16.2.09

Globalização a domicílio




Desde que escrevi sobre meu gosto por filmes de Bollywood e minha mania por filmes coreanos, leitores têm perguntado como trazer essas maravilhas para o país. O mapa da mina não é complicado. Muitos podem ser comprados via Amazon ou através de distribuidoras orientais, mas, pessoalmente, não recomendo nenhuma dessas vias por um motivo muito simples: a taxa de importação. De acordo com a lei, pessoas físicas têm um limite de isenção de US$ 50 para bens enviados do exterior por outras pessoas físicas; comprando de pessoas jurídicas, como é o caso da Amazon, a isenção deixa de existir, e tudo – DVDs e postagem – sofre taxação de 60%. Com o dólar in excelsis, por melhores que sejam os filmes, o custo deixa de ser atraente.

A saída está no eBay, o site de leilões por excelência. Comprar lá era quase impossível para brasileiros até o PayPal ser engolido pelo gigante leiloeiro. Esse sistema de pagamentos é ferramenta indispensável para quem negocia com pessoas em outros países. Funciona de forma muito simples: acessando-o via paypal.com.br, cai-se diretamente na sua página em português, onde basta seguir as instruções para se registrar no sistema e, lá, cadastrar um cartão de crédito. Há certa burocracia no processo, mas vale suportá-la, já que trabalha a favor da segurança.

As vantagens de se ter conta no PayPal são inúmeras, e não se restringem a negociações no eBay: praticamente todas as empresas de software trabalham com PayPal, e cada vez mais o comércio online adota-o como padrão universal. A vantagem mais evidente é que, registrado o cartão de crédito, não será mais necessário fornecer seu número a qualquer outra empresa ou pessoa com quem se negocie. Para quem compra, não há custos e, de quebra, há garantia contra eventuais prejuízos causados por produtos quebrados, desaparecidos ou que não correspondam ao esperado; a percentagem do PayPal é cobrada dos vendedores. Para estes, a vantagem é o fim do calote por internet.

De posse de uma conta no PayPal, é ir para o eBay, onde a imensa maioria das vendas de DVDs é feita por usuários finais, como eu ou você, que estão reforçando o caixa com a venda de filmes, ou fizeram disso um meio de vida. Basta digitar o nome do seu vício na caixa de busca e pronto: “Bollywood”, “Finnish movies”, “Korean DVD”, “Anime”, o que for, e voilá!, milhares de itens surgirão magicamente, como que do nada. Dê preferência aos vendedores com maior número de vendas e de feedback positivo.

Permanecer abaixo dos US$ 50 é fácil em relação a filmes asiáticos, sobretudo os de segunda mão (agora mesmo arrematei cinco por um dólar cada). Até hoje não tive problema algum com esses filmes: o eBay é muito rigoroso em relação à descrição do estado dos produtos. Para dizer a verdade, na semana passada recebi o primeiro DVD com defeito nesses anos todos mas, ironicamente, era um produto lacrado, novinho em folha. Registrei reclamação com a vendedora, que pediu mil desculpas e prontamente me encaminhou um novo DVD.

Ter conhecimento de inglês é condição sine qua non para usar o eBay e, nem preciso dizer, para assistir aos filmes, que vêm todos legendados na língua de Obama. O resto é farra.

Um aviso final: a coisa vicia!


(O Globo, Revista Digital, 16.2.2009)

Nenhum comentário: