10.8.02


Hit Parade

A turma dos clássicos tá que tá: os campeões de audiência do WinMx estão sendo, hoje, O Messias, de Haendel, procurado por três diferentes coleguinhas, e o meu all-time favorite, o Quinteto para Clarineta, Op. 115, de Brahms, procurado por dois! Outros sucessos: Trio para Piano, Violino e Trompa, Op. 40, também de Brahms e diversos lieder de Schubert. Amália Rodrigues e o Trio Los Panchos também estão saindo bem.





50 %

O internETC. domina exatamente metade de mim...
Você domina o seu blog ou é dominado por ele?







Evandro Teixeira: SHOW!

Conheço o Evandro já nem vou dizer há quantos anos -- pega tão mal para ele quanto para mim. Adoro o Evandro. E isso tira de cena, de certa forma, o olhar crítico que a gente costuma manter. Em outras palavras, no trato com o ser humano, acabo me esquecendo do extraordinário fotógrafo que ele é. Agora acabo de passar um tempo no seu website, ao qual cheguei por indicação da Angela, e estou aqui besta, maravilhada com o que vi lá.

Maravilhem-se vocês também.






Arrumando a casa

Este blog está, novamente, apresentando erros de Javascript (Dudu, help!!!). Isso acontece sempre que eu mexo com o template; já me explicaram o que acontece, e eu até entendi (o Blogger completa sozinho o &, e isso, parece, ferra tudo), mas até hoje não sei exatamente onde consertar o que o programa desconserta.

Eu estava tentando instalar uma Tagboard, mix de área de comentários com chat, mas depois de arrumar tudo bem bonitinho, recebi a mensagem de que as tagboards grátis estão em manutenção, embora as pagas continuem funcionando. Está certo, quem paga merece prioridade; mas não quero pagar sem antes experimentar para ver se vai dar certo. Até lá, ela fica na gaveta.

Fiz outras três coisas:

1) Tirei o Bloglet, que aparentemente não funciona mesmo com o Blogger 2; se funciona com alguns de vocês, e vocês têm recebido emails sobre os novos posts, por favor me avisem, que reinstalo o sistema imediatamente!

2) Passei os arquivos para baixo, porque já estão tomando muito espaço.

3) Com grande atraso, botei mais um nome na minha lista de ciber-heróis: Lawrence Lessig, o advogado que mais tem lutado pela liberdade na rede. Ele combate o bom combate.

Update, menos de uma hora depois: Muito bom ter anjo da guarda feito o Eduardo! Já está tudo OK, pronto. Ele não é o máximo?! :-)))





Tirem a internet da sala!

Escrevi este comentário para a edição de hoje do jornal, que traz uma notícia horripilante sobre uma rede de pais pedófilos:

Mais uma vez, a internet vira manchete num caso em que tem tanta culpa quanto o proverbial sofá da anedota. Se é difícil para qualquer um de nós imaginar que existam seres monstruosos como esses pais, para mim é igualmente difícil supor que ainda haja quem, a essa altura, atribua à rede a causa desse tipo de perversão.

A internet facilita a divulgação da pedofilia? Talvez. Mas, convém não nos esquecermos do outro lado da moeda: ela facilita, igualmente, a localização de pedófilos, que não deixariam de ser pedófilos se amanhã, por acaso, a rede deixasse de existir — a Humanidade é o que é desde sempre, e nunca precisou de novas tecnologias para incorrer em velhas monstruosidades.

A rede está proporcionando um crescimento inédito de casos de pedofilia? Duvido muito. Como qualquer ferramenta que aumenta o nosso conhecimento do mundo, ela apenas traz para a esquina de casa misérias distantes que antes podíamos nos dar ao luxo de ignorar. Não chega a ser muito diferente da televisão, que nos dá notícias em tempo real de terremotos na China, nos permite sofrer com os famintos da África e assistir, horrorizados, às conseqüências da barbárie no Oriente Médio. Nisso é que dá viver numa aldeia global.

Mas o problema não é apenas retórico. Pedofilia e terrorismo têm sido palavras-chave usadas para defender o controle do Estado sobre a internet; nos EUA, o FBI já tem poderes para vigiar os movimentos de qualquer cidadão pela web, num precedente tão perigoso quanto questionável.











Leia no Globo, amanhã...

Ford Ka foi multado por cruzar a Ponte a 900km/h

Não sei se é cansaço, ou o quê, mas eu achei esta manchete a coisa mais engraçada do mundo... Ri demais. O dono do Ka em questão, porém, não está achando a menor graça: ele entrou com um recurso contra a multa no ano passado, e até hoje está a ver navios. Ou lanchas, sei lá. E a 900 por hora...

Update: O mais gozado é o link que a Suely arranjou pro fenômeno...!




9.8.02


Emergência canina

Este blog e a Família Gato estão torcendo pela recuperação do Xicó, para quem mandam beijos no focinho (eu) e olhares desconfiados, mas solidários (gatos). Força, Xicó: você vai sair dessa legal!

Update, em 10.08.02, às 21h18: Acabo de ler esta msg que o Mau postou num comentário lá em cima:

"Oi Cora. Isso tudo com o Xicó aumentou muito a importância do meu blog pra mim. O Xicó morreu hoje, às duas da tarde. Foi duro postar isso, com os olhos cheios d'água. Obrigado pelo apoio e um beijo. Mau".

Puxa, Mau... o que é que a gente pode fazer, além de dizer que está com você? A Bia e eu ficamos muito tristes, e mandamos o nosso melhor carinho para todos daí.





Uh?

Céus, agora até o Google tem um blog...! Não sei se o povo lá pegou muito bem o espírito da coisa, não. Pode ser até que sim, e eu é que não tenha entendido nada, dada a hora deste post... (sujeito a modificações e/ou retificações futuras, quando eu estiver de fato acordada e raciocinando).

Update, em 10.08.02: Eu ia modificar este post, mas não preciso mais: basta ler os comentários, tá tudo lá... São as vantagens de se ter bons leitores :-)






Ricky Jay, Gene Hackman e Delroy Lindo

O Assalto: velhos conhecidos

Joe Moore (Gene Hackman) é um ladrão da terceira idade pronto para a aposentadoria, o que, no seu ramo, significa fugir para algum país da América do Sul. Joe tem um barco deslumbrante, uma mulher linda e... ops, um grande problema: o receptador para quem trabalha (Danny DeVito) só lhe pagará o que deve se executar um último servicinho. Joe reluta. Foi flagrado por uma câmera de vigilância e está queimado. O bom senso manda tirar o time de campo, mas precisa da grana. De modo que topa o trabalho, em que, ao lado de velhos companheiros, terá a indesejada companhia do sobrinho do receptador, plantado para assegurar o retorno do investimento.

A pergunta básica é: quem vai levar a melhor, o jovem impetuoso ou o velho experiente? Já vimos este filme. Várias vezes. Não há nenhuma surpresa no enredo, nenhuma descoberta estética na direção, nenhuma naturalidade nos diálogos, sempre um pouco espertos demais, um pouco inteligentes demais para terem qualquer conexão, ainda que remota, com uma possível realidade: David Mamet é sempre David Mamet. Mas nada disso é importante. Nós vamos ver o mesmo filme novamente porque, afinal, um dos prazeres da vida é encontrar velhos conhecidos. Outro é ver Gene Hackman em parceria com Delroy Lindo, um mais inteligente e sutil do que o outro, geniais os dois.



P.S. Um dos parceiros de Joe é Pinky Pincus, interpretado -- também excepcionalmente bem -- por Ricky Jay. O detalhe curioso é que Ricky Jay é um dos grandes prestidigitadores americanos, e um estudioso sério de mágica e truques com cartas. Escreveu vários livros sobre o assunto, e é o autor do verbete sobre prestidigitação da próxima edição da Encyclopedia Britannica. Em suma: figuraça.




8.8.02



Ganhei do Xico Pires, não é lindo? :-)

Update em 9.08.02: Gente, que coisa incrível... rs... olhem só o que o meu queridinho postou de presente para mim... antes de ter visto este post!







Blog. Blog. Blog.







Atendendo a pedidos, reprise do velocímetro: clique aqui para descobrir a velocidade da sua conexão.





6.8.02




Do avião, indo de Nice para Paris. Outras aqui.





Fim de caso

No dia do meu aniversário o meu cartão American Express foi cancelado. Recebi a carta dois dias depois, na sexta-feira, e fiquei indignada: essa gente vive falando em "parcerias" e "associações", mas basta um revés financeiro para que, snap! seja cancelado um cartão do qual você era "associada" (linguagem deles) desde 1982. Vinte anos! Não dá para acreditar...

Cheguei à redação brandindo o papelucho da American Express, e fazendo mais ou menos este discurso, realmente aborrecida, até que o Marcelo Balbio olhou para mim, perplexo, e apontou o óbvio: "Você está falando de um cartão, não de um casamento!"

Um cartão. Claro! A ficha caiu, e a chateação passou no ato. Agora há pouco, comentando com o Tom Taborda a minha descabida indignação devidamente posta em perspectiva pelo Marcelinho, ele fez uma analogia perfeita: "Você estava se portando feito uma pessoa arrasada porque não pode mais entrar no cassino: Ó céus, o que é que eu vou fazer sem o meu cartão do Golden Nugget?!"

Caímos na gargalhada. Amanhã, em vez de escrever a carta indignada que eu estava pensando em mandar para lá, vou escrever uma carta de agradecimentos sinceros à Amex que, de livre e espontânea vontade, abriu mão dos juros escorchantes que me cobrava.




5.8.02


Delete

Hoje, pela primeira vez, bani um usuário dos comentários. Em termos efetivos, isso não quer dizer nada: amanhã ele volta com outro endereço, eu vou banir o outro endereço, e assim sucessivamente, até o fim dos tempos -- ou até que ele perceba que está perdendo, além do meu tempo, o dele também.

Um blog é um veículo de comunicação público, e é direito dos leitores que não gostaram do que leram darem a sua opinião. Comentários críticos feitos de boa fé são, aliás, extremamente importantes para o estabelecimento do grande diálogo que faz -- e é -- a internet. Esses são sempre bem-vindos; me fazem pensar e, eventualmente, rever conceitos.

Comentários pueris, do tipo "este blog é feio", são... bem, bobagens. Fazem parte da vida online, e temos que conviver com eles. Se não exigimos maturidade e/ou educação de todo mundo que encontramos fora da rede, por que exigir que, na internet, todo mundo saiba, subitamente, como se portar? Esses comentários ficam por aí. De certa forma, fazem parte do blog e da sua história.

Mas há um tipo de comentário feito de má fé, fruto não de ignorância ou de simples falta de educação, mas de maldade e de deformação moral, que não pretendo deixar no ar. Sim, eu sei, nós estamos numa democracia; e sim novamente, eu sou radicalmente contra qualquer espécie de censura -- acho que, no seu blog, cada um faz o que quer.

No meu blog, porém, cabe a mim zelar pelo meio-ambiente. Quem vem até aqui sabe que vai encontrar sempre um determinado padrão de qualidade, baseado em atenção e respeito. Assim como não publico cartas de baixo calão no Globo, não vou manter comentários de baixo calão aqui.

O internETC. não é um hate-blog. A quem detesta gatos, flores, viagens e gadgets eletrônicos em geral, sugiro outras paragens: a internet é vasta, variada, e suficientemente mal freqüentada para agradar a todos.





4.8.02


Perguntas & Respostas

Os comentários estão cheios de perguntas que ainda não tive tempo de responder. Assim, resolvi hoje fazer uma coisa diferente: trazê-las para cá, e montar um ping-pong:

P: Como cadastrar uma conta no free.fr? Serve para guardar imagens, não é? [ J Roswell ]

R: O free.fr é um sistema gratuito que serve para manter homepages e, conseqüentemente, também fotos. Mas, como todo site grátis francês, ele exige que você more na França ou que, pelo menos -- jeitinho brasileiro! -- tenha um amigo morando lá que possa te mandar o kit de instalação (que eles sempre enviam pelo correio). A razão é simples: eles são associados da France Telecom e se mantém através de parte dos custos das conexões. Mas acredito que o seu provedor tenha um serviço parecido.

P: Quero saber se você recebeu o set de ícones que eu te mandei celebrando a recuperação da Pipoca! [ Cremilson Luiz ]

R: Recebi não, Cremilson! Você me manda de novo? Valeu... :-)

P: Você mora no Parque Guinle? [ Paulo ]

R: Não, Paulo, moro na Lagoa. Há séculos!

P: Ei! Se não me engano, daqui a poucos dias é aniversário do blog também, né? ;-) [ Flávia ]

R: É sim! O blog faz anos no dia 19 de agosto. Caramba: como o tempo VOA!!!

P: Ah , que lindinha (a Pipoca), está um pouco magrinha ou é a sombra? [ Suely ]

R: Ela ainda está muito magrinha, Su, mas em comparação ao que estava até que engordou... Antes a gente conseguia contar as costelinhas dela a olho nu.

P: Você sabe o que significa nascer no último dia do mês? E, principalmente, no último dia do mês 7? O nativos do último dia do mês (e principalmente do último dia do mês 7) nascem sob a influência do planeta... e têm a missão de... Bom, sei lá, vamos voltar às comemorações... [ Joana Ribeiro ]

R: Não tenho a mínima idéia, Joana! rs... Explique isso aí! Aliás, a revista VIP deste mês traz aquele maravilhoso post da Joana sobre como escrever novelas para a Globo, mas em vez de dizer que é dela, e pagar-lhe o frila, tascou lá, descaradamente: "Spam da internet". Quer dizer, roubam a menina e ainda a ofendem... É um pouco muito. Zero para a VIP.

P: Cora, tenho uma conexão Virtua 512 kbps, contudo, fazendo o teste que você indicou, saiu como resultado 196.72 Kbps . Devo reclamar com a turma do Virtua? [ Walter Capanema ]

R: Não, Walter. A velocidade da conexão não depende apenas deles, mas da internet como um todo, quer dizer, da velocidade dos servidores que você encontra pelo caminho, da intensidade do tráfego, dos sites que visita. Uma conexão 512Kbps significa que, em tese, e em condições ideiais, você pode chegar a até essa velocidade. O Tom Taborda escreveu um ótimo artigo sobre isso, que será publicado em breve no Info etc., em que ele faz uma boa analgia: você ter um carro que pode ir a até 200 km/h não significa que, o tempo todo, encontrará estradas que lhe permitam desenvolver esta velocidade, OK?

P: Acabei de criar um blog que vai funcionar como bookmark de blogueiros catarinenses, tô pedindo a ajuda de todo mundo pra divulgar. queria ter todos os blogueiros catarinenses . [ Jululi ]

R: Bom, isso não é bem uma pergunta, mas achei que merecia divulgação...