que, aonde quer que vá, ele estará transmitindo a imagem mais positiva possível da minha terra.

Nenhum comentário: