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2.3.02


O que h� com os comentes?!
Fala s�rio!


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Isso l� � resposta que se d�?!

J� baixei os HTMLs do YACCS, mas ainda tenho a vaga... muito vaga!... esperan�a de que isso seja problema passageiro e o Fala S�rio volte ao ar. E sim, eu sei, eu sei, eu tenho que mudar tudo pro Greymatter... {SIGH}







Helsinki






Ontem � tarde o Gilberto Scofield me disse que estava indo para Helsinki hoje e, de repente, fiquei com muita saudade desta cidade austera, mas de gente calorosa e simp�tica, onde passei t�o pouco tempo.

O mundo � mesmo vasto e variado: tantos lugares, t�o pouco tempo.

(estou precisando organizar minhas fotos)





Usu�rio de Mac e Linux
tamb�m paga imposto!

Carlos Laviola informa:

A turma do CIPSGA est� organizando um abaixo assinado sugerindo que o software de declara��o do imposto de renda seja portado para outras plataformas. Para assinar, basta acessar o site e seguir as instru��es.

Vamos l�, gente. � um absurdo que o governo apenas disponibilize este software para quem usa Windows. Por que temos, sempre, que fazer o jogo da M$?!






Gatos, � claro...




Esta � Tibita, do Carlos Afonso, a gatinha mais bem conectada da rede.



A foto da Sissi, que mora com a Maria Beatriz, estava no notebook e entrou depois: n�o valeu a espera?



Hitchcock, o quadrupinho que adotou o Xex�o h� poucas semanas, mas j� manda na casa.






1.3.02


Sexta � tarde, na reda��o

Recebo um e-mail do Nelson Vasconcelos, a caminho de virar notinha nas Parab�licas:

RIO -- Aproxima-se o fim de semana e come�a a aparecer de tudo nas reda��es. Agora mesmo recebi um e-mail decantando a presen�a da cacha�a em uma feira de alimenta��o e birita no Jap�o. Trata-se, mais especificamente, da Food and Beverage Exhibition. Que tamb�m atende por uma simp�tica sigla: Foodex.
Pode? N�o, n�o pode.
OBS: a quem interessar, a Foodex acontecer� de 12 a 15 de mar�o, em T�quio.
(Nelson Vasconcelos)







Doze perdidos numa noite suja

Ali�s, por falar nisso, a Marina, do elegant�ssimo Blowg, mandou extremamente bem ao falar da Joana Prado:

"N�o fa�o parte das pessoas que vibram com a derrubada geral que est�o fazendo com ela. � t�pico da mulher sentir um prazer oculto numa hora dessas e eu n�o estou dizendo que sou uma exce��o. Ela n�o � mais gostosa. Mas ela n�o sabe disso. Ela � apenas uma v�tima num jogo cruel que se faz com a mulher. Ela est� desesperadamente tentando manter seu corpo, que � seu ganha p�o. Ela n�o sabe que exagerou. Ela s� quer que as celulites sumam. Ela s� quer fazer o que se espera dela -- manter o corpo, o silicone, a bunda. Ela tem medo que despenque tudo, o que � um crime dos mais graves. Ela est� presa a uma imagem. Sim, ela deve estar tomando bomba e isso � triste. Ela � uma v�tima e eu, que nunca fui com a cara dela, nem acho gra�a nas toneladas de montagens que andam fazendo na internet. Pobre Feiticeira."






Enfim, uma boa not�cia!

N�o, crian�as, o mundo n�o precisa, necessariamente, se nivelar por baixo, e se vulgarizar al�m de qualquer medida, como se v� hoje na nossa televis�o. O exemplo, pasmem! vem do M�xico, onde a Pepsi e cerca de outros vinte anunciantes de peso est�o se recusando a patrocinar o Big Brother do grupo Televisa, por discordarem do seu conte�do. As empresas pertencem a uma associa��o que se op�e � viol�ncia e ao sexo na televis�o.

-- Esses programas abusam da intimidade e da dignidade humana para uso comercial, -- afirmou Francisco Gonz�lez Garza, presidente da A Favor de lo Mejor, que possui tr�s mil membros no M�xico. -- Este tipo de lixo na televis�o n�o ajuda a popula��o.

A not�cia, dada pela Bloomberg, foi pescada pelo Mario AV.






28.2.02


Isso aqui � muito legal...!





R.I.P.

Um excelente blog, o Evas�o de Privacidade, sai do ar: acho uma pena.
Suas �ltimas palavras:

VLADIMIR: Isso fez o tempo passar.
ESTRAG�N: Teria passado sem isso.
VLADIMIR: Sim, mas n�o t�o rapidamente.

(Beckett, 'Esperando Godot'.)






Para ingl�s ver, e mais...

T� l� no blog do meu amigo Rodrigo Belchior:

No dia 4 de mar�o, �s 17:30, o Villa-Lobinhos estar� se apresentando na sede do Crian�a Esperan�a no Cantagalo e contamos com a presen�a de sua alteza o pr�ncipe Charles, herdeiro do trono ingl�s. �s 20:00 desse mesmo dia, estaremos no Palace Hotel encerrando o discurso do pr�ncipe. No dia seguinte, 5 de mar�o, �s 17:00, estaremos realizando no museu Villa-Lobos um concerto pelo anivers�rio do grande mestre da m�sica, Heitor Villa-Lobos. Entrada franca, apare�a para conferir.

O no., que tem acompanhado a trajet�ria do Villa-Lobinhos, j� publicou duas �timas mat�rias sobre o projeto. Quem quiser maiores informa��es e, sobretudo, quem quiser ajudar, pode mandar um e-mail pro Rodrigo, ou mesmo bater um fio pra l�: (21) 2540-5890.






Ainda sobre pirataria


(Qual � qual? O da esquerda � coreano, e custou US$ 12; o da direita, americano, custou quase tr�s vezes mais. Os dois s�o leg�timos produtos da Columbia Tristar Pictures, sem falsifica��es.)

A Flavia fez uma pergunta interessante num dos coment�rios do post logo abaixo do gatinho dorminhoco:

"Tire uma duvida minha, por favor, pertinente a essa "divis�o do mundo em regi�es". Se eu mandar vir o DVD brasileiro do "Auto da Compadecida" pros EUA, n�o conseguirei assistir no meu equipamento americano?"

A menos que o disco tenha sido feito para todas as regi�es (informa��o que consta num quadrinho pequeno, em geral num dos cantos inferiores da caixa, onde se l� ALL), n�o vai n�o, Flavia -- assim como se voc� mandar vir da Inglaterra a cole��o completa do Black Adder tamb�m n�o vai poder ver.

Para dar uma id�ia do absurdo que � isso, imagine comprar um CD no Brasil e n�o poder ouv�-lo no Jap�o, ou ganhar um livro de um amigo australiano mas n�o poder l�-lo na Fran�a. Ou, ainda, imagine-se toda contente, voltando das f�rias e trazendo consigo v�rios preciosos DVDs europeus que jamais encontraria aqui, todos legitimamente comprados com o seu rico dinheirinho, em pontos de venda perfeitamente legais -- mas impossibilitada de assist�-los porque o sr. Jack Valenti e seus cupinchas de Hollywood acham isso muito perigoso para os seus (deles) neg�cios...

Esta divis�o, inteiramente arbitr�ria -- e, em alguns pa�ses, j� considerada ilegal -- foi institu�da pela MPAA sob a alega��o de que os filmes n�o estr�iam ao mesmo tempo no mundo inteiro, e que freq�entemente s�o lan�ados nos EUA em DVD antes de chegar aos cinemas em outros pa�ses. Isso nunca chegou a ser problema com as fitas de video, j� que os sistemas de TV da Europa, do Jap�o e dos Estados Unidos, seus principais mercados, s�o incompat�veis. Mas com o DVD a coisa muda de figura.

De modo que, para -- em tese! -- garantir p�blico para a exibi��o dos filmes nas salas, Hollywood adicionou um sistema de identifica��o regional � criptografia dos DVDs (o infame CSS), exigindo dos fabricantes de players que pusessem, nas m�quinas, mecanismos de leitura que assegurassem que apenas DVDs "autorizados" funcionariam nelas.

Toda essa hist�ria de lan�amentos diferenciados at� poderia ser verdade -- se n�o fosse t�o obviamente mentira. O que est� por tr�s da divis�o em regi�es n�o � a preserva��o do p�blico das salas de cinema, mas, como de h�bito, a pura e simples gan�ncia dos produtores, que querem continuar tendo o privil�gio de arrancar o m�ximo poss�vel do couro dos usu�rios, evitando que comprem DVDs onde os encontrem a bom pre�o. E, de quebra, determinando o que eles podem (ou n�o) assistir. Em suma: controle absoluto da distribui��o.

Por exemplo: acabo de dar uma busca em O S�timo Selo, de Bergman, que custa US$ 35,99 na Amazon.com: no Brasil, ele custa o equivalente a US$ 16,92 (R$ 39,90 nas Lojas Americanas); na Inglaterra, o equivalente a US$ 26,38 (� 18.59 na Blackstar); e, na Fran�a, o equivalente a US$ 24,79 (� 28,66, na Fnac). Com exce��o da edi��o da Fnac (que vem, inclusive, com um segundo filme, a respeito do qual n�o h� informa��es no site, e que chama-se Ville Portuaire -- ser� o Port of Call? socorro, S�rgio Augusto!), as outras s�o iguais.

Outro exemplo? Cheque esta estranh�ssima equa��o da Amazon, que cobra US$ 18,74 pelo Matrix nos EUA e �18.99 na Inglaterra, numa convers�o monet�ria no m�nimo peculiar.

Quando estive em Seul, no ano passado, comprei a vers�o do diretor de Lawrence da Ar�bia. Um DVD perfeitamente legal, com todos os selos da Columbia, folheto e tudo o mais, s� para comparar com a edi��o americana, que eu j� tinha em casa. Ela custou cerca de US$ 12, contra os US$ 33,49 da Amazon.com. Com exce��o das caixas, diferentes, os discos s�o rigorosamente iguais, at� no selo; os dois (melhor dizendo, os quatro: s�o dois por caixa) t�m os mesmos extras, e at� legendas nas mesm�ssimas l�nguas, entre elas portugu�s do Brasil. Se eu puser no ar, n�o h� como dizer qual � uma e qual � a outra. Mas enquanto a edi��o americana s� roda na regi�o 1, a coreana s� funciona na regi�o 3.

� perverso isso, ou o qu�?!

Felizmente, nem tudo est� perdido para n�s, usu�rios: ambas funcionam muito bem, obrigado, no meu player, que � code free e, portanto, l� DVDs de qualquer parte do planeta, assim como o drive de DVD do meu computador. A meu ver, ali�s, esta � a principal caracter�stica que se deve buscar tanto nos players quanto nos drives: liberdade. O resto � firula.

Na OpenDVD.org h� uma boa cole��o de textos sobre esta aberra��o cultural/comercial. A partir de l�, chega-se a listas de equipamentos decentes, que aceitam discos de qualquer proced�ncia. E assim como, antigamente, se fazia a transcodifica��o dos aparelhos de video-cassete, � poss�vel, em alguns casos, dar um jeitinho em players e drives defeituosos.



PS: Os est�dios nunca foram mesmo de confian�a. Acabo de encontrar uma carta maravilhosa que Groucho Marx escreveu para a Warner Brothers, quando esta quis proib�-lo de filmar Uma noite em Casablanca, aparentemente receosa de que os espectadores confundissem a Ingrid Bergman com o Harpo.




27.2.02




Ganhei da Ju... :-)





E os piratas somos n�s...

Certas pessoas n�o aprendem nunca! Depois de ir a todos os tribunais dispon�veis � �poca contra o lan�amento do video-cassete, com a desculpa de que Hollywood iria � fal�ncia a partir do momento em que os espectadores pudessem fazer c�pias dom�sticas do que se mostrava na televis�o, Jack Valenti anda agora �s voltas com os formatos digitais.

O presidente da MPAA (Motion Pictures Industry Association of America) -- hoje, junto com a RIAA, uma das maiores ame�as � liberdade de express�o no planeta -- acaba de enviar uma carta ao Washington Post propondo, assim como quem n�o quer nada, que fabricantes de computadores e de players de DVD instalem, em suas (quer dizer, nas nossas!) m�quinas, sistemas de seguran�a que verifiquem a "legitimidade" dos filmes exibidos.

Sim, claro: depois dos mecanismos escusos com que o XP est� entregando toda a nossa vida digital � M$, e da indecent�ssima divis�o do mundo em "regi�es" para os DVDs, obtida pela MPAA, s� nos faltava mesmo isso...

O problema, choraminga Jack Valenti, � que pouqu�ssimos filmes de Hollywood se pagam na exibi��o em salas de cinema; os produtores s� conseguem correr atr�s do grande preju gra�as �s vendas e o aluguel das fitas cassete (sim, aquelas que o mesmo senhor Valenti n�o teria sequer deixado chegar ao mercado h� 30 anos) e dos DVDs (que ele agora quer botar debaixo de tranca e cadeado). Se os usu�rios conseguirem fazer c�pias dos filmes, de que sobreviver�o os pobres trabalhadores de Hollywood?

Quem chama a aten��o para esta carta safada � Thomas Greene, escrevendo de Washington para o The Register. Ele aproveita para mandar um recado para a turma do senhor Valenti: que tal resolver a grave quest�o da receita em queda fazendo uma coisa realmente diferente, como... bons filmes? Todo mundo iria assistir, e pronto, o problema estaria resolvido.

Eu acho uma �tima proposta! Pensem s� em quantos filmes como "O Gosto dos Outros" ou "P�o e Tulipas" (para citar apenas duas maravilhosas produ��es europ�ias) uma bomba como aquele indiz�vel "Pearl Harbor" n�o teria financiado?! Quantos bons filmes n�o se teriam feito apenas com a verba de marketing de "Intelig�ncia Artificial"? Ou de "Harry Potter"?





25.2.02


Teste-se!

Encontrei na Jululi este estranho teste. Siga as instru��es e responda �s perguntas, uma de cada vez, MENTALMENTE e t�o r�pido quanto poss�vel, mas n�o siga adiante at� ter respondido a anterior.
Vamos l�, uma de cada vez:

Quanto �:





15+6






89+2






12+53






75+26






25+52






63+32






sim, c�lculos matem�ticos s�o dif�ceis, mas agora vem o verdadeiro teste; seja persistente e siga adiante:






123+5






R�PIDO! PENSE NUMA FERRAMENTA E NUMA COR!







e siga adiante...






mais um pouco...






um pouco mais...

















Voc� pensou num martelo vermelho, n�o foi??? Se n�o pensou, voc� faz parte dos 2% da popula��o suficientemente diferentes pra pensar em outra coisa (mas eu n�o sei dizer se isso � bom ou ruim; vai ver o Kimble a� embaixo pensa em alicate cor-de-rosa). 98% das pessoas respondem martelo vermelho quando fazem este exerc�cio: comigo n�o deu outra. (Mas esta estat�stica n�o � confi�vel, conforme a gente pode constatar facilmente lendo os coment�rios.) Se voc� souber a explica��o pra isso, por favor, deixe um coment�rio me esclarecendo o por qu� deste intrigante mist�rio; se voc� n�o souber, tudo bem, mas deixe um coment�rio tamb�m pra gente ver se � isso mesmo, OK? Que coisa esqusita...!








Circo Internacional de Haia

Est� se fazendo, mundo afora, uma grande onda em torno do julgamento de Slobodan Milosevic, ex-presidente da Iugosl�via, pelo Tribunal Internacional de Haia. Milosevic �, nem se discute, um carniceiro, um assassino sem perd�o, um genocida cujas a��es n�o podem, nem devem, ficar impunes; mas este "tribunal" s� vai ser digno do meu respeito no dia em que puser George W. Bush no banco dos r�us. At� l�, n�o passa de uma encena��o grotesca, de uma euro-palha�ada para dar � massa mundial de telespectadores a falsa id�ia de que h� justi�a no planeta.






Blog. Blog. Blog.

No segundo desses blogs, o do Haroldinho, h�, inclusive, uma coisa muito gozada, que em tese eu teria sabido atrav�s dele mesmo por um e-mail gracinha que ele mandou e eu, aparentemente mal-educada, ainda n�o respondi (desculpa, eu sei, mere�o 22 chibatadas!!! mas... como � que voc� foi me mandar este e-mail logo pra minha mailbox do Globo?! s� encontrei a msg na sexta passada!!!) e soube, de fato, pelo Luiz Patriota, num coment�rio feito aqui h� uns dias, em que ele (o Luiz) escrevia:

"Ent�o quer dizer que o Concatenum informa que o Haroldinho encontrou o seu nome numa revista de palavras cruzadas do Coquetel e disse que isso quer dizer sucesso? Parab�ns!!!"

Bom, que achei isso muito legal achei sim; mas sucesso, sucesso mesmo, pra valer... ah, isso s� quando a gente vira prato de comida, tipo Fil� Oswaldo Aranha ou Sopa Le�o Veloso.







24.2.02


Que viagem...!




Leitores mais antigos deste blog, como Jean Bo�chat, talvez ainda se lembrem do Kimble, um picareta alem�o esquisit�ssimo que, logo depois dos atentados de 11 de setembro, prop�s a cria��o de uma "associa��o de hackers inteligentes contra o terrorismo". Bom. Parece que o site do cara, cujo hobby � viajar pelo mundo gastando o m�ximo de dinheiro poss�vel (coisa que, reconhe�o, ele faz com razo�vel sucesso) virou, na �poca, alvo de 12 entre dez hackers, e passou uma boa temprada de molho, fechadinho da silva.

Tenho a impress�o que, ultimamente, o Kimble decidiu segurar a m�o nas Mercedes e nos iates, gastando um pouco mais com firewalls e sistemas de seguran�a, porque o site est� de novo no ar. Vale a visita. O cara tem um ego maior do que ele mesmo (e olha que ele � grande -- e nojeeeeeento!!!), � louco de pedra, mas n�o s� sabe escolher bons lugares, boas casas e boas m�quinas como, ainda por cima, anda com gente que fotografa muito bem.

Para quem tem est�mago, � uma viagem. Ali�s, v�rias.

Adendo, algumas horas depois: Geeeeeeente, o cara � um personagem ainda melhor do que eu imaginava! Sabem onde ele est� neste momento? NA CADEIA! � uma hist�ria e tanto, vejam:

O alem�o Kim "Kimble" Schmitz pode ser acusado de tudo, menos de n�o ter senso de autopromo��o. Preso na �ltima sexta-feira, na Tail�ndia, sob a acusa��o de fraude financeira, o seu site anunciava para esta segunda-feira, dia 21, sua "morte", supostamente por suic�dio. Mesmo com Schmitz na cadeia, seus colaboradores deram continuidade ao "projeto", na verdade, um golpe publicit�rio.

Este � o come�o da reportagem publicada h� um m�s, na Inform�tica do Terra, para a qual o Daniel me chamou a aten��o, num dos coment�rios aqui embaixo. Pena que nenhum dos fot�grafos est� no xilindr� com ele, para registrar novos e empolgantes momentos inesquec�veis...













O Minist�rio da Sa�de adverte

Se voc� est� sem tempo, nem pense em clicar nesta p�gina! � o jogo do fusquinha, da HP. Meudeusdoc�u, que coisa simplesmente viciante...!!! Eu aqui com mil e-mails pra p�r em dia, com frila pra escrever, livros e revistas pra ler, gatos pra cuidar e curtir, gastando HORAS guiando um fusquinha idiota por cima de uma mesa...!!! HELP!!!