23.8.04

Viagem no tempo



Viagem no tempo

Daqui a 15 horas Getúlio se matará com um tiro no coração
Este é o título de um post que o Ricardo Noblat publicou no seu sensacional blog -- onde, a partir da meia-noite de hoje, começa uma fenomenal viagem no tempo. Não percam! Algo me diz que este vai ser um dos grandes momentos da internetBR.

Aqui está o post do Noblat, na íntegra, só para atiçar a curiosidade de vocês:
Vai ser assim a partir da meia-noite: faremos de conta que esta terça-feira é a terça-feira 24 de agosto de 1954. E que o presidente da República se chama Getúlio Vargas. E que ele está sendo pressionado por generais, almirantes e brigadeiros para renunciar ao cargo. À medida em que os fatos forem se sucedendo, eles aqui serão postados mais ou menos na hora em que ocorreram. Getúlio encerrará uma reunião de emergência com seus ministros em torno das 4 da madrugada. Em seguida irá dormir. E dali a mais duas ou três horas será acordado pelo irmão. Dará o tiro no peito por volta das 8h ? vocês ficarão sabendo detalhes disso 20 ou 30 minutos depois. E assim por diante.

Lá pelas 10h, quando manifestações de protesto estarão sendo registradas por todo o país, começarão a ser postados aos poucos depoimentos e artigos como se tivessem sido escritos logo depois do suicídio de Vargas. A situação econômica do país, por exemplo, será analisada pelo economista Raul Veloso. O jornalista Jânio de Freitas, então repórter do Diário Carioca, contará o que viu ao longo da madrugada de plantão na porta do Palácio do Catete. Millor Fernandes narrará seu encontro com uma amiga pouco antes de saber que Getúlio se matara. O Diretor de O Estado de S. Paulo, Ruy Mesquita, lembrará que estava no Rio e que se reconciliara com Carlos Lacerda.

Pedro Simon era um estudante de 17 anos. E como tal refletirá sobre o impacto da morte de Getúlio no Rio Grande do Sul. O ministro José Viegas, da Defesa, revelará como a morte de Getúlio o livrou da prisão. Em entrevista ao blog, um menino de 10 anos de nome Cristovam Buarque contará o que se passou em sua casa no Recife. E muitas outras pessoas, famosas hoje ou não, também falarão.
Quem quiser poderá ouvir o então deputado Afonso Arinos, da UDN, discursando na Câmara em 13 de agosto de 1954 exigindo a renúncia de Getúlio. Foi um discurso que entrou para a História. E também 10 músicas e comerciais de rádio que fizeram sucesso em 1954.

Então, o que é que vocês ainda estão fazendo aqui?!

Todo mundo !

Update: o Andre Decourt, que sabe tudo a respeito do Rio de Janeiro e tem uma coleção de fotos da pesada, também está postando uma série especial sobre o 24.08.54 no Fotolog.

Nenhum comentário: