30.11.04



Irresistível!

O Alexandre Cruz Almeida desencavou uma lista dos Cem Melhores Livros do Século, feita pela Folha em algum momento do passado. Essas listas são sempre uma alegria e uma frustração. Uma alegria, porque servem pra se discutir meses a fio; uma frustração, porque ninguém jamais fará a lista do coração da gente.

Concordo com o Alexandre, de quem a roubei descaradamente: dentro do dentro, é bastante boa. Mas acho que peca por um excesso de autores "sérios" em detrimento de bons autores que cometeram o crime imperdoável de se tornarem best-sellers ou, pior! terem uma irrefreável veia cômica.

A meu ver, só isso explica estarem aí tantos Virginia Woolfs e Becketts, e nenhum Somerset Maugham ou Evelyn Waugh. Do primeiro eu recomendaria Servidão Humana ou No Fio da Navalha; do segundo, A Handful of Dust, Brideshead Revisited ou The Loved One, uma obra-prima do romance satírico (não sei se foram traduzidos; provavelmente sim).

Na minha lista eu deixaria só um Thomas Mann (A Montanha Mágica) e juntaria pelo menos um Wodehouse, de preferência da série de Blandings; Encontro em Samarra, de John O'Hara; Ragtime, de E.L. Doctorow; O Dia do Gafanhoto, de Nathanael West; e O Deus das Pequenas Coisas, de Arundhati Roy.

Por questão de gosto, deixaria um só Céline (Morte a Crédito) mas acrescentaria A História, de Elsa Moranti. E acho uma injustiça não ter sobrado nem um lugarzinho para Carson MacCullers, Kurt Vonnegut (de preferência matadouro Número Cinco) e, sim, Hemingway: O Sol Também se Levanta é lindo de doer.

Finalmente, eu tiraria um Faulkner ou um Joyce e poria no seu devido lugar A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna, que é um dos melhores romances jamais escritos. Ponto.

1°- Ulisses (1922), James Joyce (1882-1941).

## 2°- Em Busca do Tempo Perdido (1913-27), Marcel Proust (1871-1922).

* 3°- O Processo, Franz Kafka (1883-1924).

* 4°- Doutor Fausto (1947), Thomas Mann (1875-1955).

## 5°- Grande Sertão: Veredas (1956), Guimarães Rosa (1908-1967).

* 6°- O Castelo (1926), Kafka.

# 7°- A Montanha Mágica (1924), Thomas Mann.

* 8°- O Som e a Fúria (1929), William Faulkner (1897-1962).

# 9°- O Homem sem Qualidades (1930-43), Alfred Musil (1880-1942).

# 10°- Finnegans Wake (1939), James Joyce.

* 11° A Morte de Virgílio (1945), Herman Broch (1886-1951).

## 12° Coração das Trevas (1902), Joseph Conrad (1857-1924).

# 13° O Estrangeiro (1942), Albert Camus (1913-1960).

* 14° O Inominável (1953), Samuel Beckett (1906-1989).

## 15° Cem Anos de Solidão (1967), García Marquéz (1928).

* 16° Admirável Mundo Novo (1932), Aldous Huxley (1894-1963).

* 17° Mrs. Dolloway (1925), Virginia Woolf (1882-1941).

* 18° Ao Farol (1927), V. Woolf.

# 19° Os Embaixadores (1903), Henry James (1843-1916).

# 20° A Consciência do Zeno (1923), Italo Svevo (1861-1928).

# 21° Lolita (1958), Wladimir Nabokov (1899-1977).

22° Paraíso (1960), José Lezama Lima (1910-1976).

# 23° O Leopardo, Tomaso di Lampedusa (1910-1976).

# 24° 1984 (1949), George Orwell (1903-1950).

* 25° A Náusea (1938), Jean-Paul Sartre (1905-1980).

## 26° O Quarteto de Alexandria (1957-1960), Lawrence Durrell (1912-1990).

27° Os Moedeiros Falsos (1925), André Gide (1869-1951).

* 28° Malone Morre (1951), Samuel Beckett.

# 29° O Deserto dos Tártaros (1940), Dino Buzzati (1906-1972).

## 30° Lord Jim (1900), Joseph Conrad (1857-1924).

* 31° Orlando (1928), Virginia Woolf.

# 32° A Peste (1947), Albert Camus.

## 33° Grande Gatsby (1925), F. Scott Fitzgerald (1896-1940).

* 34° O Tambor (1959), Gunter Grass (1927).

# 35° Pedro Páramo (1955), Juan Rulfo (1918-1986).

36° Viagem ao Fim da Noite, (1932) Ferdinand Céline.

37° Berlin Alexanderplatz (1929), Alfred Döblin (1878-1957).

## 38° Doutor Jivago (1957), Boris Pasternak (1890-1960).

39° Molloy (1951), Samuel Beckett (1906-1989).

* 40° A Condição Humana (1933), André Malraux (1901-1976).

# 41° O Jogo da Amarelinha (1963), Julio Cortázar (1914-1984).

# 42° Retrato do Artista quando Jovem (1917), James Joyce.

## 43° A Cidade e as Serras (1901), Eça de Queirós (1845-1900).

44° Aquela Confusão Louca da Via Merulana (1957), Carlo Emilio Gadda (1893-1973).

# 45° Vinhas da Ira (1939), John Steinbeck (1902-1968).

## 46° Auto da Fé (1935), Elias Canetti (1905-1994).

## 47° À Sombra do Vulcão (1947), Malcolm Lowry (1909-1957).

48° O Visconde Partido ao Meio, Italo Calvino.

* 49° Macunaíma (1928), Mario de Andrade (1893-1945).

50° O Bosque das Ilusões Perdidas (1913), Alain Fournier (1886-1914).

* 51° Morte a Crédito (1936), Ferdinand Céline (1894-1961).

* 52° Amante de Lady Chatterley (1928), D.H. Lawrence (1885-1930).

* 53° O Século das Luzes (1962), Alejo Carpentier (1904-1980).

* 54° Uma Tragédia Americana (1925), Theodore Dreiser (1871-1945).

55° América (1927), Franz Kafka.

56° Fontamara (1930), Ignazio Silone (1900-1978).

* 57° Luz em Agosto (1932), William Faulkner.

## 58° Nostromo (1904), Joseph Conrad.

59° A Vida Modo de Usar (1978), Georges Perec (1936-1982).

* 60° José e seus Irmãos (1933-1943), Thomas Mann.

61° Os Thibault (1921-1940), Roger Martin du Gard (1881-1958).

62° Cidades Invisíveis (1972), Italo Calvino (1923-1985)

63° Paralelo 42 (1930), John dos Passos (1896-1970)

# 64° Memórias de Adriano (1951), Marguerite Yourcenar (1903-1987).

## 65° Passagem para a Índia (1924), E.M. Forster (1879-1970).

# 66° Trópico de Câncer (1934), Henry Miller (1891-1980).

* 67° Enquanto Agonizo (1930), James Faulkner.

## 68° As Asas da Pomba (1902), Henry James (1843-1916)

* 69° O Jovem Törless (1906), Alfred Musil.

70° A Modificação (1957), Michel Butor (1926).

* 71° A Colméia (1951), Camilo José Cela (1916).

72° Estrada de Flandres (1960), Claude Simon (1913)

# 73° A Sangue Frio (1966), Truman Capote (1924-1984).

# 74° A Laranja Mecânica (1962), Anthony Burgess (1916-1993).

## 75° O Apanhador no Campo de Centeio (1951), J.D. Salinger (1919).

## 76° Cavalaria Vermelha (1926), Isaac Babel (1894-1944).

## 77° Jean Christophe (1904-12), Romain Rolland (1866-1944).

## 78° Complexo de Portnoy (1969), Philip Roth (1933).

79° Nós (1924), Evgueni Ivanovitch Zamiatin (1884-1937).

* 80° O Ciúme (1957), Allain Robbe-Grillet (1922).

* 81° O Imoralista (1902), Andre Gide (1869-1951).

82° O Mestre e a Margarida (1940), Mikhail Afanasevitch (1891-1940)

83° O Senhor Presidente (1946), Miguel Ángel Asturias (1899-1974).

# 84° O Lobo da Estepe (1927), Herman Hesse (1877-1962).

# 85° Os Cadernos de Malte Laurids Bridge (1910), Rainer Maria Rilke (1875-1926).

## 86° Satã em Gorai (1934), Isaac Bashevis Singer (1904-1991)

## 87° Zazie no Metrô (1959), Raymond Queneau (1903-1976).

# 88° Revolução dos Bichos (1945), George Orwell.

89° O Anão (1944), Pär Lagerkvist (1891-1974).

## 90° The Golden Bowl (1904), Henry James.

91° Santuário (1931), William Faulkner.

* 92° Morte de Artemio Cruz (1962), Carlos Fuentes (1928).

* 93° Don Segundo Sombra (1926), Ricardo Guiraldes (1886-1927).

* 94° A Invenção de Morel (1940), Adolfo Bioy Casares (1914).

* 95° Absalão, Absalão (1936), William Faulkner.

* 96° Fogo Pálido (1962), Wladimir Nabokov (1899-1977).

## 97° Herzog (1964), Saul Bellow (1915).

## 98° Memorial do Convento (1982), José Saramago (1922).

99° Judeus sem Dinheiro (1930), Michael Gold (1893-1967).

100° Os Cus de Judas (1980), Antônio Lobo Antunes (1942).

Update: Pronto, marquei os livros! Os que li estão marcados com *, # e ##.

* Os que eu li porque sou uma traça desde a mais tenra idade e pouca coisa me escapou;

# Os que li com muito gosto;

## Os que adoro.

Pensando nessas cotações, pensei quantas permaneceriam as mesmas numa releitura. Por exemplo: tenho quase certeza de que, hoje, não gostaria tanto de Jean Christophe, do Lobo da Estepe ou do Quarteto de Alexandria como gostei quando era garota. Ulisses já tentei ler diversas vezes e nunca consegui passar da metade -- e isso num tremendo esforço de reportagem. Já desisti dele há tempos, embora goste muito de Finnegan's Wake (e mais ainda de Dubliners).

Também já desisti de gostar de Virginia Woolf. Eu sei, eu sei. Falha minha.

Em compensação, cada vez gosto mais de Scott-Fitzgerald, de Joseph Conrad e de Henry James; Isaac Bashevis Singer é um dos meus favoritos, nunca li nada dele de que não gostasse. O outro Isaac, Babel, também está no meu coração. À Sombra do Vulcão, Cem Anos de Solidão, Herzog e O Apanhador no Campo de Centeio já foram e relidos várias vezes; e Proust vai e volta da cabeceira.

Enfim. Eu teria tanto a dizer a respeito de cada um desses livros, mesmo daqueles de que não gosto...! Cresci à sombra deles e de seus irmãos; não consigo imaginar o que teria sido a minha vida sem a sua companhia.

De tudo o que eu sei e sou, os livros serão sempre a melhor parte.

Net na janela

Net na janela

 Bom dia!



Fofas!!!

Gente, lá na Marina W. -- que, por sinal, lança seu livro de cinema hoje, lá na Travessa, a partir das 20hs -- tem a foto de uma família de capivaras que só vendo! Filhotinhos e tudo! A coisa mais linda!

29.11.04



Emergência felina

Giniki, que todos com certeza conhecem dos comentários, pede socorro para uma gatinha:
Carlota é uma gatinha mista de siamês, encontrada muito maltratada pela filha de uma amiga, no Grajaú, e que foi muito bem cuidada por ela(s). Levada à veterinária e tratada, agora está aqui em Niterói, num gatil, precisando de um lar!!!

A história toda está aqui, no fotolog da Bel. Ela é lindinha!!! Não posso ficar com ela, nem as amigas, que já têm um "gatão" que dá um certo trabalho pois também precisa de cuidados constantes.

Oi Multimidia



Oi Multimidia

Keaton ama caixas...




s+arck, o mouse

Um dia ganhei um mouse lindo de presente. Era transparente e tinha uma luz vermelha no coração, mas ? tristeza! ? era Mac, e eu sempre fui PC. Lá se foi o ratinho para um amigo, enquanto eu voltava para o camundongo cinza e mixuruca que habitava minha escrivaninha. Aos poucos, porém, os mouses foram ficando cada vez mais chiques e elegantes. A evolução faz sentido. Por mais caros que sejam, eles são sempre relativamente baratos dentro do contexto hi-tech; e mesmo quem não troca de computador há anos provavelmente já trocou de mouse neste meio tempo, até porque ainda não se inventou um que resista, invicto, à inclemência do uso.

Agora, a Microsoft lançou uma novidade que tem tudo para virar tendência: mouse de autor, com preço à altura. Desenhado por Philippe Starck (mais conhecido pela concepção de hotéis em que a decoração é o máximo para que a gente esqueça que os quartos são mínimos) o s+arck é mesmo um lindo objeto. Não parece confortável à primeira vista mas, surpreendentemente, é muito agradável de usar ? e melhor ainda de ver em cima da mesa, com a sua faixa de luz colorida.

Em tempo: eu sei que o plural de mouse é mice , mas o cotidiano tecnológico brasileiro tem razões que a gramática desconhece.

A balada do bordel virtual

Na semana passada, a Delegacia de Repressão aos Crimes pela Internet fechou um bordel virtual aqui no Rio. As moças foram interrogadas e liberadas, mas os donos foram para a cadeia. Seu crime? ?Manter, por conta própria ou de terceiro, casa de prostituição ou lugar destinado a encontros para fim libidinoso, haja, ou não, intuito de lucro ou mediação direta do proprietário ou gerente?, conforme reza o artigo 229 do Código Penal.

Pois alguém precisa avisar urgentemente à delegada titular da DRCI que, num bordel virtual, não se realizam encontros , seja para fins libidinosos ou não. Neles há apenas mulheres peladas diante de webcams, usando a imaginação e brinquedos eróticos para satisfazer pedidos teclados por usuários do outro lado da tela, quando não do outro lado do mundo: o site era fechado a conexões feitas do Brasil, para preservar a identidade das funcionárias.

Custa crer que, a essa altura do campeonato, ainda se encontre, em plena cidade do Rio de Janeiro, tal grau de hipocrisia e de obscurantismo. Enquanto a zelosa delegada cuida de proteger moças que não pediram proteção, continua aberta a temporada de caça aos turistas não-virtuais que se arriscam pelas ruas.

(O Globo, Info etc., 28.11.2004)

Update: a propósito da questão do bordel virtual, achei muito interessante um dos comentários feitos aqui no blog, mas que vocês talvez não tenham visto porque o post a que ele se refere já está lá no pé da página.

A gente não deve acreditar em tudo o que lê na internet, e manda o bom senso desconfiar de todas as fontes desconhecidas mas, sinceramente, não vejo nenhum motivo para não acreditar na procdência do comentário, supostamente assinado por três das moças que trabalhavam no indigitado bordel:
"Isso que aconteceu é ridiculo. Somos o que essa delegada chama "prostitutas virtuais", trabalhamos com esse americano há mais de um ano, e nunca nenhum homem nos tocou ou fez algo que não quisessemos...

Não tem vítimas ou inocentes nessa história, já que optamos por esse estilo de trabalho, no qual conquistamos muitas coisas, não somente materiais... Temos orgulho do que somos e do que fazemos.

Por que essa delegada não vai atrás dos verdadeiros bordéis (coisa que no Rio de Janeiro nao falta...)? Deixe as prostitutas virtuais (se assim você prefere chamar)em paz, porque nosso material de trabalho não é tanto nosso corpo, mas sim nossa inteligência. Convencer um homem a pagar mais de 600 reais só para conversar conosco(por 40 minutos) é algo que não é qualquer um que consegue, coisa que as verdadeiras prostitutas têm que ficar horas sendo usadas, até mesmo correndo sério risco de vida.

Então por favor todos vcs prestem muita atenção nisso, antes de sair falando qualquer coisa na televisão, rádios e jornais, só para "mostrar" que faz alguma coisa, estude muito bem antes de acusar algo ou alguém." (Mel, Karen e Lulu)










Festa!

A noite de sábado foi de total indecisão para mim. Assistia à festa da árvore aqui de cima ou descia lá para baixo? Se descesse, assistia bem da margem (local privilegiado para fotografar os fogos), do meio da muvuca ou do camarote do Bradesco, para o qual tinha um convite?

Havia ainda a possibilidade de ir às casas de vários vizinhos amigos; está virando tradição o povo da Lagoa dar festas no dia da inauguração da árvore.

Preferi descer e explorar as possibilidades lá embaixo.

Nunca vi tanta gente aqui na Lagoa, nunca! Era quase impossível andar entre as pessoas. Consegui chegar até à beira d'água, onde encontrei um colega estrategicamente posicionado; ele estava fotografando para o Bradesco. Conversamos um pouco, fiz umas fotinhas do clima e fui em frente.

O Cantagalo era uma réplica da Central, sem tirar nem pôr.

Tinha barraquinhas de tapioca, milho cozido, açai, acarajé, salsichão, churrasquinho, frango com catupiry, cachorro quente incrementadíssimo, queijo coalho, doces variados do Sul ("se não gostar não paga", diz a propaganda auto-confiante), pizza na lenha, espetinho de camarão, sanduíches diversos, caipirinhas de fruta, cerveja, refrigerantes, sorvetes artesanais e Kibon, que mais? ah, empadinhas, algodão doce e pastel. Isso que eu vi em comes e bebes, mas muita coisa deve ter me escapado.

Havia também os onipresentes vendedores de bijuterias, alguns ambulantes oferecendo pulseirinhas e colares que brilham no escuro, mais um monte de gente trabalhando com brinquedinhos de todos os tipos, de bichos de pelúcia àquelas cobras e lagartos de papel que se mexem sozinhos quando puxados por uma cordinha.

Uma confusão desgraçada, mas muito divertida: a própria festa do interior plantada no coração da Zona Sul. O Rio tem desses baratos inesperados e surpreendentes.

Acho que não há cidade no Brasil ou no mundo em que se veja algo assim.

Fiz fotos das barraquinhas e fui para o camarote do Bradesco. Todo mundo muito chique, Cora Rónai de jeans e camiseta pretos, o ser despencado por excelência -- mas tudo bem. Com aquela árvore brilhando lá na frente, quem é que ia olhar para mim?

Achei um cantinho bom na frente do camarote, sentei no chão e fiz ótimas fotos.

Quando o concerto e a queima de fogos acabaram, me despedi dos anfitriões e voltei para o meio da muvuca, que estava irresistível. Jantei um acarajé maravilhoso e um chicabon, bebi uma água de coco e, uma hora depois, voltei para casa, onde os gatos me receberam com grandes manifestações de apreço.

Bia explicou que, durante os fogos, eles ficaram inteiramente zuretas, correndo de um lado para outro. Buscavam refúgio no quarto, mas o barulho dos fogos ecoava na pedra; fugiam para a sala e lá, além do barulho, ainda havia aquele brilho todo...

Coitados dos meus quadrupinhos!!!

Além deles, fiquei -- e ainda estou -- muito preocupada com os outros bichos do Cantagalo. A capivara não deu as caras; teve juízo para ficar quieta na sua toca, mas imagino que tenha ficado assustada demais, a pobrezinha.

Com exceção de alguns bem-te-vis, nenhum dos pássaros do pedaço apareceu no domingo, o que não seria tão grave se alguns não estivessem chocando.

Não sei como vai ser isso daqui pra frente.

O que não era problema até pouco tempo atrás, agora é preocupante, pelo menos para mim e para as pessoas que curtem a fauna local; a quantidade de pássaros da Lagoa aumentou muito no ano passado.

Como será possível conciliar a festa da árvore, que é tão bonita, com o bem-estar das criaturinhas?

Em tempo: excepcionalmente, as fotos acima não são de celular. Foram feitas com câmeras digitais "de verdade"...

27.11.04

Oi Multimidia

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No Centro



O pombo

Paulo Polzonoff escreveu um lindo texto sobre o caso do pombo, que gentilmente dedicou a esta sua (dele; e de vocês) amiga.

Leiam aqui.


A festa na internet

Dica do Paulo Afonso: a festa da árvore vai ser transmitida ao vivo no seu (dela, árvore) website.


Socorro urgente!

Pessoal, será que alguém conhece alguém que conhece alguém na subprefeitura da Lagoa?

Pelo seguinte: há quatro ou cinco anos o pessoal da vela do Caiçaras mantem a tradição de sair com os barcos no dia da inauguração da árvore e esperar a sua iluminação dentro d'água. Eles põem luzes e mensagens de paz nos barcos, e enfeitam muito o evento, junto com os pedalinhos.

Mas ontem a subprefeitura proibiu que continuassem com o que, afinal, já era tradição anual. Nenhuma justificativa foi apresentada. O pior é que a probição só atinge os velejadores, já que os pedalinhos -- pagos! -- podem continuar a participar, como sempre fizeram.

A turma está arrasada. Participar da festa da árvore é um momento aguardado com muita alegria por todos, que preparam os barcos para a ocasião com o maior carinho.

Se o problema é a queima de fogos, que se estabeleça um perímetro de segurança em torno da balsa que os transporta; mas ainda que seja isso, por que esta preocupação não existe em relação aos pedalinhos?!

Já levei o caso para o jornal, mas tínhamos que encontrar alguém desta subprefeitura urgente, em tempo hábil para rever esta decisão infeliz. Proibir os maiores usuários do espelho d'água de contribuir para a festa com a presença dos seus lindos barcos é simplesmente o fim!

Ódio. Ódio. Raiva. Raiva. Grrrrrrrrrrrrrrrrr...

26.11.04

Oi Multimidia

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Engarrafamento...

Engarrafamento...



Ufa!


Demorou...


Vamos salvar o site do câncer de mama?

A Suely encontrou esta nota num blog amigo:
O Site do câncer de mama está com problemas pois não têm o nº de acessos e cliques necessários para alcançar a cota que lhes permite oferecer 1 mamografia gratuita diariamente a mulheres desprivilegiadas. Demora menos de um segundo para ir ao site e clicar na tecla cor-de-rosa que diz "Campanha da Mamografia Digital - Gratuita". Isto não custa nada e pelo nº diário de pessoas que clicam os patrocinadores (Avon, Tupperware,....) oferecem a mamografia em troca de publicidade. Aqui está o Website: Basta um clique!
Aproveitando, aí vai mais uma boa dica dos comentários:
Que tal dar uma olhada no site do Hospital Mário Kröeff? Para quem não sabe o HMK fica localizado na Penha, Rio de Janeiro. Leia a história do hospital que foi criado em junho de 1939 por um grupo de médicos liderados pelo cancerologista que lhe dá o nome, o Hospital Mário Kröeff. O dr. Mário Kröeff é considerado o iniciador do INCA, e fundou o HMK para os pacientes terminais de câncer que não tinham para onde ir.

Com 64 anos de existência, a ABAC ? Associação Brasileira de Assistência aos Cancerosos, mantenedora do Hospital Mário Kröef, cumpre fielmente as exigências da legislação filantrópica, ou seja, cuida da saúde ? na área câncer ? de uma parcela crescente da população, sem qualquer ajuda financeira dos Governos. A sobrevivência de nossa Instituição se deve, basicamente, à sensibilidade do povo, que nos apóia e ajuda, de diferentes formas, a manter os serviços de excelência que prestamos. (Marcia)


A balada do bordel virtual

Nada como um bom repórter na área! O Alexandre Cruz Almeida levantou a história do fechamento do tal bordel virtual; antes, já tinha escrito sobre as garotas de programa da internet.

A delegada pode até ser muito simpática, como ele diz, mas, sinceramente, sofre profunda falta do que fazer -- o que, convenhamos, é estranho numa cidade como o Rio. Não havia menores de idade trabalhando lá e, aparentemente, as moças estavam bastante contentes com o, hmmm, "ambiente de trabalho", digamos assim.

Levar gente para a cadeia por incitar terceiros a atos libidinosos, a essa altura do campeonato, e neste específico trecho do planeta, é de uma hipocrisia que beira a imoralidade.

Se bem entendi a delegada, sexo virtual pago só é legal em salas de chat abertas, quer dizer: só se for suruba ou orgia. Assim a dois, num cantinho discreto, nem pensar.

Faz algum sentido isso?! Não é o suprassumo do ridículo?!

A lei dá respaldo à delegada, mas nem tudo o que é legal é necessariamente justo ou sensato. Os tempos e os costumes mudam muito mais rápido do que o código penal; uma pessoa que tem o poder de uma delegada deveria ter também um mínimo de discernimento para definir as suas prioridades.

O bordel virtual não estava incomodando ninguém, pelo contrário -- imagino que estivesse até resolvendo o problema de muita gente.

Enquanto isso, continua aberta a temporada de caça a turistas...

* suspiro *


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Wagner Tiso

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Geraldinho Carneiro se dirige às massas

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Claudinha e Ferreira Gullar, Marilia Kranz e Olivia Hime

25.11.04

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Esta foto e' irresistivel...

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No engarrafamento

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A caminho

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Copa

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Copacabana





Diário de bordo

Dois dias em Rondônia, no set de "Mad Maria"

Terça-feira, 16 de novembro: Porto Velho, para quem espera selva fechada ou mesmo cidades como Manaus ou Belém, mergulhadas em lendas e no imaginário amazônico, é uma surpresa. É pequena, simpática e tem cantos que, não sei por quê, lembram a Ilha do Governador dos meus tempos de criança. O calor está perfeitamente razoável, mas todos são unânimes em dizer que hoje é um dia excepcional.

Amanhã saímos às sete, gravações em Santo Antônio. A produção é meticulosa e tem um quadro de avisos enorme no hall. Diz o seguinte:

Figuração:
60 barbadianos
02 espanhóis mortos
05 espanhóis
25 chineses
15 diversas raças

Gostei desses 02 espanhóis mortos. Se houver papel para uma centro-européia morta, vou me oferecer; é a única coisa que me sinto capaz de fazer em termos de interpretação. Notem que não é "morrendo", é mortos mesmo.

À tarde dormi e saí sozinha para um passeio ao pôr-do-sol. Andei bastante. Os pontos altos da cidade, numa primeiríssima impressão:

-- O cheiro das ruas. Há árvores frutíferas por toda a parte, e o cheiro é uma glória.

-- O sol enorme e avermelhado do poente.

-- A hospitalidade das pessoas.

Imaginem que comecei a conversar com três moças perto do rio e, a certa altura, perguntei se sabiam onde podia alugar uma bicicleta. Aqui não se alugam bicicletas, mas uma delas logo se prontificou a me emprestar a sua, que usa pouco. Quem vem da selva de asfalto estranha a generosidade, a gentileza.

* * *

Quarta-feira, 17 de novembro: Tive que acordar às seis, tendo ido dormir às duas; fui para um lugar tão quente que, misteriosamente, ficar ao sol era melhor do que ir para baixo das árvores; descobri que repelente para insetos não funciona com formiga. E, querem saber? Adorei cada minuto!

A produção de "Mad Maria" é uma aventura em si mesma. Se cuidar das minúcias de um filme de época já é complicado em estúdio, imaginem o que é em plena selva amazônica! Estou impressionada com a paciência de todos, do diretor aos figurantes; e cheguei à conclusão de que eu não serviria sequer para fazer um dos espanhóis mortos. Os pobres têm que ficar imóveis ao sol, derretendo, enquanto a cena se repete e se repete e se repete. Quando, afinal, os gestos ficam perfeitos, as falas entram nos lugares certos, nenhuma nuvem atrapalha e tudo se encaixa direitinho, um problema técnico qualquer estraga tudo. Eu teria um ataque; mas Ricardo Waddington, que tem fama de ser terrível, diz apenas "Raiva. Raiva. Ódio. Ódio. Grrrrrrrrrrr." com voz de desenho animado.

Encontrar a velha locomotiva de 1909 em pleno funcionamento é arrepiante. O trabalho de restauração foi feito por quatro velhinhos que a produção encontrou em Guajará-Mirim, e que ainda se lembram do que faziam há décadas, quando cuidavam da sua manutenção. Sem querer, a Globo descobriu uma espécie de Buena Vista Social Club dos ferroviários.

* * *

Ana Paula Arósio, que é, indiscutivelmente, um dos bípedes mais lindos de se ver, fotografa tudo, o tempo todo. Sei o que é isso. Para nossa decepção, porém, com exceção de insetos, há pouquíssimos bichos na área do set, vizinha a uma pedreira. Na hora do almoço, alguém lhe traz uma linda lagarta azul de presente e ela fica no auge da felicidade. Pronto. Como não gostar de alguém que sabe apreciar devidamente uma lagarta azul?!

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Enquanto isso, Amora Mautner, minha amiga querida e uma das diretoras da minissérie, enfrenta um problema exótico. Tem que filmar uma cena de sucuri que já aconteceu -- sem a sucuri -- num lago escuro. A sucuri, no entanto, é empréstimo do zoológico e não pode sair da cidade. Como fazer com que a água de uma piscina adquira a mesma estranha tonalidade da água daquele lago?

Testes, testes e mais testes.

Solução: pinta-se o fundo de um certo tom de marrom e junta-se uma determinada quantidade de corante à água. Mistura-se bem, acrescenta-se sucuri a gosto e serve-se ao telespectador, que sequer desconfiará do trabalho que foi inserir a cobra na história.

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Juca de Oliveira está chocado com o desmatamento que tem visto ao longo dos últimos meses. Está igualmente revoltado com o que aconteceu com a Madeira-Mamoré, e acha que alguém tinha que ser responsabilizado por isso: como se assassina de forma tão perversa uma estrada de ferro e, de quebra, a auto-estima de toda uma região?

Concordo inteiramente. O sucateamento desta ferrovia teve requintes de crueldade que nós, do Rio de Janeiro, conhecemos bem. Aqui também o Palácio Monroe foi derrubado sem qualquer razão objetiva, exceto o capricho malsão de um general no poder. Juca pensa ainda no que se poderia fazer para chamar a atenção do país para o que acontece aqui. Há tantas queimadas que não se vê mais um céu claro em Rondônia; a floresta desaparece diante de nossos olhos, literalmente, vítima da cobiça de gente que não a entende nem respeita.

Rezo para que um bom espírito o ilumine, mostrando como chegar ao coração de quem não tem alma.


(O Globo, Segundo Caderno, 25.11.2004)

Mais uma coluna que os leitores do blog já conhecem...

24.11.04



Eu, hein...

A polícia fechou um bordel virtual exclusivo para estrangeiros que funcionava no Centro. O site não podia ser acessado do Brasil e, como em todos os estabelecimentos do gênero, as moças trabalhavam com webcams e salas de chat. O preço era salgadíssimo, U$ 5 por minuto, mas, em compensação, sexo mais seguro,impossível.

A notícia do Globo On Line não dá muitos detalhes, mas se elas eram maiores de idade, se estavam lá de livre e espontânea vontade e se consideravam justa a remuneração que recebiam dos patrões, qual é o crime?!

Oi Multimidia

Oi Multimidia

Catumbi

Oi Multimidia

Oi Multimidia

Botafogo

Oi Multimidia

Oi Multimidia

Ipanema

Oi Multimidia

Oi Multimidia

Copacabana



Música boa!
De graça!

Aviso da Laura:
Pausa para propaganda: hoje, quarta-feira, às 18h30, a Camerata Quantz (sob minha direção) vai tocar lá na Unirio, na Urca. É de graça. Venham, se puderem: o programa está bonito!




Um taxi perdido na selva

No último dia que passei em Porto Velho as gravações de "Mad Maria" foram interrompidas por volta das três, logo depois do almoço.

Chovia a cântaros.



Mais tarde, passando a chuva, se realizariam as primeiras tomadas noturnas. Para isso, uma equipe de técnicos trabalhara o dia inteiro, instalando toda a espécie de luzes e refletores na floresta.

Parece óbvio, e é, mas, para mim, observar aquilo foi uma revelação: não é que faz mesmo sentido deixar as noturnas para o fim das gravações? Imaginem só se, além de todos os problemas "normais", o pessoal ainda tivesse que se preocupar com os cabos e fios passando entre as árvores!

A primeira condução para o set deixaria o hotel às oito; a segunda, às dez.

Resolvi aproveitar o intervalo para dar uma volta de bicicleta.



Zanzei sem destino pelas ruas largas cheias de mangueiras, parando aqui e ali para brincar com gatinhos (há muitos gatos em Porto Velho), ver a vista do rio e admirar revoadas de pássaros se preparando para dormir.



Quando voltei para o hotel, todo mundo já tinha ido pro set. A tal leva das dez acabou não sendo necessária e lá estava eu, entregue à minha própria sorte. Um lado de mim queria tomar um bom banho e desabar na cama; o outro estava morrendo de curiosidade em relação às gravações noturnas.

Nem preciso dizer qual deles prevaleceu...

Havia um último taxi em frente ao hotel, com dois sujeitos ao lado. Pelo que entendi eram sócios no carro. Um sabia direitinho onde se realizavam as gravações, mas quem me levou foi o outro, depois de tomar a direção com o colega.

Já fiz várias corridas estranhas de taxi, mas esta foi, sem dúvida, a mais notável de todas. Uma estrada de terra batida e um escuro de bréu do lado de fora; um taximetro de alma nova-iorquina do lado de dentro, iluminando dois bípedes que não tinham noção do caminho.

Os telefones celulares não recebiam sinal; o rádio do taxi funcionava, mas não havia mais ninguém na escuta.

E a floresta, por toda a parte a floresta.

O set ficava a quinze quilômetros de Porto Velho; rodamos pelo menos uns quarenta. Ainda me lembro que, num determinado momento, me ocorreu que eu deveria estar apreensiva em relação àquilo; o motorista, pelo menos, não estava nada feliz. Mas achei a sensação de estar perdida num taxi em plena selva amazônica tão curiosa e original que só conseguia pensar nela.

Quando finalmente chegamos ao local das filmagens, metade da equipe já tinha voltado para o hotel; a outra metade estava correndo para as vans antes que as luzes fossem apagadas. Mal tive tempo de fazer duas míseras fotos; logo uma das produtoras me agarrou pelo braço e me carregou embora.



Eram duas da manhã. Em tese, as gravações iriam até às três, mas o trabalho rendeu tanto que acabou uma hora antes.

Fiquei muito frustrada de não ter visto nada -- mas, por outro lado, até o fim da vida vou me lembrar que, numa noite de novembro do ano de 2004, eu estava na Amazônia, dentro de um taxi que rodava perdido pela floresta.