8.11.01




Péssimo jornalismo

Tom Taborda rides again e me manda um e-mail que vai direto ao ponto desta história toda em relação ao Tourist Guy:

"Como é primária a cobertura da imprensa brasileira! Ninguém mais sabe investigar, desconfiar do que é afirmado? 'Descobriram' que o Tourist Guy é brasileiro. Li as matérias publicadas, vi a entrevista na TV. Ficam os repórteres naquela de "e como está sua vida depois dessa história?". Com o tal sujeito, todo prosa, dizendo que já foi até convidado para uma campanha publicitária. E nada dos bastidores da criação da foto que deu origem a tudo, o original, a colagem. Numa das matérias, ele se esquiva "foi um amigo, que não sei quem é, mas desconfio, que fez a colagem, usando meu rosto. Nunca subi ao terraço do WTC". Como o cara se parece com o da foto, esta é a única "prova" que basta para a nossa imprensa.

O webmaster do Touristguy.com, sem ser jornalista, mas com muito mais critério e lógica, apenas pede "The proof that I would like would be the original unedited photo of him on the Word Trade Center tower and/or a picture with the same outfit depicted in the original photo". Que ninguém aqui foi capaz de obter. Em outras matérias, outras histórias, a mesma falta de critério, de não desconfiar da notícia, é seguida no que é publicado. Vivemos imersos em factóides."


Como de hábito, o Tom mandou extremamente bem (por falar nisso: ô, Tom, quando é que você começa o teu blog?!). Eu também ainda não encontrei nessa história um único indício que me convença, de fato, de que o Tourist Guy é este cara que diz ser o Tourist Guy. Pode até ser que ele esteja agindo de boa fé, e acredite piamente que é o Tourist Guy; em Las Vegas, por exemplo, a gente encontra um Elvis em cada esquina, todos iguaizinhos ao original, muitos até convencidos de são o Elvis; mas nem por isso a imprensa precisa cair no conto com tanta credulidade.

Adendo em 11.11.01 (há, data binária!):
A Cris levanta uma hipótese altamente plausível para a súbita notoriedade do Tourist Guy brasileiro, vejam só:

"Visto que as matérias enfatizam que o suposto Tourist Guy já foi contratado para fazer uma campanha publicitária, divulgando inclusive o nome da agência criadora, eu vejo grande possibilidade desta descoberta de que "o Tourist Guy é nos-so, a-ha u-hu" ser nada mais do que um blefe publicitário. (Vocês não imaginam do que "a minha raça" é capaz pra lançar uma campanha com estardalhaço, zênti! Isso é parte do business.) Me parece que tudo isso não passa de uma matéria paga para chamar a atenção para a campanha que será lançada. É uma possibilidade, apenas uma teoria... quando o assunto é lançamento de campanha, pode-se esperar tudo. Não sei como será essa campanha nem o conceito dela, mas tô esperando pra ver. Essa campanha publicitária é sempre parte da notícia, junto com a revelação da "identidade secreta" do moço: "Tourist Guy é brasileiro, e vai estrelar uma campanha da Almap BBDO..."

Hummmmm..... muito estranho....

Acho, sim, MUITO estranho que a imprensa dê tanta corda para o cara sem que ele apresente a foto original como prova. Pô, sósias do cara devem existir por aí às PENCAS. Tasca um gorrinho e um óculos e tá feito."

Nenhum comentário: