15.6.06

Sophia

Esta quadrupinha linda é a Sophia. O bípede dela é a Clara, de 9 anos, que está a seu lado no Rio torcendo pela Seleção, enquanto o pai, Otávio Leite, dá duro na sala de imprensa da Copa. Acho que hoje ela vibrou quando leu o jornal... (sim, incréus, gatos lêem jornal; apenas não comentam as notícias conosco)

Viva Ana Yates!!!

Alguns amigos já me tinham escrito dando a notícia, mas agora a minha coleguinha Taís Mendes teve a gentileza de redigir o texto, coisa que estava difícil para mim, que mal estou dando conta do trabalho aqui.

Deu no Globo, hoje:
Desativado o gatil do Jockey Club

Veterinários do Centro de Controle de Zoonoses e da Secretaria Especial de Proteção dos Animais recolheram ontem 37 gatos no Hipódromo da Gávea. Com problemas respiratórios e doenças de pele, os animais foram levados para o gatil de uma ONG em Guaratiba, onde estão em quarentena.

Um representante do Jockey Club Brasileiro assinou um termo de visita sanitária apresentado pelos técnicos da prefeitura e o local onde os gatos estavam presos não poderá mais ser utilizado para o confinamento de animais. Apelidado de câmara de ho

rrores pelos defensores de animais, o gatil do Jockey é alvo de um processo na Justiça, aberto pela Comissão de Defesa e Apoio aos Gatos do Hipódromo, em 2002.

Veterinário aponta sinais de maus-tratos

Quatro veterinários e cinco agentes de captura da prefeitura levaram cerca de duas horas para recolher os gatos. Alguns, mais ariscos, foram sedados antes de serem postos nas gaiolas. Quatro se esconderam nas árvores e acabaram ficando no gatil. Na ONG em Guaratiba, os animais foram tratados e passarão por uma quarentena antes de irem para o gatil da mesma organização.

-- Os animais estão com sinais de maus-tratos e essa área, úmida e com pouca incidência de sol, não é apropriada. Por isso, a maioria dos gatos está com problemas respiratórios -- disse o veterinário Marius Belluci, assessor técnico e coordenador de veterinários da Secretaria de Defesa dos Animais.

Há pelo menos 20 anos que o Jockey tem problemas sistemáticos com abandono de gatos. Mas, segundo o veterinário, as maiores fontes de abandono são os próprios associados, que levam animais para combater ratos nas baias.

-- Para piorar, há uma crença entre os sócios de que animal castrado não caça. Na realidade, os ratos não somem porque são caçados, mas sim pela simples presença dos gatos -- disse o veterinário.

A área do gatil foi construída em 2002 para abrigar 50 felinos por apenas 20 dias, durante a realização de um grande evento no Jockey, mas nunca foi desativada. Defensores de animais denunciam maus-tratos e abriram um processo na Justiça.

A desativação do gatil era uma das reivindicações e, por isto, a operação foi acompanhada por uma advogada da Comissão de Direito Ambiental da OAB. A advogada Maria Angélica Moreira Silva fez um relatório que pede a transferência dos animais

-- Estou aqui para garantir que, a partir de agora, esse gatil seja desativado -- disse a advogada.

Nenhum representante do Jockey Club Brasileiro foi encontrado para falar sobre a desativação do gatil.
Sei para onde foram esses 37 gatinhos. Merecem a boa vida que terão, depois de passarem por tantos maus bocados. Que vivam muito e sejam felizes, mesmos votos que faço para a minha queridíssima Ana Yates e todos que se empenharam nessa luta.

Nenhum comentário: