17.11.08

Arghhhhhhhhhhhhhhh!!!

Tem uma coisa pior do que perder texto: perder foto!

Acabo de perder mais de 200 fotos do N95, entre elas algumas realmente boas que fiz hoje à tarde das plantas da vizinhança, e que não tenho como repetir. Num dos casos, choviam florzinhas amarelas parecidas com insetos, cobrindo quase toda a calçada; no outro, uma espécie de yuca soltou muitos pinhões verde e amarelos, e eles estavam lindos espalhados.

Fiz muitas fotos do tapete de florinhas amarelas, e uma quantidade dos pinhões, inclusive na árvore, onde formam uma bola verde antes de cair.

Foi assim: conectei o N95 e, em vez de transferência de dados, que uso com mais freqüência, marquei PC Suite, porque ia aproveitar para fazer um backup do conteúdo. O PC Suite abriu, começou a transferir automaticamente as imagens (é uma opção que deixo deixava sempre marcada) e, no meio do caminho, travou. E travou de tal maneira, que tive que desligar a máquina, porque nada funcionava mais. Quando ela voltou ao ar, cadê fotos? Não estavam mais nem no celular, nem no computador.

Ódio ódio raiva raiva!

GRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR!!!

Update: Passei o dia tentando resolver a parada. Infelizmente, o N95 8Gb não tem cartão, apenas memória interna. Isso nunca tinha sido problema para mim, mas obviamente está longe de ser a melhor solução. Baixei diversos softwares de recuperação de dados, mas pelo sim pelo não, resolvi usá-los no notebook, que não tem PC Suite instalado.

Perdi, como eu disse, umas 200 fotos; ele encontrou quase 3000. Parece a piada do avião que caiu no cemitério em Lisboa...

Este é, aliás, um problema típico de excesso de espaço. Praticamente cada foto que fiz desde que tenho este celular foi devidamente rastreada. O detalhe mais frustrante é que, pelo que vi até agora, salvaram-se os thumbnails, mas não as fotos.

E, Paulinho, Mac não é solução para o caso! O Mac funciona lindamente com o iPhone, mas a camera do iPhone é uma droga. Repare que o nome do produto da Nokia é PC Suite, e não Mac Suite; até outro dia, usuário Nokia e Mac ficava a ver navios. Hoje já existe o iSynch pro Mac, que é, a meu ver, bem menos completo do que o PC Suite; embora eu tenha que reconhecer que, até hoje, não consegui encontrar UM ÚNICO programa de conectividade micro-celular (ou câmera digital) decente.

Nenhum comentário: