28.2.07

Uhuuu!!!




Lá vou eu...




Pro Lucas




E agora, ao trabalho




A idéia é essa




O que vai acontecer com os ímãs?




Plasma ou LCD?




Sampa




Sampa




Fui!




Sombra inédita




O pior é que cheguei adiantada!!!




A cidade é muito estranha a essa hora!




Registre-se




Espelho d'água




27.2.07

Ele detesta que a gente saiba que é aniversário dele... ;-)




Tsk, tsk, tsk

O Fotolog não se emenda. Isso era o que comunicava aos seus zilhões de usuários brasileiros:
"O web site do Fotolog é temporariamente fora do serviçio. A equipe está trabalhando duramente para faça-o dísponivel outra vez. Entrementes, por favor use esta oportunidade para ir fora e faça alguns fotos. Nós esperamos veja-os."
(Obrigada, Eduardo da Costa!)




A Bia está em Uruguaiana, RS, fazendo uma gravação, e me mandou essa fotinha que fez com o celular. Pois não é que está se saindo melhor que a encomenda?! O celular dela é um Motorola Razr, ou seja, sequer tem uma câmera de primeira... (Mãe Muito Orgulhosa)

26.2.07

Emergência canina!



Há coisa de duas semanas, recebi um email da Layla. Na ocasião o Blogger estava fora do ar. Marquei-o para trazê-lo pra cá na primeira oportunidade e... me esqueci!
"Cora, há pouco mais de um mes alguém abandonou uma cachorra no Bosque da Barra. Ela é muito arisca e aos poucos estamos conseguindo conquistá-la. Já pediram ao centro de zoonozes para capturá-la. Já foram lá algumas vezes e felizmente ainda não conseguiram fazer isto. Ela parece ser meiguinha, mas ainda está muito assustada. Já está chegando perto de nós e hoje ela nos acompanhou o tempo todo e consegui tirar estas fotos. Será que alguém a adotaria?

Também vimos que ela gosta de água, pois entrou no lago algumas vezes. Vou pedir à Márcia (gestora do parque) que aguarde mais um pouco, quem sabe conseguimos alguém que queira adotá-la e ela não precisa ir para um abrigo. No centro de zoonozes se ela não for adotada dentro de um prazo ela seria sacrificada (no meu entender "assassinada"!!!). Morro de pena!

Será que colocando no blog alguma alma caridosa resolve adotá-la? Poderia dar o meu telefone ou da Ana ou do Bosque para contato ou os emails:

Layla: 2446-5067 ou 8623-4423
Ana: 2443-4752 (email anamilezi@oi.com.br)
Telefone do Bosque da Barra: 3151-3428 (a gestora é Márcia Bazelenitz Pinheiro, email bazela2005@yahoo.com.br)

Muito grata pelo socorro, a "Pinguça" como já a chamam, agradece a atenção."
Pois ontem a Layla escreveu de novo: a bichinha foi para um abrigo! Ainda pode ser adotada; se alguém puder salvá-la...

A nova toca do Mosca




Comitê de recepção




Socorro!!!!

Há algum especialista em Imposto de Renda na casa?! Acabo de receber um papel que me diz, pura e simplesmente, que devo 11.448,22 ao fisco, dos quais 3.173,43 em multa e 4.043,54 em juros e encargos.

Isso, segundo entendi, refere-se a um lançamento suplementar (???) no exercício de 2002/2003.

Alguém tem alguma idéia do que fazer, além de cortar os pulsos, vender o apartamento ou ir com um taco de beisebol pra Brasília?!

25.2.07

Bizarrices

Mudei o blog para a nova versão do Blogger e, desde então, coisas estranhas vêm acontecendo. Os arquivos sumiram da página deles, muito embora encontrem-se todos bem. Antigamente era fácil lidar com isso, era só ir na aba "arquivos" e mandar republicar; agora, cadê a tal aba?!

O RSS anda sumido também, e várias pessoas se queixam de caracteres esquisitos misturando as palavras. Este é um caso que -- aleluia! -- se resolve fácil: basta baixar o Firefox e pronto (há um link para ele na barra da esquerda). Com certeza tem solução também no M$ IE, mas o Firefox é um navegador tão superior que acho que todos deveriam experimentá-lo, nem que fosse para ver a diferença.

Ao longo da semana vou consultar os meus GGs (Grandes Gurus) Eduardo Stuart e Fábio Sampaio para ver se eles têm solução para os males que afligem o internETC., ou se essas são inevitáveis dores de crescimento.

Até lá, peço um pouquinho de paciência a todos.

Ah, respondendo à Rosablu: quando aparece a palavra "alterado" no fim de um comentário, isso significa que algum dos gerentes mexeu naquele comentário. Normalmente acontece quando alguém esquece uma tag aberta e o texto sai todo em negrito, por exemplo.

Eu amo a minha cidade




Eu amo a minha cidade




Que sede!




Tutu




Na Letras e Expressões... :-)




24.2.07

Keaton, sempre trabalhando




Nossos comerciais

Pessoas, há dois novos anúncios no blog -- este aí de cima, do Google Pack, e outro aí do lado, uma "torre" de classificados.

O Google Pack eu recomendo entusiasticamente. É um pacote gratuito de ótimos programas do Google; pode ser baixado na íntegra ou programa a programa. Nele está incluído o Picasa, que é, disparado, o meu gerenciador de imagens favorito.

Os dois anúncios são experiências para ver se melhoro o desempenho financeiro do blog, que, salvo a agradável surpresa do Buscapé, no outro dia, anda tão fraquinha que começo a reconsiderar se vale a pena mantê-los por aqui.

Pergunto: os anúncios incomodam visualmente? Atrapalham a leitura? Irritam? Ou, ao contrário, às vezes têm boas dicas?




Pessoas, o Sergio Fonseca está com um ensaio lindo recém-publicado no nominomo!

O melhor do carnaval de rua

Guilherme Studart, economista do BNDES e freqüentador de mais de 50 blocos, elaborou uma lista de "Melhores do Carnaval". Ficou assim:

  • Destaque: As saídas de blocos matinais, mais cedo do que o normal

  • Melhor Resgate: Carmelitas, Suvaco de Cristo (voltaram a apresentar bons desfiles)

  • Melhor Bloco Infantil: Gigantes da Lira

  • Melhor Samba: Simpatia É Quase Amor

  • Enredo e Refrão Mais Engraçados: Cutucano Atrás
    Fé Demais não Cheira Bem
    (“Judeu Judá / em Calcutá / no meu não tá / Aiatolá”)

  • Melhor Bateria: Rio Carioca

  • Bloco-Revelação: Carioca da Gema

  • Melhor Bloco Pequeno: Tudo Nosso, Tamo Junto

  • Maior Animação: Bola Preta, Banda da Rua do Mercado, Quizomba

  • Desfile mais Longo: Se Melhorar, Afunda

  • Desfile mais Curto: Largo do Machado mas não Largo do Copo

  • Tamborim de Ouro: Simpatia É Quase Amor

  • Melhor bloco para se brincar: Alvorada dos Embaixadores (desfila com poucos foliões pela Rio Branco vazia)

  • Melhor Nome de Bloco: Só o Cume Interessa (bloco dos alpinistas da Urca)

  • Qualidade Musical: Rancho Flor de Sereno, Cordão do Boitatá

  • Melhor Fantasia: Parapente (folião fantasiado no domingo de carnaval)

  • Fantasia Mais Repetitiva: Professor de Sexo, Marionete (todos os anos)

  • Bloco Mais Colorido: Cordão do Boitatá

  • Melhor Cenário: Posto 9 (Empolga às 9, Bafafá, Simpatia É Quase Amor)

  • Gente Bonita: Imaginô, Agora Amassa!, Bangalafumenga, Cordão do Boitatá, Céu na Terra

  • Conceito mais Diferente: Meu Bem, Não Volto Mais (no cemitério São João Batista, na quarta-feira de cinzas)

  • Fecho de Ouro: Me Beija Que Eu Sou Cineasta

  • Bebida-Novidade: H2OH
  • 23.2.07

    Ribondi: notícias de viagem

    "Cheguei no Porto e fazia frio e estava nublado e chovia. Nada mais portuense.

    Estou na casa de um amigo arquiteto. As minhas acomodações têm vestíbulo, closet, sala de leitura, quarto de dormir e banheiro, num total de 100 metros quadrados, o que é relativamente pouco, se comparado aos mil metros quadrados da casa toda, espalhados em admiráveis cinco andares e um jardim com sete pés de camélias vermelhas, onde os filhos do meu amigo arquiteto jogam bola e se esparramam na lama da cidade onde chove todos os dias.

    Fui na rua onde morei por quase 10 anos. Uma casa velha, abandonada, caindo aos pedaços, cercada por muro onde viviam centenas de gato gordos e soberbos, não existe mais. No lugar, surgiu um prédio inteirinho só do El Corte Inglés.

    Mas hoje, caminhando por aqui junto com a Ângela, e comendo bolinhos de bacalhau na padaria da Rua Cimo de Vila, olhei prum lado e pro outro e entendi tudo:

    A minha felicidade não foi comigo para o Brasil, quando fiz as malas e voltei.

    Minha felicidade ainda está aqui, à minha espera."

    Alexandre Ribondi

    22.2.07



    Ontem eu estava fazendo umas fotos na Lagoa quando fiquei com a impressão de que havia alguém me observando. Havia, era o Tom e, ainda por cima, "armado" com a Nikon D200...

    Parte do resultado está aqui.

    Ah, eu também fiz umas fotos dele, mas ainda nem vi: passei a noite às voltas com as fotos do carnaval. Mas aguardem, em breve, outro álbum do Picasa!

    Preta Gil e a redenção das gordinhas

    A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu: e agora, você?


    "Ai, caramba!", pensei com meus botões quando soube que a Preta Gil seria madrinha da bateria da Mangueira. "Isso não vai dar certo..." Ter pai famoso nem sempre ajuda, e o falso entusiasmo dos puxa-sacos sempre atrapalha. Como a torcida do Flamengo e a do Vasco juntas, eu também tinha certeza de que, no mundo rarefeito das Julianas, Quitérias e Gracyannes, a Preta ia pagar um mico de todo o tamanho. Literalmente.

    Pois retiro, envergonhada, o que pensei. Quando ela entrou na passarela, muito bonita nas suas plumas, paetês e cristais, pisando no chão sem pedir desculpas a ninguém, me dei conta de que embarcara no preconceito que tanto critico nos outros. Me dei conta, também, de que estava vendo um dos momentos mais interessantes do carnaval. À minha volta, milhares de Pretas aplaudiam, com empolgação, a gordinha bem resolvida e cheia de atitude, que ali resgatava a auto-estima das mulheres de verdade, continuamente massacrada pela moda, pela mídia, pela publicidade.

    Preta Gil lavou a alma de todas nós gordinhas, de todas nós não tão bonitas, de todas nós de todos os dias. Acontece que todas as mulheres sonham ser Juliana Paes, mas, salvo raríssimas exceções, todas são Preta Gil: reais, imperfeitas, lutando constantemente contra a balança e um mundo que condena, sem piedade, quem tem seus quilos a mais. Ver as deusas do samba evoluindo na avenida é pura magia, mas viver num país que só presta atenção a deusas é de matar.

    Alguns puristas reclamam que ela atravessou o samba. Não tenho competência para julgar isso, mas -- e daí?! O que eu vi ali da frisa, no chão,foi uma moça cheia de carisma e de energia, dançando sem parar e arrancando aplausos entusiasmados da multidão. Não é essa, exatamente, a função de uma Rainha de Bateria? As muito lindas que me perdoem, mas, para mim, não teve para mais ninguém: minha musa deste carnaval foi a Preta Gil.

    * * *

    Apesar do inesperado e, perdão pela palavra, "gratificante" sucesso da Preta, e apesar do excelente desfile, ando meio sei lá com a Mangueira, minha escola do coração. O episódio com a Beth Carvalho, num primeiro momento, me deixou passada: como fazem isso com uma mangueirense como a Beth?! Depois, quando foi surgindo o outro lado da história, decidi não tomar partido. Há erros dos dois lados, eles que se entendam.

    O que aconteceu com Nelson Sargento, no entanto, é tão imperdoável quanto o ocorrido com a velha guarda da Portela ano passado. Se as fantasias da sua família estavam prontas e ninguém foi buscar, que alguém telefonasse, mandasse telegrama, levasse em casa. Não estamos falando de uma celebridade instantânea, estamos falando do grande Nelson Sargento, de um baluarte da nossa música popular! Pelamordedeus! Será que ninguém na escola -- na Mangueira! -- se toca mais para o que representa um nome desses para o país?!

    Francamente, Mangueira.

    * * *

    A essa altura a campeã do desfile já é conhecida, as brigas de hábito já devem estar comendo soltas e o carnaval de 2007 já é passado (feliz Ano Novo!). O relógio da parede, contudo, marca 4h18 de um dia que, teoricamente, é quarta-feira, embora para mim, na prática, ainda seja terça: cheguei em casa dia claro, deslumbrada com o espetacular desfile da Beija-Flor, dormi até o meio da tarde, acordei para separar as fotos e estou, desde então, no computador.

    Aliás, abre parênteses: se alguém quiser ver as fotos que fiz, estão na Internet em <carnaval.notlong.com>. Usei uma Panasonic Lumix FZ50 e uma Canon SD800, duas câmeras amadoras abaixo da linha dos US$ 500 (lá!). Fecha parênteses.

    No meu mundo ideal, Beija-Flor, a mais empolgante, apesar do adiantado da hora, dividiria o campeonato com a Viradouro, maravilhosamente criativa. Salgueiro, que fez o desfile "clássico" mais lindo de todos, e Mangueira, com seu chafariz e sua igreja deslumbrantes, dividiriam o vice-campeonato, e isso porque, até mesmo num mundo ideal, quatro primeiros lugares ficam esquisitos. Outros desfiles que achei excelentes foram os da Unidos da Tijuca, com um enredo tão caro ao meu coração, e o da Grande Rio, com fantasias engraçadas e muito originais.

    Mas o que mais me empolgou na passarela foi, quem diria, o jogo de futebol da Viradouro. Uma idéia simples e genial, que arrancava gritos de "Gol!" das arquibancadas sempre que o maluco fantasiado de bola corria baliza adentro.

    * * *

    Este foi um carnaval diferente, atravessado pela lembrança da violência. Ao contrário de tantos leitores, que escreveram para o jornal sugerindo que fosse cancelado, acho fundamental manter a festa, mesmo no fundo do poço; um povo que, a cada dia, tem menos o que comemorar, não pode abrir mão de um dos seus poucos motivos de orgulho e alegria.

    Só desejo que, passada a comemoração, não passe também a saudável disposição da população de, enfim, cobrar das autoridades mais ação na questão da segurança pública.


    (O Globo, Segundo Caderno, 22.2.2007)

    Um celular resolvia isso




    20.2.07

    O tititi da Mangueira

    Ontem encontrei uma amiga que sabe absolutamente tudo o que acontece na cidade; é uma das pessoas mais bem informadas sobre o que rola no Rio. Eu, que gosto da Beth Carvalho, e que estava muito chateada com a forma como ela foi tratada pela escola, comecei a comentar o assunto, "Coitada da Beth..." mas minha amiga saltou e cortou no ato:

    -- Coitada uma ova! Pergunta quem tirou ela do carro. Foram os baluartes! Acontece que a Mangueira é uma escola extremamente comunitária, e a Beth, durante o ano, não faz nada pela escola. No carnaval compra uma roupa rosa qualquer e desfila; mas se pedem a ela um show para a comunidade, ela diz "Fala com o meu empresário". Aí chega na concentração e diz "Quero ir nesse carro". Qualé?! E que dor nas costas é essa que permite à criatura passar o sábado cantando na Bahia, mas impede de desfilar domingo? Vou dizer: gosto da personagem, mas o cerumano não tá com nada. Está, inclusive, usando a imprensa de uma forma deslavada.

    Então, pessoas, aí está outra versão da história. Da qual, até agora, não tenho motivos para duvidar.

    Slide show (provisório) aqui

    Ainda tenho que editar, tirar umas fotos e acrescentar outras: é uma obra em evolução...

    Mangueira, teu cenário é uma beleza!




    Olívia e Deb



    Eu não expliquei essa foto como devia. Eu simplesmente não estive com elas nesse dia; estávamos em camarotes separados, eu e a Bia no da Grande Rio, elas no da Nova Schin.

    A Olívia fez a foto e me mandou pelo celular; e, do meu celular, eu mandei pra cá, na mesma hora.

    Tá, eu faço brincadeirinhas assim o tempo todo mas, ainda assim, continuo achando um milagre.

    Beija-flor




    Grande Rio




    Minha favorita continua sendo a Viradouro...




    Champagne com confete




    Portela




    Olívia e Joãozinho




    Imperatriz




    No camarote