18.7.05









Mesma cena, três lentes

Há muito tempo eu vinha querendo fazer isso; finalmente, na semana passada, me enchi de coragem, peguei minhas duas câmeras digitais e o telefone celular que estava testando e fui fotografar na Lagoa, por volta das 16hs -- um horário especial por causa da luz de inverno, que faz um monte de efeitos especiais para a gente.

Fui, vi, venci, ou seja: consegui voltar para casa sã e salva com todos os equipamentos. E, confesso, fiquei surpreendida com os resultados: mesmo sendo fã de carteirinha de celulares com câmera, não esperava um resultado tão bom.

A primeira foto, com 5 megapixels, foi feita com Panasonic Lumix FZ20, lente Leica. A meu ver, é a melhor e mais fiel das imagens, tanto em detalhes quanto reprodução de cor.

Logo depois, foto de 7,2 megapixels da Sony Cybershot P200, lente Zeiss. A foto é nítida mas as cores são um pouco saturadas e ligeiramente puxadas para o vermelho.

Por fim, o resultado capturado pelo Samsung D500, com 1.3 megapixels. As cores são muito saturadas, faltam detalhes às folhinhas de primeiro plano, a luz invade a área mais escura do tronco ? mas, se a gente não tivesse as duas outras para comparar, não é que a imagem do valente aparelhinho poderia ser considerada uma boa foto?

Se vocês clicarem nas fotos podem conferir as fotos em tamanho original -- vantagens da web! Mas é preciso ter paciência, sobretudo com a da Sony, que é imensa...)

* * *

Como em qualquer digital, há mais do que lentes e megapixels no caminho das fotos de celular. Um dos detalhes mais importantes é a usabilidade, ou seja, a forma de usar.

Se você está pensando em comprar um, preste atenção em alguns pontos: a câmera deve ser fácil de ligar, assim como rever as fotos tiradas e apagá-las. Também é importante que possam ser passadas para um computador, já que enviá-las pelo telefone sai caro.

Não fique sem graça de experimentar o aparelho na loja; ele deve ficar confortável na mão. Dependendo da forma como você pega o celular, às vezes pode existir incompatibilidade entre a posição da lente e a posição dos dedos. Isso acontece principalmente com telefones dobráveis com lentes próximas à dobra.

Preste atenção também à interface, isto é, o conjunto de menus e funções. Quando a interface é ruim, fotografar acaba sendo uma mão de obra tão grande que você corre o risco de nem curtir o seu brinquedinho...

(O Globo, Info etc., 18.7.2005)

Nenhum comentário: