25.10.01





No Paraná, estava resolvido...


Jantando com Jaime Lerner, perguntei a ele o que faria com o espaço do World Trade Center. A sugestão do Jaime (que tem filha, genro e um futuro netinho morando em Nova York) não é arquitetônica mas, exatamente como eu esperava, humana:

-- Eu reconstruíria a área. Não as mesmas torres, naquela altura, evidentemente; mas faria um cálculo. Quantas pessoas se podem pôr ali? 50? 500? 5000? Então, este número seria igualmente dividido por todas as etnias, religiões, nacionalidades -- enfim, todas as tribos que compõem Nova York. E essas tribos teriam que conviver entre si e, a partir daí, começar a se integrar umas com as outras, e se aceitarem umas às outras.

Jaime também faria lá o que é uma das suas marcas registradas como planejador urbano: nada de fronteiras entre áreas comerciais e habitacionais. As pessoas podem perfeitamente viver nas mesmas áreas onde trabalham. Com isso, aliás, se resolvem dois dos maiores problemas das grandes cidades, o trânsito e a segurança. Não há nada mais triste e inóspito do que uma área comercial, como o centro do Rio, por exemplo, depois das sete ou oito da noite, quando todo mundo já foi para casa. Ai de quem tenha que sair mais tarde do trabalho...

Nenhum comentário: