7.10.04



Um zoológico
no meu quintal


Fica muito difícil ir à academia de ginástica
quando se vive em plena selva urbana



Quando voltei de férias, resolvi começar vida nova. Passei a acordar mais cedo e a ir menos a festas, cortei os restaurantes e cheguei a me matricular numa academia de ginástica, onde fiz muitas aulas de spinning. Fiz também a bobagem de escrever uma crônica a respeito disso e, desde então, volta e meia recebo emails de leitoras empolgadas e solidárias, que querem saber a quantas anda minha vida de atleta.

Bem, tenho boas e más notícias.

Sinto dizer que não tenho feito grandes progressos no spinning, mais ou menos pelos mesmos motivos pelos quais jamais ganhei na loteria: é que nunca jogo na loteria.

Tenho explicações. Andei bem gripada uns dez dias, depois fui a São Paulo, voltei pro Rio, fui a São Paulo de novo, voltei, aí veio o festival de cinema e, se tudo correr conforme o previsto, quando vocês estiverem lendo esta crônica, estarei na aprazível cidade de Florianópolis, exercendo o meu lado hi-tech no Seminário Nacional de Informática Pública (Secop 2004).

Entre uma coisa e outra trabalho no jornal, sou mãe de família, atendo às necessidades dos gatos que me deixam usar parte da casa, leio, brinco com celulares e câmeras digitais, mantenho um blog. Meu tempo não está dando nem para a saída. Se a academia ainda ficasse longe e eu precisasse ir de carro, tudo bem; mas quem pode se dar ao luxo de fazer spinning numa academia ao lado de casa, à qual se vai de bicicleta?!

Acontece que adoro andar de bicicleta na Lagoa. Por isso, em vez de ir pelo lado do Caiçaras e chegar rapidinho, vou pelo lado do Cantagalo - e não chego nunca. O problema é que há tantas atrações pelo caminho que, quando finalmente passo por lá, já estou atrasada demais para a aula. Às vezes até paro naquele antro de saúde e disposição, bebo um suco, tomo um café, faço uma social e um pouquinho de exercício. Mas o spinning, mesmo, acho que só vou retomar na próxima segunda.

Se a relação com o spinning não anda lá aquelas maravilhas, a relação com a bicicleta está cada vez melhor. Ainda não sei subir e descer meio-fios, mas já me ponho em movimento com certa dignidade, paro sem dar vexame e até tiro as mãos do guidon - uma de cada vez, é claro.

Nesses meses todos levei apenas um tombo. Lá ia eu pelo lado de dentro, na faixa de areia, para um possível encontro com a capivara, quando vi um casal de frangos d'água pertinho da margem. Dei uma freada brusca, um tanto incompatível com a areia; que, ao contrário, provou ser altamente compatível com meu joelho (mais tarde, em casa, levei um tempão tirando os grãozinhos do machucado). Felizmente, ninguém me viu pagar este mico; mas, infelizmente, os frangos d'água se assustaram com o barulho e foram embora, os ingratos.

De resto, tenho tido muito sucesso nos meus encontros com bichos. Dar uma volta de bicicleta dia sim dia não me ajuda a conhecê-los melhor. Há duas garças brancas grandes e uma pequena no Cantagalo que já não me estranham; há também um casal de quero-queros, chocando, que não quer-quer intimidades com estranhos. Os dois franguinhos d'água daquele trecho também são meio desconfiados mas, neste caso, a culpa é toda minha: é óbvio que não causei boa impressão no primeiro encontro. Ainda no Cantagalo, há socós, viuvinhas e uns bem-te-vis enfezados que, semana passada, botaram um gavião para correr. Se eu não tivesse visto não acreditava, mas assim foi.

Há garças-azuis em alguns pontos específicos, especialmente perto do Piraquê e na colônia de pesca; a da foto adotou o Antônio do coco e vive no barco. Come na mão dele e está tão mal acostumada que recusa savelhas. De modo geral, as aves da colônia são muito mansinhas. Já emfrente ao Vasco, em pleno território da capivara, há a maior passarada de todas. Num só dia, contei seis diferentes tipos de aves por lá.

O meu grande desafio animal da Lagoa é, agora, encontrar e fotografar as tartarugas do Piraquê. Segundo fontes fidedignas, há pelo menos três, de bom tamanho, no canal da General Garzon. Alguns amigos estranham que elas sobrevivam àquela poluição toda; pois eu, sinceramente, estranho ainda mais que sobrevivam aos humanos.

(O Globo, Segundo Caderno, 7.10.04)

Nenhum comentário: