8.9.01 Mais um golpe $ujo!John Rhodes � um especialista em... usabilidade, digamos assim. Ele estuda websites e ferramentas de navega��o, e � uma voz importante na rede. Num excelente artigo escrito para a sua newsletter WebWord, ele analisa, passo a passo, a mais recente gracinha da Micro$oft na sua estrat�gia de dominar a internet: seq�estrar os erros de p�gina (os famosos 404) para a m�quina de busca da MSN (fraqu�ssima, por sinal). A coisa � bem mais complicada do que parece � primeira vista, mas essencialmente resume-se ao seguinte: quando o usu�rio digita uma URL errada, ou vai atr�s de uma URL que n�o existe mais, ele cai no servidor, que o avisa disso. Ao interceptar a mensagem do servidor e apresentar a m�quina da MSN, a M$ est� transferindo a ess�ncia da rede do servidor para o cliente, ou seja, para o Internet Explorer. E por que faria isso? Porque, como se sabe, ela est� longe de ser a escolha universal em servidores internet. Ao contr�rio, � quase monop�lio na �rea de clientes. Esta � n�o s� uma forma de maquiar a rede, mas de arrastar os usu�rios para o uso de seus produtos e ferramentas. Enfim, mais uma jogada suja, mas suja mesmo. Leiam o que Rhodes escreve, � da maior import�ncia. Se voc� n�o clicou l� em cima, clique aqui agora. Esc�ndalo etimol�gicoQuem levanta essa bola � o Sergio Faria, no seu BBS (Blog Best-Seller): h� dois erros no novo dicion�rio Houaiss num �nico verbete, mas n�o digo qual (nem quais) para voc�s irem at� l� -- ele faz um dos melhores blogs do peda�o. Embora eu seja, teoricamente, do "campo oposto" -- Aur�lio era meu padrinho, e melhor amigo do meu pai -- n�o acho que dicion�rio seja Fla-Flu, n�o gostei da forma como foi lan�ado o Houaiss e essa not�cia me entristece. Numa obra de refer�ncia dessa monta, o m�nimo que se espera � informa��o fidedigna. Aten��o: c�pia descarada!Confesso: roubei esta utiliss�ma nota, tal e qual, dos escritos do meu querido C@T, l� na Globonews. A causa, por�m, � nobre: as dicas s�o excelentes.Busca de imagensDo impec�vel Conca, chega a not�cia de que temos na pra�a novos servi�os gr�tis de busca de imagens: o do Google (ainda em beta) com 250 milh�es de imagens e o PicSearch. O velho buscador do AltaVista cuspia basicamente imagens chatas da Corbis e acabava sendo de pouca serventia. J� esses dois novos sites fazem a ressalva de que as fotos indexadas podem ser protegidas por direito autoral. A decis�o de us�-las ou n�o fica por conta da usu�ria. No dia que esses caras incorporarem uma busca avan�ada gr�fica, como o QBIC da IBM, a� sim, a cobra vai fumar. Para uma pequena amostra, v� at� o Hermitage e depois experimente pesquisar pra valer. Welt Wide WebGra�as ao Der Schockwellenreiter, o internETC. est� pintando nas paradas alem�s: agora foi o EuroRanch que mandou um link. Eles gostaram do site porn� da Barbie... Danke, J�rg! Momento CarasOntem foi anivers�rio do Paulo Autran, e a T�nia fez uma festa linda. Muita gente interessante -- mas, com eles dois l�, n�o sobrou para mais ningu�m, � claro. Detalhe: a T�nia � (talvez junto com a Vera Fischer) a atriz de maior star quality que j� vi. Ela entra numa sala e vira o centro das aten��es, automaticamente. � incr�vel, n�o falha nunca! Infelizmente, n�o h� filme ou televis�o que consiga captar isso. (CoraCam) "Sinergia"Grandes conglomerados t�m dessas coisas. H� algum tempo, a Time Life comprou uma empresa chamada Time4 Media, que publica, sob o selo TransWorld, cerca de uma dezena de revistas pequenas especializadas em esportes radicais. Depois, a pr�pria Time juntou-se com a Warner e, ainda depois, a America On Line comprou a Time-Warner. A compra das revistinhas, por modesta que tenha sido dentro deste mega-quadro, foi um �timo neg�cio. Os esportes radicais est�o crescendo de forma impressionante e uma delas, por exemplo, a TW Skateboarding, cresceu quase 25% nos dois �ltimos anos -- feito e tanto, nessa �poca de recess�o econ�mica. O grande desafio para essas publica��es � conservarem o aspecto indie, semi-amador, que cativou o p�blico inicialmente. Mas a TW Skateboarding, pelo visto, n�o tem com o que se preocupar. Na pen�ltima edi��o, foi encartado na revista um kit de acesso da AOL, a coisa toda foi selada em pl�stico -- e, ato cont�nuo, o c�u caiu sobre a reda��o. A AOL, como se sabe, n�o � um provedor exatamente benquisto pelas camadas mais radicais e conectadas do peda�o, ainda mais quando lacra a revista favorita dos usu�rios. Os leitores skatistas chiaram brabo, e at� o editor Eric Sentianin soltou o verbo: "Desculpem o vacilo na edi��o passada", escreveu na primeira p�gina da revista. "N�s aqui na revista s� descobrimos esta atrocidade quando os primeiros exemplares daquela bosta empacotada chegaram � reda��o. N�s nos sentimos t�o invadidos quanto voc�s." At� agora, ele continua no cargo. ExcentricidadeDo Nosso Departamento de Id�ias Cretinas: conta o Dave Pell no Next Draft, um bom clipping eletr�nico de not�cias (que, por sinal, descobri atrav�s de um banner aqui do Blogspot), que cientistas brit�nicos organizaram um movimento (no sentido absolutamente literal da palavra) para fazer com que um milh�o de crian�as inglesas ficassem pulando para cima e para baixo, em suas escolas, ao mesmo tempo. A id�ia era ver o que registravam os sism�grafos do pa�s que, naturalmente, nem se abalaram. O Dave sugere que essas crian�as passem a se alimentar, durante alguns meses, com a dieta das crian�as americanas -- quem sabe a� n�o funciona? Papo cabe�aEst� terminando hoje na Calif�rnia (�, parece que todos os eventos que me interessam acontecem l�; agora pergunto, n�o podia ser um pouco mais perto?!) o Web2001, encontro de pensadores e webmasters em que se est�o discutindo os rumos e tend�ncias da rede. O tem�rio est� �timo, mas tenho certeza de que nada a ser dito l� poder� suplantar a abertura feita por Stewart Brand, uma das cabe�as mais interessantes do mundo conectado. Um dos fundadores da Well (de Whole Earth 'Lectronic Link), modesto BBS de S�o Francisco que acabou se transformando na melhor comunidade virtual de todos os tempos (foi t�o bom enquanto durou...), Brand passa a vida fazendo uma coisa cada vez mais rara entre n�s, b�pedes: pensando. N�o se pode acus�-lo de n�o enxergar longe. Um dos seus projetos mais recentes � um rel�gio que, espera-se, vai marcar a hora certa pelos pr�ximos dez mil anos. A hist�ria completa deste rel�gio est� em "The Clock of the Long Now", publicado no ano passado. Como eu n�o consigo me garantir nem pelas pr�ximas dez horas, babo de admira��o por ele, autor de um outro livro extraordin�rio, "How Buildings Learn". 7.9.01
Uma das fotos que fiz da Lagoa est� l� no Cassio :-)
(eu sou uma t�pica fot�grafa-coruja -- mas acho que isso j� deu pra perceber, n�?) Mundo animalPostando novamente, pro meu amigo Carlos Irineu: Estou apaixonada por um livrinho que est�, acho eu, deixando todo mundo meio bobo: "Um dia daqueles". � um livrinho pequeno, em P&B, com algumas das fotos mais lindas de animais que j� vi. Acho que ningu�m sabe o nome do autor -- eu mesma n�o me lembrava, at� descobrir esta entrevista no site da Sextante, sua editora brasileira. � Bradley Trevor Greive, e eu gostei dele de cara porque, falando da sua inspira��o para fazer o livro, ele disse que ela veio num dia em que estava deprimido, foi ao cinema e voltou pior, porque o filme era com o Kevin Costner. Um cara que gosta de bichos e detesta o Kevin Costner n�o pode ser de todo mau, n�? Se voc� ainda n�o conhece o livro, clique aqui: este link leva a uma p�gina com dez das fotos, que podem ser enviadas como e-postais. Esta nota foi ao ar, originalmente, no dia 28.08.01 Um (j� velho) hai-kai informata que eu adoroTr�s coisas s�o certas: Morte, impostos e dados perdidos. Adivinhe qual aconteceu.
O que o Chico desenhou na toalha de mesa do Satyricon? O que o Mill�r acrescentou? Clique aqui para ver.
Em casa, com BushUma das coisas de que sempre gostei na web foi a grande, gigantesca dormida no ponto da Casa Branca, que ganhou por direito o dom�nio gov, mas n�o deu � rede suficiente import�ncia para se dar ao trabalho de registrar os www.whitehouse com e org. O primeiro, como todo mundo est� cansado de saber, � um dos mais lucrativos sites porn� do planeta. E o segundo... bom, o segundo � sensacional!!! Sobretudo quando a gente lembra que a atual administra��o n�o tem o menor senso de humor, e deve estar odiando aquilo tudo. O org � uma par�dia maravilhosa, que deu um trabalho c�o a sei l� quem, e que come�a com a den�ncia de um site falso da Casa Branca: o www.whitehouse... gov! Uma das provas: como � que um presidente mach�o feito Bush ia deixar aqueles tons past�is bichinhas num site oficial? "Patrocinado" pela NRA, pelas ind�strias de cigarro e petr�leo e pelo lobby da energia nuclear, ele � altamente recomendado para os anglo-parlantes, que v�o dar �timas risadas. Mas ainda que voc� n�o fale nada (nothing) de ingl�s (English), vai adorar o Jogo da Mem�ria de Ronald Reagan. 6.9.01 Gilda, um engarrafamentoAcabo de passar 3h35min no tr�nsito (tr�nsito?!), num percurso que, normalmente, fa�o em menos de 15 minutos. V�spera de feriado, Linha Vermelha fora de combate -- o que eu sei � que este foi o maior engarrafamento da hist�ria do Rio. � claro que eu tinha que estar nele. � claro tamb�m que, pela primeira vez, eu tinha que sair de casa sem nenhum livro ou revista na bolsa. E de prop�sito, ainda por cima, porque tenho uma pilha de contas para conferir e ia aproveitar o trajeto para fazer isso (o que n�o faria nunca, � l�gico, se tivesse algo decente para ler). ARGHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!! Nunca vi nada igual. Este engarrafamento cai, decididamente, na categoria daquela mulher que, 50 anos antes da Sharon Stone levar � loucura todos os homens com uma cruzada de pernas, fazia isso tirando apenas uma luva. Gilda. Nunca houve um engarrafamento como Gilda. Quando cheguei � reda��o, um dos primeiros e-mails que abri foi este: De: Rolland Gianotti - Chefe de Reportagem - Grande Rio - O GLOBO Enviada em: quinta-feira, 6 de setembro de 2001 19:26 Para: Usuarios Redacao - O GLOBO Assunto: tr�nsito: p/ quem pensa em ir para casa O tr�nsito est� ca�tico em toda a cidade -- sentidos sul e norte. A travessia do T�nel Santa B�rbara est� demorando quase duas horas (acaba de informar o Werneck, que abandonou o carro e veio a p� para o jornal). Antes que perguntem: Av. Brasil, Ponte Rio-Niter�i, Linha Amarela, T�nel Rebou�as, Avenida Presidente Vargas, Radial Oeste etc etc TUDO PARADO!!!!! Wundebar!Gente, que estranho: o internETC. saiu... na Alemanha! Num blog chamado Der Schockwellenreiter. Eu n�o entendi nada, � claro, mas t� se vendo que o mo�o sabe das coisas. Danke! Farra no Satyricon, um dos nossos points dos s�bados: T�nia (Carrero -- luxo pouco � bobagem, n�o?) observa o Mill�r e o Chico (Caruso: n�o fazemos por menos...) rabiscando a toalha. Aguardem, a qualquer momento, a publica��o do desenho, em edi��o extraordin�ria. (CoraCam) � cada coisa que se acha...Date Fri 5/28/99 1:07 PM From: Cora Ronai (cronai@well.com) To: newsfeedback@wired.com Subject: Global vs. Local Domains With regards to the article, ("AOL Loses Brazil Ruling," 27.May.99), the question of "global" trademarks versus "local" trademarks is much more delicate than it seems. Companies like AOL will, of course, always have to face the fact that wise guys everywhere have realized their trademark�s quick money potential long before the companies themselves fully realized what the "global" in globalization means. But, on the other hand, many long-established, bona fide local companies are often faced with quite costly legal battles over their own trademarks. A case in point is delta.com.br, also in Brazil, which belongs to Editora Delta, the country�s most respected encyclopedia publishers, and who almost lost their domain to Delta Airlines. When you are dealing with a rip-off, as is, in my view, the aol.com.br case, the solution, being essentially a financial question ("How much?") doesn�t involve very complicated equations. The issue gets on an entirely different level, however, when small local companies -- who want to keep their own old names, don�t want to sell them and can be seriously harmed by costly lawsuits -- have to face the clout of global companies that want their domain names. Eu estava procurando uma coisa inteiramente diferente e encontrei este post de tr�s anos atr�s. T� valendo -- mas eu me prefiro em portugu�s. A culpa � da M$. Como sempre.O problema de se ler tanta coisa quanto eu leio � que, quando a gente quer descobrir onde foi que leu o que leu, n�o lembra mais. Tudo isso para dizer que n�o lembro mais onde li algu�m reclamando de algo que tamb�m me chamou a aten��o: o gradual sumi�o das p�ginas de erro 404 (aquelas que nos informam que o site que procuramos n�o est� l�). E por que est�o sumindo essas p�ginas? Ora, por causa da Micro$oft, naturalmente. Para usu�rios de IE, o erro 404 � substitu�do pela janela de uma m�quina de busca da M$, que se oferece para procurar outra coisa. Pr�tico, dir�o voc�s. Assustador, digo eu. ...$c@Ry... ...cRe&pY... Juro: j� estou come�ando a ter arrepios cada vez que tento fazer alguma coisa distra�da, me virar casualmente para o lado ou respirar mais fundo. Um dos efeitos colaterais desta homogeneiza��o universal, desta microsoftiza��o planet�ria, � a morte da fabulosa biodiversidade que habitava as p�ginas de erro, e que, �s vezes, nos oferecia deliciosas limonadas extra�das do amargo lim�o do desencontro (ha!). Para ter uma id�ia do que estou falando, clique aqui. Adendo, no dia 6.09, �s 22h25: Lembrei, afinal, de onde li a mat�ria. Foi na CNET. Adendo, no dia 8.09, �s 21h39: �, mas a CNET leu aqui! Li��o de coisasNem sempre o que � mais novo � melhor. Esta frase -- altamente reconfortante para senhoras da minha provecta idade -- � perfeita em rela��o a programas que est�o na mira do Grande Irm�o. Leia-se, sobretudo, softwares que, de uma ou de outra forma, transportam e/ou embalam a chamada "produ��o intelectual", e esbarram, conseq�entemente, em leis de direito autoral elaboradas no Pleistoceno, recentemente ajustadas � arrogante gan�ncia das mega-corpora��es americanas. Muitos de n�s j� passamos pelo desgosto de trocar a vers�o perfeitamente boa de um programa por uma nova, "aprimorada", que acaba n�o funcionando direito, ou n�o funcionando de todo -- mas, quando chegamos a descobrir isso, � tarde, e a vers�o legal (no bom sentido) j� era. Chato? Demais. Triste? Nem tanto: este blues tem cura. Ela est� no Old Version, site onde uma criatura do bem mant�m 59 diferentes vers�es de doze programas estrat�gicos, do Adobe Acrobat ao Zone Alarm. 5.9.01 Ador�veis argentinos![]() Este cartaz est� espalhado pelas calles de Buenos Aires. O que eu gosto de ver � como eles s�o carinhosos com a gente. Isso, claro, pra n�o falar na sua tradicional eleg�ncia e sutileza. (Valeu, Cl�udia!) HP/Compaq: big deal...N�o � � toa que estou cansada do caso HP/Compaq: mal comparando, � o seq�estro do SS da imprensa especializada em neg�cios. O WSJ montou um dossi� especial em tempo recorde. Made in casaEsqueceu o folheto do CD no taxi? O cachorro comeu o estojo do DVD? Seu irm�o pequeno acabou com aquele CD b�rbaro que voc� ganhou no outro dia? No problema. A internet �, como o mundo, um lugar vasto e variado, onde, sabendo-se procurar, tudo se acha. Essas pequenas mis�rias da vida digital j� t�m solu��o. � s� clicar em CDcovers, achar a capinha perdida do CD ou do DVD favorito, fazer download e imprimir em casa. Fica uma beleza. Neste util�ssimo banco de imagens, h� ainda etiquetas e capas para uma infinidade de videogames. Antes que algu�m pense mal dos intuitos das almas abnegadas que suprem o estoque, informo: um dos patrocinadores do generoso s�tio � a Looney Tunes, que tamb�m merece uma visita. L� h� bons desenhos animados, pap�is de parede simp�ticos e screen savers lindinhos. Eu estou usando um deles. Do Frajola, claro. Mais um v�rus: haja saco!Aten��o: se voc� � usu�rio de Outlook, ponha as barbas de molho. A McAfee acaba de informar que h� um novo v�rus (melhor dizendo, um worm) comendo solto na pra�a. � o W32/APost@mm ("APost" ou "New Backdoor"), que apareceu nas �ltimas 24hs. Para variar, os e-mails infectados chegar�o aos destinat�rios, provavelmente, atrav�s de endere�os conhecidos, j� que o esquema � mais ou menos semelhante ao dos �ltimos worms que andaram por a�. Por enquanto apenas em ingl�s, ele tem as seguintes caracter�sticas: Subject: As per your request! Body: Please find attached file for your review. I look forward to hear from you again very soon. Thank you. Attachment: README.EXE Se o attach � aberto, o worm pula pro diret�rio do Windows e manda um filhote pra cada endere�o registrado no Outlook. Em seguida exibe uma caixa de di�logo dizendo "Urgent!", em que h� um �nico bot�o, "Open". � ao clicar nele que o inocente usu�rio detona as mensagens contaminadas para todos os seus amigos, conhecidos e afins. Cumprida essa tarefa mals�, o W32/APost@mm gera uma msg de erro onde se l� "WinZip SelfExtractor: Warning"... e pronto. Maiores informa��es aqui. Ta�. � por essas (e muitas, mas muitas outras) que eu uso Eudora. Primeira li��o de inform�tica: |