29.10.04



Transparência

O presidente Lula, sob o impacto da prisão do seu Grão Marqueteiro, mandou o ministro da Justiça fazer apurações rigorosas. Não sobre as suas (dele, Duda) atividades ilegais, como seria de se esperar, mas sobre as atividades da Polícia Federal -- que cometeu a tremenda imprudência de trabalhar como deve, sem se deter diante de carteiradas.

Deu na Folha:
"Apesar de julgar que Duda deu "bobeira" e que "estava no lugar errado na hora errada", Lula disse achar "estranho" o flagrante na reta final das eleições. Para ele, qualquer membro do governo poderia estar sujeito a alguma ação de setores da PF "fora de controle". Bastos não participou na reunião de segunda, mas a Folha apurou que Lula lhe pediu para checar a versão de que não houve "armação" e que, se julgasse necessário, trocasse comandos. O presidente disse a interlocutores que o marqueteiro continuará na linha de frente de suas ações de propaganda."
Não é bacana a candura do presidente? Igualzinho ao Duda, ele também não esconde nada.

Imagino que todo homem público sinta a tentação de pensar assim, mas a maioria disfarça e faz de conta que, para eles, a lei é igual para todos, em qualquer época do ano.

Já o nosso presidente deixa claro que, para ele, os eventuais pilantras do governo, ao contrário dos eventuais pilantras da ralé, têm que estar a salvo de delegados enxeridos, que resolvam investigar o que não devem em véspera de eleição.

Para o Lula, o problema é a polícia, e não a contravenção.

O pior é que nem dá para dizer que estamos, pelo menos, diante de uma linha original de pensamento, porque esta é a filosofia que norteia, há tempos, o "governo" do Rio de Janeiro, onde os bons policiais vêm sendo sistematicamente transferidos para as delegacias mais desimportantes.

Acho que nós, otários, que continuamos achando que este país ainda tem jeito, temos que protestar LOGO, ou breve o delegado Antônio Rayol, que vem estourando rinhas de galo e não se deixou intimidar com a carteirada do Duda, acaba sendo transferido para controlar o contrabando de gelo no interior do Piauí.

O email do ministro Marcio Thomaz Bastos é gabinetemj@mj.gov.br.

Por favor sejam gentis e não mandem mensagens desaforadas, que são sempre contra-producentes.

Nenhum comentário: