24.9.04



Orelha para o livro "Blog: comunicação e escrita íntima na internet", de Denise Schittine:

O que é um blog?

Começo a chegar à conclusão de que esta pergunta, na sua aparente simplicidade, é a ciber-esfinge dos novos tempos. Aquilo que, para a maioria das pessoas, é -- como obedientemente aprenderam em jornais e revistas -- ?um diário de adolescente na web?, é, na verdade, algo tão variado e complexo quanto a própria rede.

Ou, arrisco dizer, quanto a própria alma humana.

Blogs variam conforme o autor, o dia, o momento. Gente de todas as idades mantém blogs ? inclusive a adolescente de 50 anos que assina esta orelha. Sua extraordinária facilidade de uso, responsável pelo sucesso inicial entre os internautas, conquista, a cada dia, novos adeptos, das previsíveis empresas de comunicação a grandes manda-chuvas do mundo corporativo e até, quem diria, políticos em campanha -- embora ainda esteja para aparecer político que mantenha blog depois de eleito.

Ciente da amplitude do universo que se abria diante dela, Denise Schittine sabiamente optou por examinar apenas uma de suas galáxias, a do blog pessoal ? aquele que é mantido por puro gosto por pessoas tão diferentes quanto a sofisticada Marina W., digamos, referência em elegância no mundo blog BR, ou o pragmático Edney de Souza, sem cujos conselhos a vida on-line de todos nós teria sido tão mais difícil.

Duas perguntas básicas orientaram o seu trabalho: o que leva as pessoas a escreverem blogs, e o que as leva a lerem blogs. Como tudo o que diz respeito a blogs, esta também é uma tarefa simples apenas na aparência, já que há tantas respostas para elas quantos blogs e leitores.

Para mim, foi uma aventura interessantíssima acompanhar uma autora tão bem preparada pelo emaranhado de caminhos cruzados e pistas falsas do vasto mundo dos blogs, um terreno tão escorregadio que já fez muita gente boa perder o rumo e desistir da empreitada. Achei particularmente notável a naturalidade com que Denise aceita a falta de respostas definitivas; afinal, assim é a vida, assim é a Internet e, claro, assim também são os blogs ? mas nem todo mundo se convence disso.


Cora Rónai
Rio, julho de 2004

Nenhum comentário: