blog*spot
get rid of this ad | advertise here
 



8.9.01

Mais um golpe $ujo!


John Rhodes � um especialista em... usabilidade, digamos assim. Ele estuda websites e ferramentas de navega��o, e � uma voz importante na rede. Num excelente artigo escrito para a sua newsletter WebWord, ele analisa, passo a passo, a mais recente gracinha da Micro$oft na sua estrat�gia de dominar a internet: seq�estrar os erros de p�gina (os famosos 404) para a m�quina de busca da MSN (fraqu�ssima, por sinal). A coisa � bem mais complicada do que parece � primeira vista, mas essencialmente resume-se ao seguinte: quando o usu�rio digita uma URL errada, ou vai atr�s de uma URL que n�o existe mais, ele cai no servidor, que o avisa disso. Ao interceptar a mensagem do servidor e apresentar a m�quina da MSN, a M$ est� transferindo a ess�ncia da rede do servidor para o cliente, ou seja, para o Internet Explorer. E por que faria isso? Porque, como se sabe, ela est� longe de ser a escolha universal em servidores internet. Ao contr�rio, � quase monop�lio na �rea de clientes. Esta � n�o s� uma forma de maquiar a rede, mas de arrastar os usu�rios para o uso de seus produtos e ferramentas. Enfim, mais uma jogada suja, mas suja mesmo. Leiam o que Rhodes escreve, � da maior import�ncia. Se voc� n�o clicou l� em cima, clique aqui agora.



Esc�ndalo etimol�gico


Quem levanta essa bola � o Sergio Faria, no seu BBS (Blog Best-Seller): h� dois erros no novo dicion�rio Houaiss num �nico verbete, mas n�o digo qual (nem quais) para voc�s irem at� l� -- ele faz um dos melhores blogs do peda�o. Embora eu seja, teoricamente, do "campo oposto" -- Aur�lio era meu padrinho, e melhor amigo do meu pai -- n�o acho que dicion�rio seja Fla-Flu, n�o gostei da forma como foi lan�ado o Houaiss e essa not�cia me entristece. Numa obra de refer�ncia dessa monta, o m�nimo que se espera � informa��o fidedigna.



Aten��o: c�pia descarada!

Confesso: roubei esta utiliss�ma nota, tal e qual, dos escritos do meu querido C@T, l� na Globonews. A causa, por�m, � nobre: as dicas s�o excelentes.

Busca de imagens



Do impec�vel Conca, chega a not�cia de que temos na pra�a novos servi�os gr�tis de busca de imagens: o do Google (ainda em beta) com 250 milh�es de imagens e o PicSearch. O velho buscador do AltaVista cuspia basicamente imagens chatas da Corbis e acabava sendo de pouca serventia. J� esses dois novos sites fazem a ressalva de que as fotos indexadas podem ser protegidas por direito autoral. A decis�o de us�-las ou n�o fica por conta da usu�ria.

No dia que esses caras incorporarem uma busca avan�ada gr�fica, como o QBIC da IBM, a� sim, a cobra vai fumar. Para uma pequena amostra, v� at� o Hermitage e depois experimente pesquisar pra valer.




Imperd�vel


Sou sionista, diz Alberto Dines em excelente artigo no JB de hoje.



Welt Wide Web


Gra�as ao Der Schockwellenreiter, o internETC. est� pintando nas paradas alem�s: agora foi o EuroRanch que mandou um link. Eles gostaram do site porn� da Barbie... Danke, J�rg!




Momento Caras


Ontem foi anivers�rio do Paulo Autran, e a T�nia fez uma festa linda. Muita gente interessante -- mas, com eles dois l�, n�o sobrou para mais ningu�m, � claro. Detalhe: a T�nia � (talvez junto com a Vera Fischer) a atriz de maior star quality que j� vi. Ela entra numa sala e vira o centro das aten��es, automaticamente. � incr�vel, n�o falha nunca! Infelizmente, n�o h� filme ou televis�o que consiga captar isso.

(CoraCam)





"Sinergia"


Grandes conglomerados t�m dessas coisas. H� algum tempo, a Time Life comprou uma empresa chamada Time4 Media, que publica, sob o selo TransWorld, cerca de uma dezena de revistas pequenas especializadas em esportes radicais. Depois, a pr�pria Time juntou-se com a Warner e, ainda depois, a America On Line comprou a Time-Warner. A compra das revistinhas, por modesta que tenha sido dentro deste mega-quadro, foi um �timo neg�cio. Os esportes radicais est�o crescendo de forma impressionante e uma delas, por exemplo, a TW Skateboarding, cresceu quase 25% nos dois �ltimos anos -- feito e tanto, nessa �poca de recess�o econ�mica. O grande desafio para essas publica��es � conservarem o aspecto indie, semi-amador, que cativou o p�blico inicialmente. Mas a TW Skateboarding, pelo visto, n�o tem com o que se preocupar. Na pen�ltima edi��o, foi encartado na revista um kit de acesso da AOL, a coisa toda foi selada em pl�stico -- e, ato cont�nuo, o c�u caiu sobre a reda��o. A AOL, como se sabe, n�o � um provedor exatamente benquisto pelas camadas mais radicais e conectadas do peda�o, ainda mais quando lacra a revista favorita dos usu�rios. Os leitores skatistas chiaram brabo, e at� o editor Eric Sentianin soltou o verbo: "Desculpem o vacilo na edi��o passada", escreveu na primeira p�gina da revista. "N�s aqui na revista s� descobrimos esta atrocidade quando os primeiros exemplares daquela bosta empacotada chegaram � reda��o. N�s nos sentimos t�o invadidos quanto voc�s."
At� agora, ele continua no cargo.








Excentricidade


Do Nosso Departamento de Id�ias Cretinas: conta o Dave Pell no Next Draft, um bom clipping eletr�nico de not�cias (que, por sinal, descobri atrav�s de um banner aqui do Blogspot), que cientistas brit�nicos organizaram um movimento (no sentido absolutamente literal da palavra) para fazer com que um milh�o de crian�as inglesas ficassem pulando para cima e para baixo, em suas escolas, ao mesmo tempo. A id�ia era ver o que registravam os sism�grafos do pa�s que, naturalmente, nem se abalaram. O Dave sugere que essas crian�as passem a se alimentar, durante alguns meses, com a dieta das crian�as americanas -- quem sabe a� n�o funciona?





Papo cabe�a


Est� terminando hoje na Calif�rnia (�, parece que todos os eventos que me interessam acontecem l�; agora pergunto, n�o podia ser um pouco mais perto?!) o Web2001, encontro de pensadores e webmasters em que se est�o discutindo os rumos e tend�ncias da rede. O tem�rio est� �timo, mas tenho certeza de que nada a ser dito l� poder� suplantar a abertura feita por Stewart Brand, uma das cabe�as mais interessantes do mundo conectado. Um dos fundadores da Well (de Whole Earth 'Lectronic Link), modesto BBS de S�o Francisco que acabou se transformando na melhor comunidade virtual de todos os tempos (foi t�o bom enquanto durou...), Brand passa a vida fazendo uma coisa cada vez mais rara entre n�s, b�pedes: pensando. N�o se pode acus�-lo de n�o enxergar longe. Um dos seus projetos mais recentes � um rel�gio que, espera-se, vai marcar a hora certa pelos pr�ximos dez mil anos. A hist�ria completa deste rel�gio est� em "The Clock of the Long Now", publicado no ano passado. Como eu n�o consigo me garantir nem pelas pr�ximas dez horas, babo de admira��o por ele, autor de um outro livro extraordin�rio, "How Buildings Learn".




7.9.01
Uma das fotos que fiz da Lagoa est� l� no Cassio :-)
(eu sou uma t�pica fot�grafa-coruja -- mas acho que isso j� deu pra perceber, n�?)



Mundo animal



Postando novamente, pro meu amigo Carlos Irineu:

Estou apaixonada por um livrinho que est�, acho eu, deixando todo mundo meio bobo: "Um dia daqueles". � um livrinho pequeno, em P&B, com algumas das fotos mais lindas de animais que j� vi. Acho que ningu�m sabe o nome do autor -- eu mesma n�o me lembrava, at� descobrir esta entrevista no site da Sextante, sua editora brasileira. � Bradley Trevor Greive, e eu gostei dele de cara porque, falando da sua inspira��o para fazer o livro, ele disse que ela veio num dia em que estava deprimido, foi ao cinema e voltou pior, porque o filme era com o Kevin Costner. Um cara que gosta de bichos e detesta o Kevin Costner n�o pode ser de todo mau, n�? Se voc� ainda n�o conhece o livro, clique aqui: este link leva a uma p�gina com dez das fotos, que podem ser enviadas como e-postais.

Esta nota foi ao ar, originalmente, no dia 28.08.01



Um (j� velho) hai-kai informata que eu adoro


Tr�s coisas s�o certas:
Morte, impostos e dados perdidos.
Adivinhe qual aconteceu.



O que o Chico desenhou na toalha de mesa do Satyricon? O que o Mill�r acrescentou? Clique aqui para ver.




Capturei esses ping�inzinhos maravilhosos comemorando os dez anos do Linux l� no Alfarr�bio.






Em casa, com Bush


Uma das coisas de que sempre gostei na web foi a grande, gigantesca dormida no ponto da Casa Branca, que ganhou por direito o dom�nio gov, mas n�o deu � rede suficiente import�ncia para se dar ao trabalho de registrar os www.whitehouse com e org. O primeiro, como todo mundo est� cansado de saber, � um dos mais lucrativos sites porn� do planeta. E o segundo... bom, o segundo � sensacional!!! Sobretudo quando a gente lembra que a atual administra��o n�o tem o menor senso de humor, e deve estar odiando aquilo tudo. O org � uma par�dia maravilhosa, que deu um trabalho c�o a sei l� quem, e que come�a com a den�ncia de um site falso da Casa Branca: o www.whitehouse... gov! Uma das provas: como � que um presidente mach�o feito Bush ia deixar aqueles tons past�is bichinhas num site oficial? "Patrocinado" pela NRA, pelas ind�strias de cigarro e petr�leo e pelo lobby da energia nuclear, ele � altamente recomendado para os anglo-parlantes, que v�o dar �timas risadas. Mas ainda que voc� n�o fale nada (nothing) de ingl�s (English), vai adorar o Jogo da Mem�ria de Ronald Reagan.




6.9.01

Gilda, um engarrafamento


Acabo de passar 3h35min no tr�nsito (tr�nsito?!), num percurso que, normalmente, fa�o em menos de 15 minutos. V�spera de feriado, Linha Vermelha fora de combate -- o que eu sei � que este foi o maior engarrafamento da hist�ria do Rio. � claro que eu tinha que estar nele. � claro tamb�m que, pela primeira vez, eu tinha que sair de casa sem nenhum livro ou revista na bolsa. E de prop�sito, ainda por cima, porque tenho uma pilha de contas para conferir e ia aproveitar o trajeto para fazer isso (o que n�o faria nunca, � l�gico, se tivesse algo decente para ler).

ARGHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!

Nunca vi nada igual. Este engarrafamento cai, decididamente, na categoria daquela mulher que, 50 anos antes da Sharon Stone levar � loucura todos os homens com uma cruzada de pernas, fazia isso tirando apenas uma luva. Gilda. Nunca houve um engarrafamento como Gilda.

Quando cheguei � reda��o, um dos primeiros e-mails que abri foi este:

De: Rolland Gianotti - Chefe de Reportagem - Grande Rio - O GLOBO
Enviada em: quinta-feira, 6 de setembro de 2001 19:26
Para: Usuarios Redacao - O GLOBO
Assunto: tr�nsito: p/ quem pensa em ir para casa

O tr�nsito est� ca�tico em toda a cidade -- sentidos sul e norte. A travessia do T�nel Santa B�rbara est� demorando quase duas horas (acaba de informar o Werneck, que abandonou o carro e veio a p� para o jornal). Antes que perguntem: Av. Brasil, Ponte Rio-Niter�i, Linha Amarela, T�nel Rebou�as, Avenida Presidente Vargas, Radial Oeste etc etc TUDO PARADO!!!!!



Wundebar!


Gente, que estranho: o internETC. saiu... na Alemanha! Num blog chamado Der Schockwellenreiter. Eu n�o entendi nada, � claro, mas t� se vendo que o mo�o sabe das coisas. Danke!





Farra no Satyricon, um dos nossos points dos s�bados:

T�nia (Carrero -- luxo pouco � bobagem, n�o?) observa o Mill�r e o Chico (Caruso: n�o fazemos por menos...) rabiscando a toalha.

Aguardem, a qualquer momento, a publica��o do desenho, em edi��o extraordin�ria.


(CoraCam)



� cada coisa que se acha...


Date Fri 5/28/99 1:07 PM
From: Cora Ronai (cronai@well.com)
To: newsfeedback@wired.com
Subject: Global vs. Local Domains

With regards to the article, ("AOL Loses Brazil Ruling," 27.May.99), the question of "global" trademarks versus "local" trademarks is much more delicate than it seems. Companies like AOL will, of course, always have to face the fact that wise guys everywhere have realized their trademark�s quick money potential long before the companies themselves fully realized what the "global" in globalization means. But, on the other hand, many long-established, bona fide local companies are often faced with quite costly legal battles over their own trademarks. A case in point is delta.com.br, also in Brazil, which belongs to Editora Delta, the country�s most respected encyclopedia publishers, and who almost lost their domain to Delta Airlines. When you are dealing with a rip-off, as is, in my view, the aol.com.br case, the solution, being essentially a financial question ("How much?") doesn�t involve very complicated equations. The issue gets on an entirely different level, however, when small local companies -- who want to keep their own old names, don�t want to sell them and can be seriously harmed by costly lawsuits -- have to face the clout of global companies that want their domain names.

Eu estava procurando uma coisa inteiramente diferente e encontrei este post de tr�s anos atr�s.
T� valendo -- mas eu me prefiro em portugu�s.




A culpa � da M$. Como sempre.


O problema de se ler tanta coisa quanto eu leio � que, quando a gente quer descobrir onde foi que leu o que leu, n�o lembra mais. Tudo isso para dizer que n�o lembro mais onde li algu�m reclamando de algo que tamb�m me chamou a aten��o: o gradual sumi�o das p�ginas de erro 404 (aquelas que nos informam que o site que procuramos n�o est� l�). E por que est�o sumindo essas p�ginas? Ora, por causa da Micro$oft, naturalmente. Para usu�rios de IE, o erro 404 � substitu�do pela janela de uma m�quina de busca da M$, que se oferece para procurar outra coisa.

Pr�tico, dir�o voc�s.
Assustador, digo eu.

...$c@Ry...
...cRe&pY...

Juro: j� estou come�ando a ter arrepios cada vez que tento fazer alguma coisa distra�da, me virar casualmente para o lado ou respirar mais fundo. Um dos efeitos colaterais desta homogeneiza��o universal, desta microsoftiza��o planet�ria, � a morte da fabulosa biodiversidade que habitava as p�ginas de erro, e que, �s vezes, nos oferecia deliciosas limonadas extra�das do amargo lim�o do desencontro (ha!). Para ter uma id�ia do que estou falando, clique aqui.

Adendo, no dia 6.09, �s 22h25: Lembrei, afinal, de onde li a mat�ria. Foi na CNET.
Adendo, no dia 8.09, �s 21h39: �, mas a CNET leu aqui!




Li��o de coisas



Nem sempre o que � mais novo � melhor.
Esta frase -- altamente reconfortante para senhoras da minha provecta idade -- � perfeita em rela��o a programas que est�o na mira do Grande Irm�o. Leia-se, sobretudo, softwares que, de uma ou de outra forma, transportam e/ou embalam a chamada "produ��o intelectual", e esbarram, conseq�entemente, em leis de direito autoral elaboradas no Pleistoceno, recentemente ajustadas � arrogante gan�ncia das mega-corpora��es americanas. Muitos de n�s j� passamos pelo desgosto de trocar a vers�o perfeitamente boa de um programa por uma nova, "aprimorada", que acaba n�o funcionando direito, ou n�o funcionando de todo -- mas, quando chegamos a descobrir isso, � tarde, e a vers�o legal (no bom sentido) j� era. Chato? Demais. Triste? Nem tanto: este blues tem cura. Ela est� no Old Version, site onde uma criatura do bem mant�m 59 diferentes vers�es de doze programas estrat�gicos, do Adobe Acrobat ao Zone Alarm.



Isso � tudo o que eu tenho a dizer:








5.9.01

Ador�veis argentinos



Este cartaz est� espalhado
pelas calles de Buenos Aires.
O que eu gosto de ver � como
eles s�o carinhosos com a gente.
Isso, claro, pra n�o falar na sua
tradicional eleg�ncia e sutileza.

(Valeu, Cl�udia!)








HP/Compaq: big deal...


N�o � � toa que estou cansada do caso HP/Compaq: mal comparando, � o seq�estro do SS da imprensa especializada em neg�cios. O WSJ montou um dossi� especial em tempo recorde.



Made in casa


Esqueceu o folheto do CD no taxi? O cachorro comeu o estojo do DVD? Seu irm�o pequeno acabou com aquele CD b�rbaro que voc� ganhou no outro dia? No problema. A internet �, como o mundo, um lugar vasto e variado, onde, sabendo-se procurar, tudo se acha. Essas pequenas mis�rias da vida digital j� t�m solu��o. � s� clicar em CDcovers, achar a capinha perdida do CD ou do DVD favorito, fazer download e imprimir em casa. Fica uma beleza. Neste util�ssimo banco de imagens, h� ainda etiquetas e capas para uma infinidade de videogames. Antes que algu�m pense mal dos intuitos das almas abnegadas que suprem o estoque, informo: um dos patrocinadores do generoso s�tio � a Looney Tunes, que tamb�m merece uma visita. L� h� bons desenhos animados, pap�is de parede simp�ticos e screen savers lindinhos. Eu estou usando um deles. Do Frajola, claro.



Eu disse que voltava ao assunto HP/Compaq mas mudei de id�ia: me deu uma pregui�a...



Mais um v�rus: haja saco!



Aten��o: se voc� � usu�rio de Outlook, ponha as barbas de molho. A McAfee acaba de informar que h� um novo v�rus (melhor dizendo, um worm) comendo solto na pra�a. � o W32/APost@mm ("APost" ou "New Backdoor"), que apareceu nas �ltimas 24hs. Para variar, os e-mails infectados chegar�o aos destinat�rios, provavelmente, atrav�s de endere�os conhecidos, j� que o esquema � mais ou menos semelhante ao dos �ltimos worms que andaram por a�. Por enquanto apenas em ingl�s, ele tem as seguintes caracter�sticas:

Subject: As per your request!
Body: Please find attached file for your review.
I look forward to hear from you again very soon. Thank you.
Attachment: README.EXE


Se o attach � aberto, o worm pula pro diret�rio do Windows e manda um filhote pra cada endere�o registrado no Outlook. Em seguida exibe uma caixa de di�logo dizendo "Urgent!", em que h� um �nico bot�o, "Open". � ao clicar nele que o inocente usu�rio detona as mensagens contaminadas para todos os seus amigos, conhecidos e afins.
Cumprida essa tarefa mals�, o W32/APost@mm gera uma msg de erro onde se l� "WinZip
SelfExtractor: Warning"... e pronto. Maiores informa��es aqui.
Ta�. � por essas (e muitas, mas muitas outras) que eu uso Eudora.






Primeira li��o de inform�tica:
software � aquilo que voc� xinga,
hardware � aquilo que voc� chuta

Roubei esta frase maravilhosa do �AtaRrO vE�De, o campe�o de audi�ncia (acho: n�o � n�o? se n�o �, devia ser) dos BRogs (oops: n�o resisti) -- aquele, que � melhor visualizado por quem n�o � cego... Confiram!



Um repeteco do que escrevi na semana passada,
para que voc�s n�o percam a oportunidade:



Hoje tem!


Acabo de assistir ao show do Dussek e, sinceramente, s� tenho uma palavra para definir o espet�culo: maravilhoso. O Mill�r foi ainda mais enf�tico: "Perfeito!". O Chico e a Eliana (Caruso) n�o disseram nada ou, por outra, diziam tudo -- mas mais eloq�ente do que qualquer coisa que tenham dito � o fato de j� terem assistido tr�s vezes ao show. O Lan saiu maravilhado. E eu, com certeza, ainda volto l�, at� porque h� tempos n�o ria tanto. O Dussek, que toca bem, interpreta melhor e tem um timing de com�dia afinad�ssimo, faz um espet�culo inteligente, e delicioso de assistir. N�o percam!
Teatro de Arena, Rua Siqueira Campos 143, Copacabana. Tel: 2235-5348. Ter�as e quartas, �s 21h. R$ 25,00

Voltando ao dia de hoje, 5 de setembro: vale dizer que, desde ent�o, o disco dele, que comprei depois do show, tem sido a trilha sonora daqui de casa. As minhas favoritas: Querido Ad�o e Adeus Batucada; mas todas as faixas s�o 10, e j� est�o devidamente inseridas no contexto. Em tempo: Contexto � o nome do disco r�gido desta m�quina, que est� com o melhor som. O da outra, antes que algu�m pergunte, � Write in C.






4.9.01

Poderosa Fiorina, ou Compaqtando a HP



Carly Fiorina, CEO da HP e certamente a mulher de maior cacife no mundo da tecnologia, acaba de confirmar numa coletiva, em Nova York, que a HP est� mesmo comprando a Compaq, numa opera��o que envolve US$ 25 bilh�es de d�lares. A nova companhia vai se chamar HP (de... Hewlett-Packard, ora essa!), e vai ser dirigida por Fiorina. Mike Capellas, CEO da j�-quase-ex-Compaq, vira presidente da HP (ou seja, aquele cara que vai ficar conspirando para detonar a Forina l� de cima). Mais do que compra, por�m, o que h� mesmo nessa hist�ria � mais uma das tantas (con)fus�es a que o mercado tem assistido nos �ltimos tempos: duas empresas debilitadas, que j� foram l�deres das suas respectivas �reas, unindo for�as para tentar economizar algum e enfrentar as vacas magras (e loucas) da crise. A economia come�a, � claro, por onde sabemos todos: pelos b�pedes. Dez por cento do total de 158 mil pessoas empregadas pelas duas empresas no mundo todo dan�am, de pesquisadores da pesada a faxineiros, passando por engenheiros, designers e flanelinhas. Quer dizer: mais uns 15 mil desempregados para fazer companhia aos outros 15 mil da semana passada, dispensados pela Hitachi. E mais os 3.700 da AOL, os 2.500 da Alcatel... etcetera, etcetera, etcetera.
(Eu volto a este assunto ainda hoje, mas agora vou aproveitar a carona do Marcelinho para ir pra casa).





curiosity





O Rio de Janeiro continua lindo



N�o, meninos, sinto desapont�-los, mas eu n�o passo o dia inteiro no computador...
Vamos combinar que isso � imposs�vel numa cidade como o Rio, certo? Hoje de tarde n�o resisti, atravessei a rua e fui dar uma volta na Lagoa, que estava simplesmente deslumbrante.
O inverno est� um pouco caliente demais para o meu gosto, mas a minha esperan�a � que neve bastante no ver�o.

(CoraCam)






3.9.01

Progresso tecnol�gico


Havia antigamente (1994) um �timo site na web: O Grande Bot�o Vermelho Que N�o Faz Nada (ou um nome que o valha). Ele era, naturalmente, um grande bot�o vermelho que n�o fazia nada. A gente ia l� (a 14.400kbps, n�o se esque�am), clicava e... n�o acontecia nada! Foi um sucesso estrondoso de p�blico, embora a cr�tica tenha sido menos generosa: li muitos ataques �quela fant�stica id�ia, como se fosse um crime de lesa-web conspurcar a rede com tal bobagem (mal sabiam...). Depois dos gifs animados e do flash, por�m, o GBVQNFN sumiu do mapa. Em compensa��o, uns parentes seus est�o atacando com for�a total. S�o as bolhinhas de pl�stico virtuais. Como explicar? Hmmm... sabe aquelas folhas de pl�stico com bolhas de ar que se usam para embrulhar objetos quebradi�os? E que a gente fica estourando, bolha por bolha, s� para ouvir o ploc-ploc enjoado e ter o gostinho de matar o tempo de uma forma idiota? Pois �...! Essas a�. Est�o online, aqui. O que significa que agora podemos, todos, matar o tempo de forma absolutamente idiota. � porisso que eu amo tecnologia.





T� explicado!


Pronto, pessoal, ta� a explica��o cient�fica pra aquele desconcertante fen�meno s�cio-zool�gico chamado pit-boy:

"Para dizer a verdade, eu nunca amei mulher nenhuma. Eu gosto delas, � diferente. Porque amor � uma fraqueza e eu n�o tenho fraquezas. O amor � sexo, e sexo para mim � uma necessidade que voc� usa para procriar, nunca tive uma namorada que quisesse ir adiante e n�o quisesse ter filho. Eu sempre perguntava, 'Voc� gosta de crian�a? Voc� quer ter filho?'. Se ela dissesse n�o, n�o tinha sexo." O fil�sofo por tr�s deste racioc�nio no m�nimo bizarro � H�lio Gracie, guia espiritual da categoria. (Este trecho foi clipado da revista Trip pelo Nilson Junior.)




Eu tenho um blog, e voc�?

Coluna desta segunda do Inform�tica etc.


No s�bado de madrugada, depois de dar comida para a Fam�lia Gato e de checar a mailbox, resolvi fazer um blog. Duas horas depois, ele estava no ar. Por que demorou tanto? Ora, porque eu sou fresca e levei horas escolhendo um bom formato e fazendo nele as modifica��es que me pareceram necess�rias.

O qu�? Voc� n�o sabe o que � um blog? Voc� n�o tem crian�as e adolescentes em casa? Ah, bom. Ent�o explico. Um blog � uma esp�cie de di�rio online, e � uma aut�ntica febre coletiva. Todo mundo tem blog. Algumas pessoas t�m at� blogs coletivos, onde trocam id�ias e comentam os escritos uns dos outros. O segredo do blog � palavra derivada de weblog, di�rio web � � a simplicidade. Um blog � uma p�gina web como outra qualquer, mas fac�lima de criar e manter atualizada. Existem websites especializados na cria��o de blogs e outros na sua hospedagem; e j� existem at� c�pias descaradas de uns e de outros.

Para fazer o meu blog, optei pelos cl�ssicos da modalidade. Fui ao Blogger , me registrei com um m�nimo de informa��es, e optei por manter o meu beb� hospedado no Blogspot, irm�o do Blogger. Tudo isso o usu�rio faz em poucos minutos. O mais dif�cil, neste ponto da cria��o, � encontrar um t�tulo legal e um modelo gr�fico bonito. Chamei o meu blog de InternETC., quase o t�tulo da �ltima p�gina do caderninho, mas com uma diferen�a sutil e importante: internETC. � apenas a palavra �internet�... com um �C� (de Cora) a mais. Bacaninha, n�?

E a� come�a a parte realmente dif�cil da hist�ria: o conte�do. Nisso, o blogueiro adolescente que registra as desditas da sua vida amorosa enfrenta a mesma parada das grandes empresas de m�dia. Sem bom conte�do, n�o h� comunica��o.

Nada � ortodoxo no mundo blog, evidentemente, mas recomenda-se ter uma linha b�sica de atua��o (at� para se fugir dela). Eu optei por dar ao meu blog um car�ter hi-tech � voc�s v�o encontrar as notinhas que escrevo diariamente para o Globonews, esta coluna e uma ou outra coisa que me passe pela cabe�a ou pela mailbox. Na edi��o de sexta-feira, por exemplo, inclui um trecho de correspond�ncia trocada entre a Cristina De Luca e o Carlos Afonso, e um link para a sensacional reportagem do Pedro Doria, publicada com o devido destaque pelo no. Mas j� falei do show do Dussek, que � imperd�vel, da Barbie, e dos peixes da Lagoa. Vale tudo. E, como � fac�limo trabalhar com o Blogger, o internETC. est� sendo atualizado v�rias vezes por dia.

Por incr�vel que pare�a, este blog � a primeira home-page que tenho, apesar de estar h� tantos anos na internet. � que nunca achei gra�a em ter uma p�gina est�tica, ou simplesmente de arquivo, e fazer o que fa�o com o blog, que � anotar coisas daqui e dali, seria chato de fazer com uma home-page �normal�.

Quanto aos gatos, continuam, como sempre, na sua home-page habitual, em go.to/gatos.




Um clique, por caridade


O site da fome, lembram? aquele em que os cliques dos usu�rios significavam pratos de comida para os fam�licos da Terra, foi vitimado, h� cerca de um m�s, pelo inferno zodiacal da Nasdaq. Resultado: milhares de internautas caridosos que gostariam de resolver os problemas do mundo a cliques de mouse ficaram desorientados, zapeando a torto e a direito em sites sem consci�ncia social. Pois eu tenho uma boa not�cia: ele acaba de ser comprado dos antigos propriet�rios e est� de volta. Tim Kunin e Greg Hesterberg, co-propriet�rios do EcologyFund.com, s�o os novos donos do site que, lan�ado em junho de 1999, recebeu mais de 150 milh�es de visitas e patrocinou a compra e distribui��o de 250 milh�es de tijelas de cereais. Fa�a a sua boa a��o do dia clicando aqui.




A primeira a gente nunca esquece...



(Foto: cortesia involunt�ria da AP)


Ta�: a vida est� cheia de experi�ncias interessantes! Ontem � noite, como o Mill�r n�o queria perder por nada o duelo Guga x Mirnyi no US Open, acabei descobrindo que assistir a um jogo de t�nis pode ser at� bem divertido. Foi a primeira vez na vida em que assisti a uma partida inteira e achei: 1) o Guga muito engra�adinho; 2) o Mirnyi t�o expressivo quanto uma batedeira, embora as batedeiras sejam mais delicadas; 3) o jogo demorado demais; 4) a m�e do Guga um barato; 5) as propagandas dos intervalos da PSN muito boas: IBM, Motorola, Banco do Brasil, Peugeot... todas �timas. Mill�r j� me explicou que, em geral, os jogos n�o costumam demorar tanto assim; mas que esta partida foi, sob todos os aspectos, excepcional. Gostei! Quando conseguir entender o lance dos sets e daquela marca��o de pontos, ent�o, vou gostar mais ainda. Me aguardem.




2.9.01

Uma �tima an�lise do caso governo/M$


"O governo errou, mais especificamente, os minist�rios das Comunica��es e da Educa��o erraram ao desenhar o edital para conex�o das escolas p�blicas de segundo grau � internet com recursos do Fust. Ao inv�s de definirem os servi�os e as fun��es desejadas e permitir que fossem apresentadas propostas tecnol�gicas alternativas, fechou um pacote Microsoft, direcionou e encareceu a compra. Mas antes de tudo escolheu uma via pior, educacional, cient�fica, financeira e socialmente". Quem escreve essas s�bias (como sempre) palavras � S�rgio Abranches, em excelente artigo no no.




Minha vingan�a sar� maligna!



Confesso: n�o resisti � tenta��o e acabei usando o Spam Devil, aquela terr�vel ferramenta de vingan�a contra spams de que falei no outro dia (a notinha ainda est� a� para baixo, em algum lugar). A id�ia � boa demais! Pega-se o e-mail do spammer, d�-se-o � inteligente ferramenta, e z�s!, ele � prontamente inscrito em mais de 150 listas. Sei que este � um p�ssimo comportamento para o internauta civilizado, mas �s vezes a irrita��o ultrapassa os limites bem-educados dos protestos aos sites anti-spam. Submeti a este tratamento cruel meia d�zia dos piores spams, aqueles que t�m o descaramento de se auto-proclamarem n�o-spams "de acordo com o decreto tal e tal", uma hipocrisia que me deixa realmente passada. Para ver o que aconteceria com as v�timas, criei uma conta zero quil�metro no Hotmail em nome de um dos meus gatos (a Keaton; ela n�o se importa, n�o � de muito papo) e mandei bala. Bom. Em menos de meia hora, chegaram � conta 196 mensagens pedindo confirma��o de inscri��o. Uma beleza! Muuuuuito lixo! Depois, acabou: nos dois dias seguintes chegaram apenas cinco spams, um deles certamente ainda procedente da arma��o do Spam Devil. Os outros n�o sei. Mas, s� entre n�s, juro que gostei da coisa. He he he.



Fim de semana