28.9.02


ELA VOLTOU!!!







Sampa

Hoje eu vou dormir aqui (e vou fazer umas fotos pra gente). Mas -- claro! -- amanhã volto em tempo de cumprir com o meu dever cívico.





É AMANHÃ!

Cariocas, não se esqueçam: a marcha do Rosinha Não! é amanhã, domingo, e sai às quatro da tarde lá do Posto Dez, no calçadão, em Ipanema, rumo ao Jobi. Se você ainda não tem adesivo ou camiseta, aqui vão dois Cut&Pastes do site:

ADESIVO? TEM SIM SENHOR!

Pegue já o seu adesivo de carro gratuitamente nos dois pontos de ditribuição mais legais do Rio. No Leblon: Livraria Dantes, Rua Dias Ferreira, 45 B. No Centro: Rock Station, Rua 13 de Maio, 47 sobreloja 204. Agora, vê se deixa de ser zura e compra algum livro ou CD nas lojas.

SEUS POBREMA SE ACABARAM

Todo mundo pede camisetas ROSINHA NÃO! Agora chegou a sua vez. Vamos liberar 200 camisetas durante a MARCHA DOS 10 MIL. Para faturar a sua, imprima o VALE CAMISETA e pegue com a gente a partir das 15:30. Corra porque vai acabar rápido.

Se você preferir fazer a sua produção independente, baixe o arquivo da camiseta e seja feliz!





Pergunta para blogueiros

O Rafael Cotta pergunta:

Estou escrevendo um programa (que qdo estiver pronto vai ser freeware) que vai permitir que a pessoa tenha o seu blog em qq servidor (geocities, por exemplo), e que o edite offline, simulando uma interface dos blogs tradicionais, onde o cara aperta um botão para dar um post, mas fazendo tudo offline, e fazendo o upload dos arquivos de uma só vez quando o usuário quiser (ah, com direito a templates -- claro, num formato diferente dos templates do blogger -- e outras gracinhas).

O pessoal que escreve blogs teria interesse nesse tipo de coisa? Existe algum programa semelhante?





JAWS

O Ictiossauro, réptil marinho,
Dominava o mar todinho.
Parecia um tubarão
Ou, quem sabe, um peixe-espada.
Seus requintes de crueldade
Fariam sensação
Num filme-calamidade:
Triturava
Sem pressa
Sua presa
Com suas duzentas e tantas presas.
Tremenda superpotência!

A ditadura
Da dentadura.

(Este é especial pro Tom Taborda, que pediu mais: portanto, se vocês não gostarem, já sabem de quem é a culpa... ;-) )






Se situa!


A simpática imagem acima é o meu Guest Map, uma idéia da Bravenet, que oferece contadores, álbuns, fóruns e uma série de outras gracinhas gratuitas com as quais se pode animar um blog. Ele está aqui, meio na moita, há 20 dias; um bocado de gente já descobriu sozinha o caminho das pedras, e aos poucos o mundinho do internETC. vai se povoando.

Se você ainda não foi até lá, e gostaria de deixar um recado, aqui vão as instruções: basta clicar à esquerda, no banner que tem o desenho de um globo e diz View My Guest Map. Quando o mapa aparecer, clique no ícone do alfinete, ache o seu cantinho, e clique de novo. Com isso vai se abrir uma janela de diálogo onde você pode deixar nome, email, homepage, o seu recado e até uma bandeira do país que escolher. É muito engraçadinho...





Fora de controle

Totalmente!

A premissa é até boa: um advogado apressadinho (Ben Affleck) causa um acidente de trânsito e, por pura arrogância, prejudica terrivelmente a vida do executivo em cujo carro bateu (Samuel Jackson). Na confusão, deixa cair no chão uma pasta fundamental para o desenrolar do processo em que está envolvido — e essa pasta acaba, é claro, nas mãos do homem que prejudicou.

Ao longo do dia, de golpe em golpe, os dois se transformam em inimigos mortais. O problema é que, apesar do bom ponto de partida, o filme se perde em incongruências e lugares comuns, e se encaminha, longa e tediosamente, ao previsível final. No Cinemark Downtown, às19h e 21h30 — ou, breve, numa sessão da tarde qualquer.





Lição de Moral

O Tiranossauro
(Está no nome)
Era um ditador,
Um tirano.
Tinha dentes
Indecentes!
Só pra comer dissidentes
(Pobres sauros cretacianos,
Todos vegetarianos!)

Horrendo, mal-educado
Urrava
Aterrorizava
Matava.

Foi o Rei dos Animais.
Mas com todo o seu tamanho
Se acabou... pra nunca mais.

(Escrevi isso pro Paulinho e pra Bia, quando eram crianças; saiu num livrinho chamado Há milhões de anos atrás, com outros poemas semelhantes. Na época, as informações dos versos estavam rigorosamente de acordo com o que os paleontólogos diziam. Hoje não sei mais; o que os dinossauros evoluíram nos últimos dez anos...!)




27.9.02


Emergência felina em Sampa!

A Leila me escreve pedindo para divulgar a página dos gatinhos da liberdade, que estão em situação desesperadora, precisando de ajuda e, sobretudo, de gente amorosa que se disponha a adotá-los. Há retratos deles na página, que também diz o que você pode fazer para ajudá-los.

Por falar em gatinhos, o Barney (lembram?), outro protegido do grupo ResGato, já achou uma dona, e está, parece, se recuperando muito bem.

E, por falar em Leila: o Katzine está de roupa nova. Um luxo! Não deixem de conferir.

Finalmente, uma emergência -- não tão emergência assim -- carioca: um casal de amigos meus está precisando de duas gatinhas siamesas. Filhotes, de ótimo temperamento. Alguém tem, ou sabe de quem tem?






Domingo sangrento

Assim caminha a humanidade

No dia 30 de janeiro de 1972, uma passeata contra a presença britânica na Irlanda do Norte entrou para a história quando parte de seus manifestantes desviou-se do trajeto proposto para confrontar-se com as tropas de repressão inglesas, que abriram fogo sobre a multidão. Vinte e sete civis foram feridos; 13 morreram no local e um mais tarde, no hospital. Ao longo dos 30 anos seguintes, três mil vidas mais se perderiam no país em choques entre católicos e protestantes, numa espiral de violência que, se não nasceu ali, lá teve seu momento decisivo, ao lançar nos braços armados do IRA centenas de jovens desiludidos com as possibilidades de um movimento pacifista.

O primeiro inquérito, instaurado logo após o massacre, inocentou os soldados com a clássica desculpa de que teriam atirado em defesa própria contra manifestantes armados, ainda que arma alguma tenha sido encontrada no local. Um novo inquérito, menos parcial e mais atento aos fatos, foi aberto em 1998, e prossegue até hoje, tentando trazer à tona a verdade.

Baseado no livro “Eyewitness Bloody Sunday”, de Don Mullan, que recolheu depoimentos de testemunhas do episódio, o filme de Paul Greengrass poderia ser, na verdade, a versão filmada deste novo inquérito — que, por sua vez, pode vir a ser uma espécie de continuação da história, em tempo real, para quem tiver a atenção despertada para os conflitos da Irlanda do Norte a partir desta obra extraordinária.

A narrativa se resume às 24 horas que cercam a manifestação e se concentra no político pacifista Ivan Cooper. Representado de forma comovente e irretocável por James Nesbitt, um dos poucos atores profissionais em cena, Cooper se inspira em Gandhi e Martin Luther King, canta “We shall overcome” acreditando piamente na letra, e conduz sua gente ao abatedouro com a aflitiva ingenuidade do idealismo. No fim do dia, é visivelmente um homem em estado de choque, abalado pela perda de amigos e de convicções.

“Domingo sangrento” (Urso de Ouro no Festival de Berlim, às 18h30m na Casa de Rui Barbosa) não é um filme “fácil”. Greengrass não faz favores ao público, não explica nada, não conta uma historinha linear com começo, meio ou fim. Mostra os dois lados da moeda, os ativistas sedentos por briga e os soldados despreparados, com os nervos à flor da pele. A câmera entra de sola numa ação em movimento, mantém distância dos personagens, corre e cai com eles e é tão confusa quanto a situação que retrata. Quando se ouvem os primeiros tiros, ela está apontada para outra direção; quando os soldados imaginam ver armas nas mãos dos manifestantes, ela não esclarece coisa alguma. O que é que eles estão segurando? Pedras? Pistolas? Quem sabe?

O que a gente vê na tela é magistralmente mostrado quase que como material bruto para um documentário, característica acentuada pelas cores amortecidas do dia de inverno, com seus 256 tons de cinza. As cenas são curtas, algumas falas interrompidas ao meio, a seqüência por vezes sem nexo. O fato de sabermos, desde o começo, qual é o fim da história só faz aumentar a impotência gerada pelas imagens incompletas, como se o cinegrafista, assim como os seus personagens, fosse, a cada momento, pego de surpresa.

Como, ao fim, somos todos nós. O pior é que já vimos este filme e esta intifada milhares e milhares de vezes, desde o começo dos tempos — mas não aprendemos nada.





Leiam!

Cut & paste direto da Clarah -- que fez a tradução -- por indicação da Bia Badaud:

A ÍNDOLE DA MULTIDÃO
(Bukowski)

Há suficiente traição, ódio,
violência,
Absurdo no ser humano comum
Para abastecer qualquer exército a qualquer
momento.
E Os Melhores Assassinos São Aqueles
Que Pregam Contra o Assassinato.
E Os Melhores No Ódio São Aqueles
Que Pregam AMOR
E OS MELHORES NA GUERRA
-ENFIM- SÃO AQUELES QUE PREGAM
PAZ

Aqueles Que Pregam DEUS
PRECISAM de Deus
Aqueles Que Pregam Paz
Não Têm Paz.
AQUELES QUE PREGAM AMOR
NÃO TÊM AMOR
CUIDADO COM OS PREGADORES
Cuidado Com Os Conhecedores.

Cuidado
Com Aqueles
Que Estão SEMPRE
LENDO
LIVROS

Cuidado Com Aqueles Que Ou Destestam
A Pobreza Ou Orgulham-se Dela

CUIDADO Com Aqueles Rápidos Em Elogiar
Pois Eles Precisam de LOUVOR Em Retorno

CUIDADO Com Aqueles Rápidos Em Censurar:
Eles Temem O Que
Desconhecem

Cuidado Com Aqueles Que Procuram Constantemente
Multidões; Eles Não São Nada
Sozinhos

Cuidado
O Homem Vulgar
A Mulher Vulgar
CUIDADO Com O Amor Deles

Seu Amor É Vulgar, Busca
Vulgaridade
Mas Há Força Em Seu Ódio
Há Força Suficiente Em Seu
Ódio Para Matá-lo, Para Matar
Qualquer Um.

Não Esperando Solidão
Não Entendendo Solidão
Eles Tentarão Destruir
Qualquer Coisa
Que Difira
Deles Mesmos

Não Sendo Capazes
De Criar Arte
Eles Não
Entenderão A Arte

Considerarão Seu Fracasso
Como Criadores
Apenas Como Falha
Do Mundo

Não Sendo Capazes De Amar Plenamente
Eles ACREDITARÃO Que Seu Amor É
Incompleto
ENTÃO TE ODIARÃO

E Seu Ódio Será Perfeito
Como Um Diamante Brilhante
Como Uma Faca
Como Uma Montanha
COMO UM TIGRE
COMO Cicuta

Sua Mais Refinada
ARTE


THE GENIUS OF THE CROWD


There is enough treachery, hatred,
violence,
Absurdity in the average human
being
To supply any given army on any given
day.
AND The Best At Murder Are Those
Who Preach Against It.
AND The Best At Hate Are Those
Who Preach LOVE
AND THE BEST AT WAR
--FINALLY--ARE THOSE WHO
PREACH
PEACE

Those Who Preach GOD
NEED God
Those Who Preach PEACE
Do Not Have Peace.
THOSE WHO PREACH LOVE
DO NOT HAVE LOVE
BEWARE THE PREACHERS
Beware The Knowers.

Beware
Those Who
Are ALWAYS
READING
BOOKS

Beware Those Who Either Detest
Poverty Or Are Proud Of It

BEWARE Those Quick To Praise
For They Need PRAISE In Return

BEWARE Those Quick To Censure:
They Are Afraid Of What They Do
Not Know

Beware Those Who Seek Constant
Crowds; They Are Nothing
Alone

Beware
The Average Man
The Average Woman
BEWARE Their Love

Their Love Is Average, Seeks
Average
But There Is Genius In Their Hatred
There Is Enough Genius In Their
Hatred To Kill You, To Kill
Anybody.

Not Waiting Solitude
Not Understanding Solitude
They Will Attempt To Destroy
Anything
That Differs
From Their Own

Not Being Able
To Crate Art
They Will Not
Understand Art

They Will Consider Their Failure
As Creators
Only As A Failure
Of The World

Not Being Able To Love Fully
They Will BELIEVE Your Love
Incomplete
AND THEN THEY WILL HATE
YOU

And Their Hatred Will Be Perfect
Like A Shining Diamond
Like A Knife
Like A Mountain
LIKE A TIGER
LIKE Hemlock

Their Finest
ART











25.9.02


Tipicamente Laura

Desculpem o post em inglês; mas é tão a cara da minha irmã que não resisti!

THE ULTIMATE WEAPON FOR PROTECTION

Today, reading Lynn's Blog, I found this little note:

"A group of political activists attacked pianist and conductor Daniel Barenboim in a Jerusalem restaurant, calling him a "traitor" for performing in the West Bank city of Ramallah last week, the Tel Aviv newspaper Ha'aretz reports. Barenboim's wife fended off the assault by throwing vegetables at the attackers, who were identified as activists from the rightist Kach party. The newspaper did not indicate that anyone was hurt."

My favorite part is where they describe Barenboim's wife "fending off the assault by throwing vegetables at the attackers". Vegetables? What kind of vegetables do they eat over there? And how are they cooked?

Para quem lê inglês e gostou, tem mais lá no Mostly Music.






Blog!







Villa-Lobinhos

Vocês já conhecem o Projeto Villa-Lobinhos? Não? Pois dêem uma chegada até aqui: vale a pena. Confiram também o blog do meu amigo Rodrigo Belchior, coordenador do projeto, que toma conta da garotada. Lá vocês podem acompanhar o cotidiano desses meninos fora de série.





Bancada Software Livre

Cut & Paste direto da página do CIPSGA:

Lançado hoje o site que vai divulgar os políticos brasileiros que estão defendendo o Software Livre

"O projeto visa também centralizar as iniciativas parlamentares, tais como projetos de lei e outras ações em defesa do GNU/Linux (o FUST por exemplo), além de servir de divulgação desta especialíssima bancada, que vem se esforçando para transformar o nosso pais num país melhor e tecnologicamente mais justo.

A iniciativa de membros da comunidade GNU preve a possibilidade de cadastramento no site das pessoas que quiserem assinar o manifesto. Direcione seu "browser" para para ter acesso as informações e conheça os políticos que estão dando sustentação à disseminação do GNU/Linux no Estado brasileiro.

O site permanecerá neste servidor pessoal até o final das eleições, quando então migrará definitivamente para bancada.softwarelivre.org.br."








Cut & Paste direto do Rosinha Não!:

LÁ VEM O GOVERNO TALIBÃ

"Eita nóis. Tá no JB: "Candidata do PSB diz que seus advogados estudam ação contra autores da campanha". Fica aí pra vocês um trailer do que poderemos esperar de um governo da Rosinha Bin Laden. A fofa não sabe lidar com as diferenças? Não aceita uma opinião diferente, um credo diferente, uma postura diferente? Censura e bota fogo! Lança um exorcismo via web: "Sai desse site, Satanás"! Se a Rosinha quer atentar contra a liberdade de opinião, OK. Pode vir quente que eu estou fervendo. É o livro da bíblia contra o livro da constituição brasileira."

Galera, vamos nos juntar a essa gente boa e divulgar ao máximo este movimento supra-partidário, em prol do bem estar de todos e felicidade geral do estado do Rio de Janeiro! Rosinha, realmente, NÃO!

Sobretudo depois disso.

Como é que, num regime democrático, uma candidata a governadora tem o desplante de ameaçar processar quem se manifesta contra a sua candidatura?! Qual é a idéia?! Teocracia?! Os Garotinhos foram ungidos por Deus, e nós não podemos sequer reclamar?!

Eu já vi este filme antes, nos anos 70 (é, meninos, eu já existia naquela época!) e garanto: é muito ruim.




24.9.02


Uma boa idéia...

Depois do Museu do Spam e da campanha Morte ao Spam, da Rossana Fischer, apoiada em peso pela comunidade blogBR, taí o Adote um spammer, a mais nova iniciativa para combate ao spam. A idéia é ótima e as suas sugestões podem, até, surtir efeito. Não acredito que algum dia a gente venha se livrar disso completamente, mas se pelo menos conseguirmos dissuadir alguns spammers ou chateá-los à morte, já terá sido alguma coisa...







A respeito de spam

Há um monte de comentários interessantes sobre os posts que fiz em relação aos spams enviado pelos senadores Artur da Távola e José Dirceu. Algumas observações, à guisa de resposta:

É claro que, como jornalista, tenho que estar disposta a receber emails de muita gente que não conheço, ou conheço ligeiramente, porque boa parte das notícias me chega assim. Eu não reclamo de nenhum candidato que me manda spam para O Globo; não acho legal, mas tudo bem, faz parte do jogo, até porque o meu email está lá impresso, e é um canal de comunicação público.

Acontece que tanto o spam do Zé Dirceu quanto o do Artur da Távola chegaram -- além do jornal -- também ao meu email particular, que não dei a nenhum dos dois, nem está publicado no jornal. Não foram, portanto, enviados à jornalista, mas sim à pessoa física. Que, aliás, nenhum dos dois conhece.

Quanto ao motivo da minha bronca com spam, além de todos os que já mencionei aqui tantas e tantas vezes, e que estão repetidos nos comentários por gente que também se sente agredida por essa violência: acabo de chegar em casa. São duas da manhã. Saí às três da tarde e, durante o dia inteiro, não tive tempo de checar a mailbox daqui, onde havia simplesmente 156 msgs à minha espera. Delas, apenas 27 não são spam!!! Isso num prazo de onze horas. Lá no jornal são cerca de 600, 700 msgs diárias -- e o percentual de aproveitamento talvez seja até menor.

A questão é que estou perdendo horas da minha vida, todo santo dia, por causa desta praga. Um tempo que não volta mais, que me está sendo descaradamente roubado, e que poderia estar usando de mil maneiras mais úteis, produtivas e agradáveis.

Posso portanto, em sã consciência, não odiar spam?!




23.9.02




Apesar de tudo...




22.9.02


Até tu, Artur da Távola?!

O que é que deu na cabeça dessa gente?! Agora é o Artur da Távola, outro bom candidato, que não precisaria fazer isso para se eleger, mandando spam?! Reconhecendo, ainda por cima, que isso não é coisa que se faça?! Vejam só:

"Sou internauta antigo. Abomino o bombardeio que entope a caixa de mensagens. Serei breve, o suficiente para dizer que sou candidato à reeleição como Senador e meu número é 456. Caso deseje conhecer algo acerca de minha vida parlamentar e projetos, abra o anexo ou acesse minha home page através do link abaixo. Do contrário, delete. Esta é a única mensagem que lhe enviarei."

Sinto muito, senador, mas o senhor acaba de perder o meu voto.





A Terra é azul

No site da WorldTime há uma página com uma linda imagem da Terra, mostrando a evolução do dia e da noite pelo planeta, e seus vários fuso horários. O atlas é interativo, de modo que clicando sobre um ponto determinado do mapa, escolhe-se o continente que fica em primeiro plano. Há um zoom para trazer a Terra mais para perto, uma lista de países com respectiva hora local e um calendário com feriados e datas especiais do país que está em primeiro plano. Bonito mesmo!












Muito bom!

Dica da Helenice: no Google em inglês, escrevam "go to hell" na janela de diálogo (não se esqueçam das aspas!), e cliquem em I'm feeling lucky pra ver onde vocês parar...





Meg fora de cena: pode?!

A Meg avisa no Sub Rosa que está dando um tempo. Tudo bem, eu sei que ela precisa de umas férias da gente, nós blogs seus súditos não somos uma turma fácil... mas volta logo, viu, Meg? Já tá todo mundo morrendo de saudades...