26.10.01





Do Informática etc. para o internETC.


Uma confissão: adoro os leitores do Info etc! Já fiz muita coisa em jornal, já trabalhei em áreas polêmicas (para ficar num só exemplo, fiz crítica de televisão durante anos no JB) mas nunca encontrei leitores mais motivados e envolvidos com o jornal do que a galera que lê o caderninho. Aquela coisa que a gente sempre diz teoricamente -- o jornal é do leitor -- é profundamente verdadeira no Info etc, em que os leitores não se consideram apenas "proprietários", mas também, e basicamente, co-autores. Eles têm enorme intimidade com a equipe, se metem nas matérias, elogiam, xingam, dão palpites e sugestões; às vezes, acabam até saindo no pau uns com os outros.

A área, já se viu, presta-se a isso: com exceção de alguns grupos fundamentalistas islâmicos, conheço poucos setores mais visceralmente ideológicos hoje em dia do que o da tecnologia de informação. Coisa, aliás, plenamente justificável: a nossa vida depende cada vez mais da tecnologia, e quem não presta atenção ao que acontece aí está abdicando do seu dever de cidadão.

Quando não estão empenhados em descascar algum de nós ou em defender o Linux, o Mac ou -- acreditem, até outro dia ainda havia fanáticos da espécie -- o MSX, eles descobrem coisas muito interessantes, que compartilham com os outros através do jornal, que passa a funcionar, assim, como uma espécie de hub de uma rede mista de papel e cabos. De vez em quando, vou arrastar algum leitor do Info etc. para cá. Afinal, quanto mais variada a rede, melhor.

Hoje aproveitem a dica do Paulo Maurício Ribeiro, que encontrou um site utilíssimo que eu ainda não conhecia. Fui lá, fiz um teste buscando uma memória para o meu notebook, que não é propriamente uma coisa fácil de achar, e não é que em poucos instantes eu estava com a informação certa na tela? Muito bom!

Prezadíssima Cora Rónai,

Dá pra impressionar. Havia visitado o site americano da Kingston -- fabricante de memórias de todos os tipos imagináveis -- de onde fiz o download de um manual sobre memórias, já que queria fazer um upgrade no meu micro e estava um pouco desatualizado sobre as tecnologias atuais. Com as informações apresentadas, consegui comprar exatamente o que queria e já estou utilizando meu micro com mais memória. Se parasse por aí já estaria bom.

Observando o site, vi que havia um link para um site brasileiro da Kingston. Fui ver. O site é tão completo quanto o americano e também oferece uma versão em português do manual sobre memórias, em PDF. O manual NÃO É uma propaganda das memórias Kingston (embora fale, claro, da qualidade delas) mas sim uma descrição tecnicamente segura dos tipos de memórias existentes e como identificá-las. Um download utilíssimo. Além disso o visitante pode comprar diretamente dos distribuidores o tipo de memória que desejar. Fiz um teste e solicitei o orçamento para duas memórias tipo Flashcard para a minha câmera digital. Em apenas 24 horas o revendedor respondeu informando os preços e os prazos de entrega.

Vale a pena divulgar um site destes: www.kingston.com.br

Paulo Maurício Ribeiro

P.S. -- Juro que não tenho nadica de nada com a Kingston!



Nenhum comentário: