21.9.02


Blog!









Parte da alegre rapaziada da imprensa que cobre a noite carioca, num evento no Municipal. A Bia é a da frente, de preto e branco.





Blogs sobre rádio

A galera que faz o Diário de Bordo da Rádio Base está indignada com a falta de colegas:

"Cara, não nos conformamos em sermos, até o momento, o único blog brasileiro especializado em rádio. Se alguém conhecer mais algum, por favor, nos avise."

Tá dado o recado...





Foto Digital

Desta vez, quem dá o recado é o Cláudio Lousada. Fala, Cláudio!

Gostaria de acrescentar alguns dados ao seu post sobre a nova Canon. A Contax já oferece há algum tempo uma camera reflex digital (Contax N1, que está sendo atualizada) com lentes intercambiáveis cujo sensor CCD tem as mesmas dimensões do fotograma de 35mm. Só que ela tem 6Mp contra os 11.1 Mp da nova Canon. São três os fatores que vão marcar uma nova era de evolução nas cameras still digitais:

- Sensor de imagem do tamanho do fotograma de 35mm (24 x 36mm)
- Ter algo em torno dos 12 / 15 Mp
- Tecnologia Foveon X3

A tecnologia Foveon apresenta em apenas um sensor três camadas sensíveis, algo parecido com um filme fotográfico. Já é usado em uma camera da Sigma, a SD9. Na teoria, parece funcionar muito bem. Pode-se dizer que ele oferece a qualidade de 3 sensores no espaço de um.

A partir daí uma nova geração de cameras (tanto still como de vídeo) vai modificar o mercado, com uma nova era na produção desses equipamentos e na meta de qualidade, que vai chegar bem perto do filme. Pode-se imaginar também backs modulares para as 35mm que as transformarão em cameras digitais. A nova Canon EOS D1 tem dois dos três fatores que prometem mudar o cenário. Só falta alguém acrescentar o sensor Foveon a essa receita para que a fotografia digital amadureça de vez. (Cláudio Lousada)





20.9.02


Lula e a reserva de mercado

Como Serra, Ciro e Garotinho, Lula também veio ao GLOBO para conversar com a gente — mais especificamente, responder a perguntas de jornalistas e leitores. Brincou com a platéia, arrancou muitas risadas de todos e nos proporcionou uma tarde de agradável civismo. Saiu-se muito bem na maioria das perguntas, inclusive na que lhe fiz.

Eu lembrei que um dos fundamentos básicos do planejamento econômico dos militares (que ele andou elogiando) foi a reserva de mercado para a área da informática, que nos atrasou em várias gerações — e que ainda não foi completamente renegada pelo PT. Qual a opinião dele a respeito disso?

Com vocês, Lula:

“Vou te contar uma coisa. A reserva de mercado na área da informática foi aprovada inclusive com votos de deputados do PT, em 1982. Lembro que o grande defensor dela era o companheiro José Eudes, que era deputado federal do PT aqui. O que foi um equívoco. Se você determina a reserva de mercado para uma determinada área, então precisa fazer grandes investimentos para que você se transforme, efetivamente, num exportador do produto que você quer fabricar. Fizemos a reserva de mercado e não crescemos na área. Na verdade, você quase cria um pequeno monopólio.

Frustrando você, não vou dar o nome, porque a figura que eu vou citar é importante hoje no Brasil, é até ministro, mas certa vez viajei com uma figura para fora, defensor da reserva de mercado na informática, e quando vejo — nós estávamos vindo dos Estados Unidos — ele vem com um computador debaixo do braço, “porque o brasileiro não é muito bom”. Falei: “Mas peraí. Se você que defende está comprando aqui fora, por que que não abre logo esse negócio para todo mundo ter acesso?”

Não sou favorável à reserva de mercado na área de informática, não. Acho que a informática tem uma participação tão grande na vida do ser humano que nós precisamos estar abertos e ter acesso a tudo que for possível para que nosso país possa inclusive criar as condições para que as crianças pobres tenham acesso à informática. Para, quem sabe um dia, a escola pública vá permitir que as crianças mais pobres tenham acesso e que a gente possa daqui a dez, 15 ou 20 anos — penso sempre numa nova geração — ter uma geração muito mais bem equipada, mais bem informada. E acho que isso só virá se a gente tiver livre trânsito nessa área."






Lula no Globo

Hoje o Lula vem ao jornal, às 15hs, participar de uma sabatina semelhante à que já foi feita com os outros candidatos. Eu tenho direito a uma pergunta, mas não estou satisfeita com as que imaginei, e estou aceitando sugestões. O que perguntar ao Lula?







Primeiro lugar disparado nas paradas do Toplinks!
Seria cômico se não fosse trágico...





Sábio Dudi!

"Puts ressaca meu!!! eheeh Fui pro baile, dancei, farreei e até briguei -- eheheeh Vou pensar na próxima!"





O micro popular já existe

Há tempos se discute, aqui no Brasil, a criação de um "micro popular". Esta seria uma máquina barata, porém plenamente funcional, ao alcance, se não de todos -- óbvio -- pelo menos de boa parte da população. A idéia inicial punha seu preço em torno dos R$ 500, com linhas de financiamento especiais. Alguns modelos chegaram a ser desenvolvidos como protótipos, muito se disse e escreveu a seu respeito, mas nunca saíram do papel.

Agora, sem discussão alguma, com a tranqüilidade das grandes linhas de produção e distribuição, a Walmart americana acaba de lançar no mercado (de lá) uma máquina que custa U$ 199,86 (sem monitor). Roda Linux em sabor Lindows (uma versão amigável, bem bonita, para não assustar ninguém), vem com caixas de som, e é até parrudinha: clock de 800MHz, 128Mb de RAM, HD de 10Gb, drive de CD-ROM e conexão Ethernet 10/100 integrada, ou seja, pronta pruma banda larga. Se o usuário precisar de modem, são U$ 30 a mais.

Com o monitor de 15 polegadas mais barato da loja, são mais U$ 119. Tudo somado, U$ 348,86 -- mas na eBay se pode comprar, a qualquer instante, um monitor semelhante por cerca de U$ 30, ou até menos, dependendo da sorte.

Em suma: enquanto o governo daqui discute, os empresários de lá fazem.





19.9.02


Ah, tá explicado!

Me mandaram pela internet:

"Video-games não influenciam crianças. Quer dizer, se o pac-man tivesse influenciando a nossa geração, estaríamos todos correndo em salas escuras, mastigando pílulas mágicas e escutando músicas eletrônicas repetitivas."
(Kristian Wilson, Nintendo Inc, 1989)

Poucos anos depois surgiram as festas rave, a música techno e o ecstasy...





Ainda o Baile Blogue...

Está todo mundo confuso achando que agora temos dois bailes. Não temos não. Temos UM baile, que está aqui. E temos um espertinho que resolveu sequestrar a outra URL pra ver se aumenta a audiência do seu patético blog. Quer dizer: depois de um lammer que acha que é hacker porque consegue arrombar uma porta aberta, agora temos o espertinho "ético", que criou um 'blog público com o username e a senha (baileblogue) que nós estavámos usando pro Baile, e confiscou o verdadeiro Baile Blogue pra fazer propaganda de si mesmo. Este vai ser político quando crescer, não tenho nem dúvida. Rouba mas faz. Deve achar o Maluf o máximo. Tem um grande futuro -- mas, francamente, não sei quem é pior, se ele, que se acha "bacana" por nos ter "dado" um outro blog, ou o lammer que apagou tudo.

É muito triste constatar que algumas pessoas definitivamente não sabem fazer bom uso da liberdade -- sobretudo quando essas pessoas são jovens. A gente vive tentando evitar as trancas e cadeados, deixando a porta aberta e a alegria ao alcance de todos, mas pelo vsito isto é mesmo uma utopia inviável. Dudi, acho que a Joana deu uma excelente sugestão, veja:

"Dudi, o Baile Blogue tem apenas um usuário? O de senha e username baileblogue? Bom, não sei se o que eu vou falar é muito imbecil, é que eu não entendo muito dessas coisas, mas mesmo assim quero tentar ajudar.

Vc poderia criar um segundo usuário, o tal do blog comunitário, e este tal usuário não ter os direitos que tem o "administrador do blog". Com isso, esse usuário só poderia postar, mas não poderia mudar template, deletar ou fazer qualquer outra coisa além de escrever. A não ser que algum bom hacker o fizesse, mas pelo que vejo esse garoto não é um hacker dos melhores, é só um manezinho...

Aí vc deixaria a senha e o username desse segundo usuário disponível na página para nós continuarmos a dançar no baile, mas só vc poderia mudar o baile de lugar e acabar com ele.

Até a festa.

-Joana"


Até lá, sugiro a todo mundo que apague os links para o Baile Blogue antigo. Não vamos dar colher de chá a bandalho!







Quem não tem ido ao blog do Matusca está perdendo umas histórias ótimas...




18.9.02


Chamando todos os blogues!

GALLera, mobilização geral: vamos ajudar o Dudi a armar a resistência lá no Baile Blogue! Não vamos deixar que, mais uma vez, um adolescente com óbvios problemas sexuais venha a estragar a festa de todos!

Para quem ainda não foi lá: vá até o BloggerBR, e use baileblogue como nome de usuário e senha. Uma vez lá, dance, proteste, mande letra de música... enfim, como diz o nome do blog, Vale Tudo! Acho que só não vale acabar com a festa dos outros porque, cá entre nós, isso não tem a menor graça...

Update (às gargalhadas): Nisso é que dá amador mexer com profissional... A turma do Dudi -- que tem a Força -- foi lá no blog do ser_mané e mandou ver. Dá-lhe, Dudi!!! YESSSSS!!!!

Update 2 (sem achar a mínima graça): O ser_mané apagou o blogue de novo e redirecionou o Baile prum site pornô, provando assim, ao mundo, que grande hacker ele é. Haja paciência.... Tirei o link que havia posto pra o site dele (mostrando a invasão -- de verdade! -- do Dudi), porque acho que já demos muita colher de chá a este idiota.

Tou com o Lao: não sei se a gente reabre o baile já ou deixa pra depois! Leiam os comentários e opinem, por favor. O que fazer? Se abrirmos o baile novamente vamos dar a esta ameba com QI de protozoário a atenção que quer; por outro lado, se não abrirmos, a escumalha terá vencido... Há algum psicólogo na casa?

Update 2,5: Parece que a gALLera já tomou posição... A festa tá no ar de novo! Bom, vamos fazer o seguinte: como eu não vou poder ficar postando e despostando, postando e despostando, vale o escrito, com as devidas ressalvas. E vamos que vamos, que a festa nos chama... :-)





Fala sério...
(ou: arrombando porta aberta)

Vocês acreditam que um cara acha que conseguiu invadir o Baile Blog?! Viu o username e a senha lá, usou os dois e... está se achando o hacker! Quando a gente acha que já viu de tudo...

Não, não pode ser verdade. Acho que aí tem uma pegadinha qualquer. Ninguém pode ser tão burro.

Bem, sejá lá o que for, vale ir lá pra ver a resposta que o Dudi deu a esta ameba com QI de protozoário. Se for tudo verdade, é óbvio que a criatura não sabia com quem estava lidando...!





Rinocerontes

A Flávia fez uma ilustração muito bonita para mim no seu lindo Blog das Cores -- valeu, gatinha! Fui conferir e, passeando pelo que ela escreveu, encontrei este post que publicou a respeito dos ataques ao World Trade Center. Disse -- e pintou -- tudo.



As Torres, preto, branco e cinzas

Só sumindo pra escapar do interminável replay macabro, como disse, em outras palavras Cora Rónai.

Cheguei a pensar em trabalhar em uma foto das torres. Desisti a tempo. Motivo: reli “O Rinoceronte” de Ionesco. Então fiz um rinoceronte: preto, branco e cinza.

Neste ano tenho me sentido meio Bérenger, não no heroísmo mas na perplexidade. Vejo rinocerontes chegando, da direita e da esquerda, enquanto gente boa vai virando rinoceronte... O personagem de Ionesco, na última fala, já só, em meio a um mundo de rinocerontes, lamenta: -- “Infeliz daquele que quer conservar a sua originalidade!”

Mas finaliza reagindo: -- “ Sou o último homem, hei de sê-lo até o fim! Não me rendo!"

É preciso menos radicalismo pois é ele que cega a direita, a esquerda, o ocidente, o oriente, e vão todos achando que os rinocerontes até são belos... (Flávia)






Um viva pro YACCS

E, já que falamos em números... no dia 4 de março passado, eu postei este comentário:

Apenas testando o novo sistema... Vamos ver quanto tempo dura, né? {SIGH}

Eu vinha de três outros sistemas de comentários que ficaram no meio do caminho, e era razoável que não pusesse muita fé no YACCS. Hoje tiro o meu chapéu virtual pro Hossein Sharifi: este blog ultrapassou a marca dos 4.000 comentários, divididos por 461 posts.

Grande YACCS!





UM ANO DE PULSO ÚNICO!!!

O internETC. tem vários anjos da guarda, sem os quais não seria o que é, nem teria o jeitinho que tem. Para minha felicidade, um desses anjos é uma coruja, que trabalha no meu fuso horário: o Eduardo Stuart, a quem devo um blog livre de erros de Javascript.

Mais do que isso, porém, devo, como tanta gente, muitas horas de boa leitura e uma quantidade inacreditável de dicas úteis (e inúteis -- as melhores!), que ele publica no Pulso Único, um dos meus blogs favoritos. Pois o Pulso Único acaba de fazer um ano.

Parabéns, Eduardo querido -- e muitíssimo obrigada por tudo!

Só para vocês terem idéia do trabalho do garoto, aí vai um trechinho da nota que ele publicou ontem a respeito do aniversário:

"Para quem gosta de números, veja só o que o Pulso Único produziu nesses últimos 365 dias:

- Mais de 620 notas e artigos, com dicas, jogos, programas, sites interessantes, etc;
- Mais de 2500 links externos para outros sites;
- 60Mbytes de espaço em disco ocupado no servidor (HTML, imagens, arquivos para download, etc);
- 1976 mensagens trocadas com os visitantes do site;
- Mais de 107.500 visitantes (e crescendo!) =)
- Mais de 650 mil pageviews (e crescendo!) =)
- E muito mais..."







17.9.02
FGV Festa Giovanna Fundação Getúlio Vargas Fotos Cidade de Deus (Li no Querido Leitor, da Rosana Herman, que a galera está publicando essas palavras em branco sobre fundo branco para aumentar o número de visitas: será?!)







Estava aqui...

(E não é que ele é o Gato Bandini?!)







É, é a frase que eu postei no outro dia, mas agora ilustrada...

Pesquei no blog dançante do Dudi: vocês já foram até lá? Não percam, é a maior festa!





No estaleiro

Hoje, depois de quase dois meses de uma gripe enjoadíssima que vai e vem, de muita garganta inflamada, dor de cabeça e doses industriais de Trimedal, Tylenol e Flotac, acabei indo a um otorrino. Ele ficou ligeiramente chocado com o meu comportamento auto-medicante, me deu a bronca regulamentar e me mandou pruma tomografia computadorizada, onde me senti como personagem do ER ou uma criatura prestes a ser clonada. A gente se deita e um scanner circular vai e volta sobre a região a explorar, no meu caso a cabeça. Esquisitíssimo!

Parece que estou com uma tremenda sinusite. Não recomendo. O corpo inteiro fica moído e falta disposição para qualquer coisa, o que para mim é particularmente inconveniente neste momento, em que tenho pilhas de trabalho urgente para terminar. Estou meio de molho, pelo menos naquelas brechinhas pequenas que consigo para ficar de molho.

Sei que estou apenas constatando o óbvio, mas como é chato ficar doente...!





15.9.02


Até tu, Zé Dirceu?!

Eu posso até não saber ainda em quem vou votar, mas já sei perfeitamente em quem não voto: em spammer. Até aqui, como só vinha recebendo spam de candidato de quinta, isso não fazia mesmo muita diferença. Mas agora recebi um spam do Zé Dirceu!!! Também não vai fazer muita diferença, porque eu não voto em São Paulo; mas fiquei tão decepcionada! Eu tenho o Zé Dirceu na conta de homem sério, decente e bem intencionado. Não esperava isso dele. Ele diz, corretamente, que "O Brasil precisa de uma revolução ética". Ora, não é mandando spam para eleitor que se vai fazer esta revolução... :-(

Aliás: tenho uma sugestão pro Museu do Spam. Que tal fazer uma lista dos candidatos que mandam spam? No momento, eles estão perdidos no meio do acervo geral, e fica difícil encontrá-los.

Outra coisa: os spammers estão ficando cada vez mais cínicos! A última novidade que recebi veio como um email de uma certa Gisele (com um suspeitíssimo endereço ponto.nu -- de Niue, uma ilha da Polinésia -- e diz assim: "Oi, lembra de mim? Organizei aqui os sites interessantes que tenho em meus favoritos e estou compartilhando com vocês, como prometi! Divirtam-se!" Em seguida, vêm dez links tipo Google, INPI, Prada, Dicionários do UOL... passaria tranqüilamente por correspondência legítima, enviada para o endereço errado, se lá no meio não estivesse o endereço de um "bufffet impecável localizado na região do Mandaqui. Basta passar informações básicas sobre a festa e ficar tranquilo. Eles trabalham com carinho. Eu recomendo." Pode?!

Como é que vamos nos livrar disso?! ARGHHHHHHHHHHH!!!







Achei aqui...





Megapixel: inúteis especificações digitais

por Tom Taborda

(Enquanto o Tom não se decide a fazer o seu próprio blog, a gente aqui sai no lucro...)

Câmeras de 6 megapixels! Nova Canon 1DS de 11,1 Megapixels ! Acessório de 22 megapixels da Sinar para câmeras de médio-formato! E pensar que o colunista John C. Dvorak (PC Mag 05/dec/2001, pg 101) sonhava com o 'número mágico' de 8 megapixels para igualar a qualidade de um negativo de 35mm.

No entato, todas estas especificações são inúteis, para compararmos dados.

Minha primeira câmera digital, Olympus D-500L, oferecia 850 kilopixels. A nova câmera -- Fuji FinePix S1 -- tem um sensor de 3,4 megapixels Super CCD (equivalente a 6,13 megapixels), a área deste sensor é maior que a da Olympus, mas ainda menor que um negativo 35mm (36x24mm). E o tal acessório da Sinar preenche um negativo de tamanho médio (38,8x50 mm).

Assim, pura e simplesmente aumentando o tamanho (área) do sensor, vamos também aumentar o número de pixels, para preencher a nova área. Sem, no entanto, alterar o que quero convencionar como a 'Pixel Density'.

Precisamos urgentemente adotar um único padrão de especificações, correlacionando o número de pixels com a área do sensor, fornecendo um número do tipo '9,35 kiloPixel/mm²' (kPx/mm² - pixels por milímetro quadrado).

O sensor da Fujix tem 23,3x15,6 mm (363,48 mm² com 3,4 Mpixels na S1; e 6,5 Mpixels na S2); o da Canon EOS 1D 28,7x17,8mm (510,86mm²com 4,48 MPixels) e a nova Canon EOS 1DS tem finalmente os sonhados 36x24mm (864mm² com 11,1Mpixels).

Fazendo as contas (número de sensores dividido por área) descobrimos que:
- a Fujix S1 tem 9.354 pixels por milímetro quadrado
- a Canon 1D tem 8.769 pixels por milímetro quadrado
- a Sinar tem 11,34 kPixels/mm²
e a novíssima
- Canon 1DS tem 12.847 sensores por milímetro quadrado, ou 12,85 kPx/mm²

Caramba: mais de dez mil sensores espremidos num milímetro quadrado... Imagino qual será o limite teórico para a Pixel Density (falando nisso, quantos cristais fotossensíveis, por milímetro quadrado, existem num slide convencional de 35mm?)

Mas, fazendo as mesmas contas, descobrimos que a Fuji FinePix S2 Pro tem impressionantes 17,88 Kpixel/mm², num sensor menor.

Fazendo uma projeção matemática (multiplicando a Pixel Density pela área desejada), portanto, se a Fujix apenas aumentar o tamanho do sensor, para equivaler um negativo de 35mm, teremos uma câmera de 15,5 Megapixels; mas, como a tecnologia dos sensores hexagonais Super CCD da Fuji dobra a resolução efetiva, produzirá imagens equivalentes a 31 MegaPixels!

Eis uma bela corrida para acompanharmos. Os fotógrafos agradecem.