blog*spot
get rid of this ad | advertise here
 



13.7.02


Os Justos

Um homem que cultiva seu jardim, como queria Voltaire.
O que agradece que na terra exista música
O que descobre com prazer uma etimologia.
Dois empregados que em um café do Sur jogam um silencioso xadrez.

O ceramista que premedita uma cor e uma forma.
O tipógrafo que compõe bem esta página, que talvez não lhe agrade.

Uma mulher e um homem que lêem os tercetos finais de certo canto.
O que afaga um animal adormecido.
O que justifica ou quer justificar um mal que lhe fizeram
O que agradece que na terra exista Stevenson
O que prefere que os outros estejam certos.

Essas pessoas, que se desconhecem, estão salvando o mundo.

-- Jorge Luiz Borges

(Valeu, Meg!)





12.7.02


Preciso de um favor...

A Maria Helena Nascimento deixou este pedido desconsolado num dos comentários lá embaixo, mas eu não posso explicar agora porque estou em pleno fechamento. Não se preocupe, Maria Helena, este blog é muito bem freqüentado e já já aparece aqui um comentário bem explicadinho. Obrigada, crianças!

Alguém explica pra uma pessoa meio ignorante exatamente o que é ter um "problema com a largura de banda"? Parece horrível...

thnks,
mh

PS (em 13.07.02, às 3:06): Taí, eu sabia que podia contar com vocês... Muito obrigada!





Cão também é gente


Esta foto maravilhosa eu achei lá no meu amigo Rodrigo.





Família Gato: update

Em primeiro lugar, muito obrigada a todos que têm vindo aqui em busca de notícias da Pipoca, manifestando o seu carinho e enviando votos de reestabelecimento: vocês têm sido dez, e não há como avaliar a força que isso nos tem dado.

O estado de saúde da Pips é estável, quer dizer: não piorou muito :-(

Ela está fraquinha demais, e continua sem querer se alimentar. Hoje decidimos que não vamos mais mandá-la para a clínica, onde ela passava o dia no soro. Chegamos a um ponto em que o stress de ficar longe de casa -- para não falar no sofrimento de ser espetada e cutucada o tempo todo -- não compensa o eventual benefício que o soro possa trazer (mantê-la hidratada).

Mas continuamos, claro, fazendo tudo o que é possível fazer em casa, sob a supervisão dos valentes vets da Black Tie -- da alimentação forçada a um novo remédio para o pâncreas, que a Bia administra por via oral. Pelo menos assim nossa Pipoquinha fica entre as coisas e as pessoas, bípedes e quadrúpedes, que conhece bem.




11.7.02


Demorou!


Capturei no P. C. Barreto que, até que enfim! resolveu aderir aos blogs. Confiram, o garoto é garantia de boa leitura.





Think Different? NOT!

A Apple faz as máquinas mais bonitas do planeta. Isto é um ponto pacífico. A Apple faz, também, algumas das campanhas publicitárias mais interessantes do planeta. Outro ponto pacífico. O problema é que a mensagem que tanto máquinas quanto marketing pretendem passar (gente que vive e pensa contra a corrente, numa espécie de anarquismo digital de elite) não tem nada a ver com a Apple.

A uma semana da Macworld de Nova York, Steve Jobs (ou gente que age em nome dele; tanto faz) barrou do baile todos os websites independentes que, há anos, vêm se dedicando ao mundo da maçã. O que é, no mínimo, uma ingratidão, já que a empresa só sobreviveu esses anos todos graças à teimosia e tenacidade dos macmaníacos -- e, no fundo, um gesto autoritário da pior espécie: CENSURA!

O que fizeram os sites independentes a quem foram negados crachás de imprensa para a Macworld? Nada, além de -- obedecendo, até, à propaganda Apple -- pensar diferente -- e dar a sua opinião real e sincera sobre os novos produtos e, sobretudo, tentar, a todo custo, descobrir as novidades da temporada antes do show de Steve Jobs.

Em suma, think different. Tó.







Efeitos do Warchalking... Tava lá na Rosana, que já achou uma boa matéria sobre o assunto em português. Aliás, nos últimos dias, lendo o Querido Leitor, lá e escrevendo o internETC. aqui, fico com a impressão de que estamos, as duas, jogando uma partida de pingue-pongue. Muito gozado!




10.7.02


Família Gato: update

A Pipoca continua muito mal. Está perdendo peso demais: quando a gente faz carinho nela, sente todos os ossinhos por baixo do pelo. Apesar disso, continua alerta e faz questão de ficar no quarto da Bia, que está cuidando dela com sua habitual tenacidade, e uma competência veterinária espantosa. Os outros gatos estão tensos e não se aproximam mais da Pips: imagino que isso seja uma defesa natural deles para evitar doenças contagiosas.

A casa está uma tristeza só.





Blog!






9.7.02


Chamando todos os BlogChalkers!

Recebi um email do Daniel Pádua, o "pai" do BlogChalking. Ele diz o seguinte:

"Descobri que a maior parte das ferramentas de busca não estão gravando as keywords como antigamente se fazia. Agora elas conferem o conteúdo do site e comparam com as keywords. Se elas existirem no corpo do site, então são associadas ao site, como uma forma de dar ênfase ao que existe de fato no conteúdo.

Então, mudei o script do BlogChalking e peço a todos que publiquem um post simples, com as keywords nele. Um post que ficaria assim, no seu caso:

Google! DayPop! This is my blogchalk: Portuguese, Brazil, Rio de Janeiro, Lagoa, Cora, Female.

Isso resolve o problema. Daqui pra frente, ninguém vai perder tempo. Mas como mais de mil já visitaram o blogchalking, preciso dar um jeito de avisá-los da necessidade deste post. Você podia dar o alerta no seu blog pra ajudar o pessoal?"

Pronto, Daniel, está dado o recado. Por favor, gente, passem esta informação adiante nos seus blogs. Valeu!







Essas meninas são simplesmente ótimas...







Spam personalizado?!

Tá lá, na minha mailbox.

O assunto de um é: Do you dream of a debt free life?

O do outro: Faced with large medical bills?

Eu, hein.





Visual novo

Aviso aos melômanos anglo-parlantes: o Mostly Music, da minha irmã, ganhou um visual lindo de presente da Meg! Vale a pena conferir -- mesmo que você deteste música e não entenda uma palavra de inglês.





Tokelau, vulgo TK



A internet é um lugar vasto, variado e perigoso. Agora mesmo acabo de perder duas preciosas horas da minha vida zanzando pela ilha de Tokelau que, até o primeiro clique em Dot TK, eu nem sabia que existia. Existe, e é o menor país do mundo, composto por três atóis no Pacífico que têm, ao todo, um território de 12 km quadrados e uma população de cerca de 1.500 habitantes. Não há moeda local; o pessoal trabalha na base do rachuncho de bens (basicamente, peixes) e, quando precisa de algum, usa o dólar da quase vizinha Nova Zelândia. A única forma não-virtual de chegar a Tokelau é pegando um barco em Apia, na Samoa Ocidental. Quando o mar está bom, a viagem dura 37 horas, motivo pelo qual o turismo não chega a ser uma grande ameça às ilhas.

Curiosamente, a remota Tokelau está em alta na rede. De uns tempos pra cá, comecei a topar com sites com extensão TK: o que diabos seria isso, TK? TV a gente sabe, é Tuvalu (que está afundando); o já antiqüíssimo e prático TO (que eu, por exemplo, uso para a Familia Gato, em go.to/gatos) é Tonga. Mas TK? Coisa facílima de descobrir, porque o que não falta na web é informação sobre as extensões de URLs: Tokelau. E aí fiquei curiosa.

Procurando no Google, as primeiras informações são do World Factbook da CIA, aquele extraordinariamente bem informado almanaque que dava a capital do Brasil como Buenos Aires (e mostrava uma foto de Copacabana: eu ainda devo ter este CD por aqui! -- o que, aliás, explica muita coisa). Ora, não há hipótese de que eu leve nada do que a CIA diz a sério; fui, portanto, para a segunda opção, o já mencionado Dot TK, de que eu nunca tinha ouvido falar mas era mais confiável.

Lá descobri o por quê de tantos domínios ponto.tk. Assim como os ponto.to, eles são, em sua maioria, grátis, e funcionam como excelentes redirecionadores para quem tem URLs compridas e difíceis de lembrar, como, por exemplo, www.mariangelabolos.hpg.ig.com.br. Este endereço é da Mariangela, irmã do Gravatá, que fez a página para divulgar os bolos lindíssimos que faz; mas quem guarda uma URL deste tamanho? Convenhamos que www.mariangela.tk é bem mais simples... (Já registrei, meninos; não há de quê! Só não criei www.bolos.tk porque alguém chegou antes).

Aproveitando que estava lá de bobeira, criei também um atalho para este blog que vos tecla: www.cora.tk. Mais econômico, só www.cr.tk ou, vixe, www.c.tk -- mas, como eles podem ser um país minúsculo mas nem por isso são bobos nem nada, estes endereços chiquérrimos me custariam, respectivamente, US$ 1.000 e US$ 2.500 dólares anuais.

Acho legal, e espero de coração que alguém pague, para que nós possamos continuar usando os outros de graça por muitos e muitos anos...




8.7.02


BlogChalking

Há um novo ícone no blog, ali à esquerda, logo abaixo do termômetro com a temperatura do Rio. Ao passar o mouse por lá, quem vem aqui pode ver o meu nome, ficar sabendo que sou uma mulher que tecla da Lagoa, no Rio de Janeiro, Brasil, e que passo 60% do meu tempo online, conectada em banda larga (e poderia também saber a minha idade que, embora eu não esconda, também não vejo porque deva sair alardeando por aí).

Isso se chama BlogChalking, e é uma invenção do Daniel Pádua. Ele se inspirou em dois movimentos diferentes, o WarChalking (em que, essencialmente, usuários de sistemas wireless rabiscam símbolos de giz nas paredes ou no chão de um ponto onde haja um vazamento de banda para que outros possam se conectar de graça) e o mapeamento do NYC Bloggers -- que, na minha última visita ao site, já reunia 1145 blogueiros perfeitamente localizados.

O BlogChalking do Daniel permite que a gente descubra através dos próprios blogs onde eles se situam geograficamente -- e, a partir daí, encontre a turma da gente ao vivo, no boteco da esquina. Em resumo, uma daquelas idéias simples, mas extremamente práticas que, imagino, ainda vai dar muito pano pras mangas.





Gente que escreve bem costuma ser muito parecida com o que escreve. Caso típico: Fernando Pedreira, chique, elegante, ponderado. Sem medo de pensar com a própria cabeça (que pensa, aliás, muito bem) e de dar a sua opinião, sempre com a maior classe. Adoro o Pedreira!





Inutilidade

Fui assistir a Infidelidade. Detesto Adrian Lyne e já tinha odiado Atração Fatal; mas me disseram que este filme era toda uma outra história, que tinha boas sacadas e assim por diante. Pois disseram errado. O filme é o mesmo de antes, com a mesmíssima visão burguesa e moralista do mundo. O roteiro, absolutamente primário, é de uma tal idiotice que mal dá para acreditar que tenha sido escrito, que dirá filmado. A "moral"... bom, nem vamos tocar nisso, né? Mas o pior de tudo, mesmo, é a mensagem subliminar: como é que pode uma mulher trair um marido rico?! Arghhh...

(Em compensação, estou lendo The God of Small Things, de Arundhati Roy, e achando deslumbrante.)





Parabéns, Pulso Único!

O Pulso Único, um dos meus blogs favoritos, acaba de ganhar um merecidíssimo primeiro lugar do Prêmio Kit.Net na categoria Blogs/Páginas Pessoais. A gente vai e custa a acreditar que todo aquele conteúdo é produzido por um sujeito só; mas é. Tenho a maior admiração pelo trabalho do Eduardo Stuart, uma das pessoas que fazem com que o mundo blog seja a delícia que é.





Gozado como, de vez em quando, a internet dá uns ataques de bobeira geral, em que coisas sem sentido, ou com um sentido mínimo, acabam ganhando uma dimensão inacreditável. Este homem aranha mui macho, por exemplo, que pula de email em email desde a semana passada, começou, agora, a aparecer nos blogs. Já me encontrei com ele na Rosana, no Dudi (de onde puxei o link: merci, Dudi!) e, como não podia deixar de ser, no Eduardo, que, é claro, dá o serviço completo (como sempre!). Qual é a graça? Sei lá, mas sei que eu mesma, que não sou muito de fazer essas coisas, mandei ele adiante para um monte de gente... e acabo de postá-lo aqui! Vai entender.





LINKS DA COLUNA DO INFO ETC.

Para quem vem lá do GLOBO, aqui estão os links da semana:

Nokia, a pioneira hi-tech dos desfiles de moda

Samsung, patrocinadora da SP Fashion Week

Ela, o maravilhoso caderno editado pela Mara Caballero. Parênteses para uma fofoca de redação: o principal responsável pelo look do Info etc. foi, durante muitos e muitos anos, o Leonardo Drummond, mesmo paginador do Ela, o que explica por que o caderninho sempre foi tão chique e inovador em termos visuais. O Leozinho é, afinal, um dos melhores diagramadores do pedaço, um cara criativo, sempre cheio de idéias radicais e diferentes. E é claro que, em pouco tempo (para minha grande satisfação) todo mundo na redação estava chamando o Info etc. de "Ela com tomada"... Fecha parênteses.

Repórter Mosca, o inseto que é um achado.

Os diversos sabores da Casa Branca: gov, com, net e org (o meu predileto).

A Pipoca, menor dos quadrupinhos da Família Gato, monopolizou as atenções da casa durante a semana e, claro, acabou aqui no blog. A quem ainda não viu os comentários feitos nos updates periódicos que fiz a respeito da sua saúde, recomendo a leitura: eles são mais uma demonstração de quanta gente legal freqüenta o blogverso. A todos, muito, muito obrigada! Neste momento eu, pessoalmente, acho a Pipoca melhorzinha. Está miando mais, e reclamando de forma mais contundente do que lhe está acontecendo. Isso é um bom sinal! :-)

E, nos comentários:

[-o__o]
[Cláudio Motta]
[Emerson]



05:38





7.7.02


Webcam interativa



O Maurício Martins achou esta webcam. Muito curiosa: ela está virada para um monitor, há uma caixa de diálogo e você digita a mensagem que quer ver lá longe... Conforme se pode notar, funciona: aí está a msg que enviei. Qual a utilidade disso? Sinceramente, nem desconfio. Esse povo não tem mais o que inventar. Ou fazer... (coisa, aliás, amplamente comprovada pelo resto do site, que merece a visita).





Família Gato: update

A Pipoca continua nos preocupando. Ontem o dr. Jaime achou que ela estava um pouco pior, com sinais de icterícia, e foi até Teresópolis buscar um medicamento especial, à base de amino-ácidos (ninguém tinha este soro por aqui). Está fraquinha, é um gatinho pequeno e já perdeu muito peso, mas à noite tive a impressão de que estava melhor, mais esperta e mais reclamona, tentando impedir que a gente a alimentasse. Ela está dormindo com a Bia, que é uma ótima enfermeira.