20.10.08

Por quê eu amo a internet

Acho que, a essa altura, já nem preciso explicar, né? Mas acontecem tantas coisas tão interessantes o tempo todo...

No outro dia mesmo, no post da coluna da semana passada, a Elizabeth Mota manifestou preocupação com a tilápia do Parque Lage.
"Falando em Parque Lage, o que é aquele minúsculo pseudo aquário enfurnado dentro daquela gruta? Mal dá espaço para os peixes maiores se mexerem. A tilápia parece falar com você através do vidro:

- Socorro! Tirem-me daqui!"
Não sei se vocês chegaram a ler o excelente comentário postado depois:
"Parabenizo a Sra. Elizabeth D. Mota pela sua preocupação com a Tilápia do Parque Lage. Não precisa se preocupar pois o tamanho do aquário onde a mesma se encontra é mais do que adequado. Esse peixe tem 30cm de comprimento e o seu tanque tem três metros de comprimento por 70cm de largura.

Devido a um efeito de ilusão de ótica, as janelas de vidro dos aquários sendo pequenas dão a impressão de que os tanques são menores do que aparentam.

Essa Tilápia tem uma história interessante: Foi salva por mim quando a encontrei presa no tanque da chamada "Lavanderia dos Escravos" no Parque Lage. O seu destino era a morte certa, ou pescada por alguém ou levada pela correnteza em direção à Lagoa Rodrigo de Freitas que recebe toda a água dos lagos do Parque Lage.

Como estava disponível um tanque grande no Aquário eu a coloquei lá e é onde vive em segurança já há cinco anos.

Informo também à Sra. Elizabeth que a Tilápia, peixe da família dos Ciclídeos, é extremamente agressivo e tem o hábito de se movimentar frenéticamente em frente ao vidro do seu tanque. Para ser mais técnico, a Tilápia não está pedindo socorro e nem querendo ser levada embora. É do seu instinto, que, apesar de bem alimentada, acredite que as pessoas que a observam penalizadas, sejam apenas um bom petisco.

Quanto ao "minúsculo pseudo aquário" citado pela Sra. Elizabeth, trata-se de uma construção tombada pelo IPHAN e feita em 1927 por Henrique Lage para a sua residência particular, hoje um parque público. Possui 12 tanques com 17 janelas e 20 mil litros de água.

No momento, este, que é o único Aquário Público da Zona Sul do Rio de Janeiro, encontra-se sem verba pública e vem sendo mantido por voluntariado, com extrema dificuldade.

Fernando Murta
(Técnico em Aquariofilia)"
Onde mais se pode saber da história de uma tilápia a bem dizer em primeira mão?

Nenhum comentário: