blog*spot
get rid of this ad | advertise here
 



24.8.02


Famílias mudernas

Um dos posts mais gozados que li ultimamente; não resisti, e roubei da Afrodite:

Minha sobrinha ligou pra contar que seu ex padrasto arrumou uma vaga pra ela na escola de Capoeira e que é pra eu não esquecer que hoje é aniversário da madrasta da mãe dela. Liguei pra minha mãe pra saber da minha ex cunhada que não estava bem, e ela me disse que o ex marido da minha outra cunhada, que já foi mulher do meu irmão, estava lá pra tomar um cafézinho e contou que ele tem uma reunião agendada pra semana que vem com o meu ex marido. E não faz meia hora, fui comprar um presente pra a mãe do meu enteado e acabei encontrando uma informação profissional para a futura boadrasta da minha filha.

E, ironia das ironias, me liga um cara, dizendo estar fazendo uma pesquisa, e me pergunta quantas pessoas tem na minha família... Pô, meu filho, não sabe brincar, não brinca!

Update: Ah, sim, e eu tenho um tio-avô que na verdade é irmão do meu pai -- nem me perguntem -- às vezes nem eu entendo direito...

Isso tá pior que o Blogtree!






Com Jason e Evan, na PUC-RJ, para um bate-papo.




23.8.02


Vale a pena ler...

No blog do Bernardo, há um making-of do Blogger.com.br. Muito bom pra gente saber com quantos paus se faz uma canoa: é fácil dizer que isso está ruim, aquilo podia melhorar, o não-sei-quê está não-sei-como, mas o fato é que foi muito legal a Globo.com ter licenciado o Blogger de verdade em vez de fazer mais uma cópia, e mais legal ainda está sendo ver como estão dispostos a ir afinando a ferramenta e seus infelizes penduricalhos jurídicos à realidade blog. Bacana!





Bloglet

Viva! Parece que o Bloglet finalmente se acertou com o Blogger Pro, e voltou a funcionar. Está, portanto, de volta à coluna da esquerda. Se você quiser ser notificado por email das atualizações deste blog, é só entrar o seu endereço no espaço que fica logo abaixo da máquina de busca.

Valeu o aviso, Meg! Você é, definitivamente, o ser mais bem informado da blogsfera...







Geladeir@

Mensagem do Carlos Lauria lá no álbum de visitas:

A Samsung acaba de lançar um produto que tem:

- monitor de cristal líquido de 15 polegadas, sensível ao toque;
- entrada para DVD ou videocassete;
- seletor de canais integrado;
- câmera internet integrada, que permite tirar fotos, filmar recados em vídeo ou fazer vídeo-conferência;
- conexão para internet;
- gravação de recados escritos ou falados (com ou sem imagem).

O detalhe é que isso tudo está instalado em uma geladeira! E ela ainda pode "conversar" via internet com um forno de micro-ondas, que recebe receitas de um computador a ele conectado.

Se isso não é uso exacerbado de tecnologia, não sei o que pode ser. Francamente, assistir DVD e fazer vídeo-conferência em frente à geladeira me parece coisa de maluco. E maluco gordo, né?

Se instalar um vaso sanitário em frente, o ciclo digestivo estará completo e a pessoa nunca mais precisará andar...

Mandou muito bem, Carlos! Eu amo internet, não vivo sem internet, mas, sinceramente, até hoje não entendi por que (ou para quê) uma geladeira precisa de monitor na porta. Ou conexão à rede. Mas se isso for algo realmente indispensável para geeks em estado terminal, continuo achando que seria muito mais simples (e útil) instalar uma webcam dentro da geladeira, com uma luzinha operada por controle remoto.

Não há qualquer mistério tecnológico aí; é algo que poderia ser feito hoje mesmo, sem maiores dificuldades, em qualquer Brastemp. E que não deixa de ter a sua utilidade. Digamos que você está no escritório e, antes de ir embora, quer saber o que tem pra comer em casa. Sem problema: vai na webcam da geladeira, dá uma conferida e pronto, já pode resolver a sua vida pelo caminho. Sem teleconferência, tela sensível ao toque ou fofoca com o micro-ondas.






22.8.02


Daqui pro Mario AV e vice-versa

Clipado de :

Isso rolou no blog e nos comentários da Cora:

Cora: Dica para quem não pôde ir ao Hard Rock Café ontem à noite, ou foi e quer repetir a dose: Evan e Jason, os criadores do Blogger, vão estar hoje, quinta, às dez da manhã, na ESPM Rio, na Rua do Rosário 90.

Mario AV: Como eu não vou poder ir, faz por mim uma pergunta. Se o Evan sabe, e sabendo, o que ele acha, de a Globo.com se apossar automaticamente de tudo o que for produzido nos seus blogs.

Cora: Eu não vou estar lá amanhã por motivos óbvios, Mario AV (não existo antes do meio-dia), mas vou mesmo levar a questão à galera da Globo.com. Acho este contrato inviável, e insustentável perante qualquer juiz com base na lei de direitos autorais.

A minha impressão é que eles simplesmente reproduziram o contrato padrão que usam para o jornalismo. Uma coisa é você pagar por uma matéria, e eventualmente modificá-la para que se adapte ao espaço ou ao veículo de que dispõe; outra é utilizar material publicado por outros, ainda que na sua gráfica.

Esta cláusula não faz o menor sentido.

Mario AV: Outros visitantes apontaram, com razão, que um mundo de gente não está ligando e migrando seus blogs para a Globo.com do mesmo jeito. Mas discordo que tenham feito isso com consciência de que venderiam a alma no processo. O alarme soou com atraso.

A maior atração migratória para quem já tinha tido a manha de criar o blog em inglês é a hospedagem gratuita de arquivos. O contrato diz que cada arquivo pode ter até 3 MB - menos que a maioria dos MP3, de toda forma, e sem acesso via FTP. E o espaço máximo pode ser revisado a qualquer instante. Certamente não poderá permanecer ilimitado por muito tempo. Já que a Globo.com também avisa que não se responsabiliza pela integridade dos seus dados e se dispõe até a apagá-los individualmente sem prévio aviso...

Cora, reassumindo os trabalhos aqui mesmo:

Falei hoje à tarde com o pessoal da Globo.com. Como eu imaginava, o contrato de utilização para o Blogger.com.br foi mesmo baseado no contrato para material jornalístico. Acho que ninguém de lá havia prestado muita atenção ao que estava escrito (com exceção do jurídico que, obviamente, não sabe o que é blog). De qualquer forma, a cláusula da "pirataria consentida", conforme bem a descreveu o Daniel Pádua, já foi retirada do contrato, que agora está sendo revisto para ficar mais de acordo com a realidade blog.






DVDs europeus: mistério resolvido?

Acabo de receber este email do Andre Breitman:

"Resolvi, com a ajuda da Karin, o mistério dos DVDs europeus. Enquanto na sua TV e na minha de Terê os área 2 ficam em P&B, no Rio ficam colorido.

A resposta é simples: o PAL é uma forma de compor as cores, ou seja, pegar o RGB (Red, Green e Blue) e transformar em cores diversas. Assim os videos compostos (cabo RCA amarelo e S-VHS -- que parece conector de mouse PS2) ficam P&B.

A boa notícia é que com a saída em video componente (três RCAs: verde, vermelho e azul) que quase todos os DVDs têm, tudo fica coloridinho da silva. A má notícia é que só as TVs mais novas têm entrada componente.

Resta saber se existe algum conversor de componente-composto que mantenha o NTSC."

Alguém sabe se isso existe?





P2P nas paradas

Acaba de sair a versão 2.0 do Morpheus. A CNet dá nota 8 ao programa -- mas os usuários, que realmente sabem das coisas, estão demolindo o sistema. Há 70% de descontentes: que eu me lembre, um recorde absoluto na área do P2P, em que o mínimo esforço é sempre bem recebido por todos.

Acho que o Morpheus cometeu suicídio moral ao incluir tanto spyware na versão anterior. Teria se redimido disso se viesse, agora, com uma versão limpa e, sobretudo, esperta. Mas, a julgar pelo auê aprontado na CNet, o spyware continua lá... e o programa está lento que só. Uma pena.

Enquanto isso, continuo usando o WinMX -- de forma inteiramente satisfatória.





Mais uma chance para encontrar Ev & Jason!

Dica para quem não pôde ir ao Hard Rock Café ontem à noite, ou foi e quer repetir a dose: Evan e Jason, os criadores do Blogger, vão estar hoje, quinta, às dez da manhã, na ESPM Rio, na Rua do Rosário 90. Em tese o evento seria fechado, mas o pessoal da Globo.com me garantiu que blogueiros poderão entrar. Aproveitem, porque os meninos são mesmo muito simpáticos.




21.8.02


Chamando todos os blogs!

Atenção, gALLera: acaba de ser definido o local do encontro com o Evan e o Jason, criadores do Blogger, que estão aqui no Rio. Vai ser no Hard Rock Café, no Cittá America, na Barra, às 21hs.

Repetindo:

Nove da noite!

Hard Rock Café!

Todo mundo lá!





171

Mal o blogger.com.br entrou no ar, um estelionatário se apossou das URLs cora.blogger.com.br, ronai.com.br, coraronai.com.br e cronai.com.br. Em todos esses endereços, avisa que eles estão à venda.

Então tá.

(Às vezes me dá um cansaço...!)

Update: No seu blog "de verdade", ele diz:

"o serviço de blogs da empresa do demônio, www.blogger.com.br, entrou no ar hoje e eles estão utilizando a tecnologia porca do blogger.

como sou um cara esperto registrei vários blogs na intenção de futuramente vende-los. aqui vai uma pequena lista dos blogs que registrei:

- picolinos
- cavera
- caveradejegue
- pioresblogs
- gravata
- oglobo
- o_globo
- cocadaboa
- cronai
- coraronai
- corar
- cora_ronai
- cora
- ronai
- infoetc
- informaticaetc

caso alguém esteja interessado em algum desses blogs favor entrar em contato."


Será que ele é mesmo tão ... eu ia dizer burro, mas ingênuo é a palavra certa ... ou só quer aparecer?!





19.8.02




Achei aqui... :-D





blogger.com.br III

Acabo de saber de fonte segura que os blogs do Blogger.com.br não precisarão ser obrigatoriamente hospedados no Kit.net. Haverá um host especial para eles, o Blogger.com.br. O Kit.Net entra na história da seguinte forma: é que quem quiser hospedar o blog lá (inclusive importando a sua URL Kit.Net e o seu conteúdo) vai poder fazê-lo. Só isso.

Quanto à proibição de blogs sobre política: o problema não é o Kit.Net, mas a legislação eleitoral, que vai em cima de veículos da mídia que estejam fugindo às normas estabelecidas pelo TSE. O pessoal do Kit.Net não proíbe a criação de blogs políticos neste momento, mas certamente não os estimula, porque é obrigado a tirar do ar qualquer blog que qualquer candidato denuncie como ofensivo, sob pena de pesadas multas.

O meu conselho pessoal a quem quer se manifestar politicamente antes das eleições e tem blogs hospedados no Brasil: abram blogs provisórios em qualquer servidor que não seja um ponto.br. e, nos seus blogs hospedados aqui, façam links para lá. O Blogspot.com, por exemplo, fica nos EUA, a salvo -- suponho! -- da legislação daqui.

Que mais? Ah, sim... não tenho certeza, vejam bem, porque quando entrei por aí não quiseram me responder de jeito nenhum... mas, até por isso... bem, devo dizer que fiquei com a ligeira impressão de que poderemos, sim, subir imagens pro Blogger.com.br.

Quando eu souber de mais coisas aviso.








Deus grego pra mim é esse aí: Yiorgos Dalaras. Ótimo motivo para apedrejar a RIAA e baixar o WinMX.

Se não fosse pelo Napster de saudosa memória, eu nunca teria descoberto ele.





Este blog entrou no ar há um ano







Parabéns, Jampa!

O TelescÓpica, um dos meus blogs pais, faz anos hoje. Tiro o chapéu virtual pro Jean Boëchat, há 24 meses no ar -- mantendo, sempre, o mesmo altíssimo padrão de qualidade.




18.8.02


Habent sua fata libelli

Outra idéia maravilhosa: BookCrossing! Nem sei bem como definir este movimento, que me parece essencialmente ecológico, primo-irmão do GeoCaching e daqueles estudos sobre tartarugas marinhas ou aves migratórias em que os bichinhos são etiquetados, e os cientistas que os encontram deles dão notícia uns aos outros...

É assim: você revira as suas estantes, encontra livros que gostou de ler mas que estão lá quietos, sem serventia. Então libera esses livros, dando-os a amigos ou deixando-os soltos em lugares onde possam vir a ser encontrados por outros leitores.

Antes de fazer isso, porém, você registra os livros na página oficial do BookCrossing, onde eles recebem uma ID. Você pode deixar seus comentários a respeito deles, e deve anotar a ID e o endereço do site nas folhas de rosto. O próximo leitor vem ao site, dá sua opinião e, espera-se, passa o livro adiante...

Sempre soltei livros em viagem, mas nunca soube o que aconteceu com eles depois. Vai ser engraçado poder, eventualmente, acompanhar o seu destino...

Em tempo: o título deste post era um dos ditados latinos favoritos do meu pai, e quer dizer: Os livros têm seu destino (como as pessoas). Acho que Papai, que passou a vida distribuindo livros, ia adorar o BookCrossing.





blogger.com.br II

Mais algumas coisinhas que descobri a respeito do assunto. O Blogger.com.br virá mesmo com vários recursos do Pro mas, ao contrário do Blogger.com (que você pode hospedar em qualquer lugar) terá que ser hospedado na Kit.Net. A Globo.com dá a ferramenta ao usuário, e em troca o usuário dá à Globo.com o tráfego. Tá certo.

A importação dos blogs feitos no Blogger.com será possível, mas não imediatamente, porque a equipe não teve tempo suficiente para criar a ferramenta de migração. Quando ela estiver pronta e a gente puder mudar os blogs, é de se supor que os comentários mudem junto; pelo menos não há, em tese, razão alguma para que isso não aconteça.

Ainda não sei se a hospedagem de imagens será ou não possível.

O que eu acho que seria um super serviço -- que poderia, inclusive, render uns cobres pra Globo.com -- seria um backup periódico dos blogs. Meu sonho de consumo: a queima de um CD quinzenal ou mensal, digamos, enviado pelo correio para o usuário. Eu pagaria de bom grado por isso...

Alô, Globo.com -- tem alguém aí lendo este blog?!

PS: Isso de eu trabalhar para a mesma organização cria muita confusão por aí. Esclareço, portanto: eu trabalho para o jornal O Globo (versão analógica!), e para a GloboNews.com. Só. Irei à Globo.com pela primeira vez na vida na próxima quarta-feira, justamente por conta da visita do Ev.

Curiosamente, conheço bem mais gente na TV Globo do que lá...