30.10.01





Pretérito perfeito

Consegui ainda agora, pela primeira vez, entrar no sensacional web.archive.org, um site maravilhoso que dedica-se, única e exclusivamente, a guardar as páginas da web como eram, antigamente. Quem me avisou desta maravilha foi a Scarlett, que tem um olho clínico fantástico -- mas como o site havia entrado no ar justamente naquele dia, não consegui chegar nem perto. No fim de semana, cheguei, a custo, a uma página que explicava que, por número excessivo de hits, eles estavam fechados para manutenção. Pediam paciência aos internautas e vinham com uma frase genial: You'll be able to see the past in the future -- são bons os caras, ou o quê?!

E, por falar em passado, em algum lugar dos meus backups devo ter uma coleção considerável de páginas. Durante muito tempo salvei home-pages que me chamavam a atenção ou pela extraordinária competência ou pela incompetência mais completa. Pelo Cardiff Movie Database, que mais tarde se tornaria o imdb, eu me apaixonei de saída, assim como por umas páginas sobre Portugal desenvolvidas pelo pessoal da Universidade de Coimbra. Em compensação, detestei poucas coisas na rede com o fervor que dediquei ao Pathfinder, uma daqueles burrices tão grandiosas, mas tão grandiosas, que só podem mesmo sair de um grupo de trabalho.

O que era esse estupor? Era a idéia de gênio dos executivos da Time-Life, que completamente ignorantes do sentido da vida, reuniram, num único site, todas as revistas do grupo. Era um desastre! O site era pesado demais, feio demais e, pequeno detalhe em que eles nunca repararam, nenhum leitor jamais teve ou terá a menor idéia do grupo que publica essa ou aquela revista... Resultado: um fracasso milionário que, durante um bom tempo, foi case estudado em universidade e tudo o mais.

Fui procurar um exemplo deste monstrengo para trazer um link para cá, mas a máquina do archive está congestionada novamente; a frase do dia é, porém, mais alentadora: Access to our past will be available in the near future...

Nenhum comentário: