18.9.04



Vivendo & aprendendo

Pela primeira vez na vida, estou às voltas com um processo. Tudo me parece esquisito no mundo legal, da linguagem e do cerimonial ao próprio Fórum, aquela micro-cidade com seus corredores imensos, seus cantinhos de tirar cópia, seus terminais de consulta, seus ambulantes que passam pelos corredores vendendo café e chocolate como, na praia, se vendem mate e refrigerantes.

Acho que nunca conseguiria ser advogada. É complicado demais, há leis demais, protocolos e formalidades demais, papelada demais.

Além disso, fico me perguntando como se pode viver defendendo o indefensável, ou movendo processos que vão contra todas as leis do bom senso -- que nem sempre combinam, necessariamente, com as do código penal.

Por exemplo, como é que alguém pode defender um Fernandinho Beira-Mar, uma Georgina do INSS, um juiz Nicolau? Sei que todo ser humano deve ter direito à defesa, e que é bom que assim seja, mas de um ponto de vista puramente emocional, como se pode defender criaturas assim?!

É muito esquisito isso para mim, muito mesmo.

Nenhum comentário: